LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi 11 Ultra enfrenta S21 Ultra, iPhone 12 Pro Max e Zenfone 8 | Comparativo de câmeras

06 de setembro de 2021 38

Depois de uma semana de votação finalmente chegou a hora de revelar qual foi o celular vencedor em nosso comparativo de câmeras envolvendo Galaxy S21 Ultra, Mi 11 Ultra, Zenfone 8 e iPhone 12 Pro Max. Será que os celulares da Asus e Xiaomi conseguem competir com os mais avançados da Samsung e Apple?

É bom lembrar que o nosso comparativo contou com participação do público e também da equipe do TudoCelular. Os votos foram às cegas, ou seja, ninguém sabia qual smartphone havia capturado cada foto para garantir, assim, o máximo de imparcialidade.

Especificações técnicas
Mi 11 Ultra Galaxy S21 Ultra iPhone 12 Pro Max Zenfone 8
Resolução 50 MP + 48 MP + 48 MP 108 MP + 10 MP + 10 MP + 12 MP 12 MP + 12 MP + 12 MP 64 MP + 12 MP
Abertura f/1.8 + f/3 + f/2.2 f/1.8 + f/4.9 / f/2.4 + f/2.2 f/1.6 + f/2.4 + f/2.2 f/1.8 + f/2.2
Tamanho do pixel 1/1.12 µm + 1/2.0 µm + 1/2.0 µm 1/1.33 µm + 1/3.24 µm + 1/3.24 µm + 1/2.55 µm 1.7 µm + 1.0 µm + 1.0 µm 1/1.73 µm + 1/2.55 µm
Câmera frontal 20 MP, f/2.2 40 MP, f/2.2 12 MP, f/2.2 12 MP, f/2.5

As fotos foram capturadas com os smartphones utilizando modo automático, exceto pela cena em HDR (onde o HDR foi ativado manualmente caso isso não acontecesse no automático) e modo noturno. Todas em resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. A votação pode ser conferida com um clique aqui.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

78.1 x 160.8 x 7.4 mm
6.7 polegadas - 2778x1284 px
68.5 x 148 x 8.9 mm
5.9 polegadas - 2400x1080 px
75.6 x 165.1 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3200x1440 px
74.6 x 164.3 x 8.38 mm
6.81 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados mais abaixo são fruto da seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Foto 1 - Modo retrato

Em nossa primeira captura levamos a bela modelo Nah Monstans para tirar uma foto com o fundo desfocado. Atualmente todo mundo busca celulares que tenham um efeito retrato para se destacar dos cenários. Neste ponto tivemos uma boa disputa entre Apple e Samsung, mas o iPhone deixou a nossa modelo com tom artificial. Em termos de cores, o Mi 11 Ultra foi o que mais chegou perto da realidade, porém tem um efeito desfoque fraco. O Zenfone fica em último por ter o pior modo retrato dos quatro.

Foto 2 - Selfie retrato

E selfie retrato? Aqui a escolha fica mais difícil. O iPhone e o Galaxy quase empataram em nossa votação. Os dois registram mais detalhes da pele e cabelos, enquanto o Zenfone e Mi 11 Ultra suavizam demais a imagem para esconder imperfeições. A diferença é que o iPhone gera um desfoque mais profissional, mas por outro dá um tom bronzeado nada natural. Como isso pode ser mais facilmente corrigido na edição, então ele acaba levando nossa vitória.

Foto 3 - HDR

Nem todo celular consegue compensar bem a diferença entre áreas claras e escuras de um cenário. É nessa hora que ter um bom algoritmo de HDR é importante e aqui é o Zenfone 8 que faz o melhor trabalho. Ele não apenas ajuda a recuperar detalhes das sombras, como conseguiu fazer um melhor balanço entre brilho e cores. O da Xiaomi registrou foto mais escura, mas ainda teve resultado mais equilibrado que o Galaxy. Enquanto o iPhone fica em último com a pior foto.

Foto 4 - Macro

Celulares com câmera macro é algo bastante comum atualmente, mas ainda é raro ver este tipo de câmera em aparelhos avançados. Nenhum dos quatros modelos do nosso comparativo possui uma câmera dedicada para macros, então tivemos que usar a principal para isso. E qual registrou a foto mais nítida? O S21 Ultra foi o melhor, apesar de não desfocar o fundo como os demais. Já se você curte o efeito desfoque para dar mais destaque à sua macro, então o Zenfone 8 seria o melhor neste aspecto.

Foto 5 - Zoom 5x

Precisa fotografar de longe? É nessa hora que ter um sistema avançado de zoom óptico faz diferença e neste ponto o Galaxy S21 Ultra vence de lavada seus concorrentes com a imagem mais nítida com zoom de 5x. Como o iPhone e o Zenfone não possuem um zoom tão longo, eles acabaram ficando para trás neste comparativo, deixando a medalha de prata para o Mi 11 Ultra que perde para o da Samsung nos detalhes do cenário.

Foto 6 - Detalhes distantes

E quando os detalhes distantes são importantes, mas sem a necessidade de usar zoom para ter um enquadramento muito fechado? Mais uma vez é o Galaxy que registra a melhor foto no geral. Tanto em detalhes, cores e contraste está tudo bem equilibrado. O Zenfone 8 e o Mi 11 Ultra brigam entre si com a diferença entre a tonalidade das fotos, mas a maioria acabou escolhendo o da Asus. Por fim, temos o iPhone com contraste pesado e cores muito frias.

Foto 7 - Ultra-wide

Curte fotografar cenários amplos de belas paisagens? É importante ter uma câmera ultra-wide de qualidade e neste ponto a Samsung sempre se destacou, mas a concorrência vem correndo atrás. O melhor do nosso comparativo foi o Mi 11 Ultra em cores e detalhes da vegetação. Em segundo vem o Zenfone 8 com campo mais fechado e contraste inferior, mas ainda supera o iPhone com folga.

Foto 8 - Macro em contraste

Em mais uma disputa de macro vemos que nem sempre é o Galaxy S21 Ultra que registra a melhor foto de perto. Mais uma vez, ele foi o único que não desfocou o fundo, mas pegou menos detalhes da flor que o Zenfone 8, que acaba levando a medalha de ouro neste comparativo. O iPhone apresentou nitidez inferior, enquanto o Mi 11 Ultra as cores mais artificiais. Como isso pode ser arrumado facilmente na edição, o da Xiaomi fica com a segunda colocação.

Foto 9 - Contraste

Nem todo celular consegue acertar o contraste ao fotografar. Ao exceder no controle das cores temos detalhes destruídos especialmente em locais mais escuros. O Zenfone 8 foi o que registrou a foto com melhor equilíbrio entre luz, cores e contraste. O iPhone ficou mais apagado, mas acertou mais na nitidez que o Mi 11 Ultra. O Galaxy S21 Ultra normalmente manda bem neste tipo de foto, mas ele foi o que apresentou a imagem mais escura.

Foto 10 - Selfie simples diurna

Seguindo em frente, já deu para ter uma boa noção do que cada celular consegue entregar com as câmeras traseiras. Mas e as selfies? Desta vez desativamos o modo retrato para evitar o máximo de processamento. O Galaxy S21 Ultra e o iPhone 12 Pro Max foram os que registraram as fotos mais nítidas, com o da Samsung apresentando cores mais naturais. O Zenfone 8 capturou foto mais natural comparado ao Mi 11 Ultra que abusa de efeito embelezador. Lembrando que nesse cenário foi utilizado o conjunto traseiro do Xiaomi com ajuda da telinha traseira, mas que infelizmente não funciona para modo retrato ou vídeo.

Foto 11 - Selfie simples noturna

Selfies noturnas é o forte da Xiaomi. O Mi 11 Ultra registrou a foto mais nítida e com menos ruídos graças ao uso do conjunto traseiro aliado com a pequena tela na traseira. O Galaxy S21 Ultra registrou foto mais clara, o que pode acabar agradando muitos, mas quando você amplia verá as falhas nas selfies. O iPhone ficou empatado na votação por seguir o caminho contrário: registrou foto mais escura para não apresentar perda de qualidade. Por fim, temos o Zenfone 8 com a pior selfie do grupo. É nessas horas que a câmera Flip faz falta.

Foto 12 - Modo noturno

Fotografar à noite é um grande desafio mesmo para os celulares mais caros. Não adianta ser bom de foto se tudo sai muito escuro. É aqui que ter um modo noturno eficiente é fundamental e temos duas situações distintas neste comparativo. O iPhone foi o mais votado por exibir cores mais vívidas, enquanto o Mi 11 Ultra fica em segundo por ter a foto mais clara. O que você prefere? O Galaxy fica em terceiro, deixando o Zenfone com a foto com as piores cores.

Foto 13 - Modo retrato noturno

O modo retrato nem sempre faz um bom trabalho em locais mais escuros. Ao tentar desfocar o fundo de fotos é normal que o cenário saia mais escuro do que deveria e foi isso o que aconteceu com as fotos capturadas pelo Zenfone e Galaxy. O Mi 11 Ultra quase leva a melhor neste comparativo por ter a foto mais clara, mas foi o que mais sofreu com ruídos. Com isso, o iPhone vence mais uma ao ter a imagem mais equilibrada.

Foto 14 - Selfie retrato noturno

E selfie com modo retrato à noite? Este também é o tipo de situação que faz muita câmera avançada sofrer. O Galaxy S21 Ultra é o que traz o melhor sensor frontal e foi o que capturou a melhor selfie em cor, brilho e nitidez. Em segundo vem o Mi 11 Ultra, que apesar de pecar na nitidez ainda acertou no brilho e cores. O iPhone segue em terceiro com o pior brilho, mas com melhores cores que o Zenfone 8.

Foto 15 - Cenário noturno

E para encerrar o nosso comparativo de fotos, mais uma captura de cenário noturno. O iPhone fecha a última disputa com mais uma medalha de ouro por acertar em cores, detalhes e contraste. O Galaxy S21 Ultra fica em segundo com imagem um pouco mais escura, porém ainda com ótima qualidade. O Mi 11 Ultra passa a impressão inicial que se saiu bem, mas ao ampliar vemos mais falhas que no rival da Samsung, enquanto o Zenfone 8 perdeu mais nitidez.

Resultado das fotos

Na primeira parte do nosso comparativo vimos uma boa disputa com cada aparelho se destacando em determinadas situações. O Galaxy S21 Ultra foi o mais equilibrado não apenas por vencer em várias disputas, mas por raramente ficar muito abaixo dos rivais. O iPhone 12 Pro Max quase empatou com o rival da Xiaomi, mas ainda leva a segunda colocação, deixando o Zenfone 8 em último em nosso comparativo.

Ordem dos mais votados

  1. Samsung Galaxy S21 Ultra: 28,2% dos votos
  2. Apple iPhone 12 Pro Max: 25,3% dos votos
  3. Xiaomi Mi 11 Ultra: 24% dos votos
  4. Asus Zenfone 8: 22,5% dos votos
Vídeos

Quem leva a melhor em vídeos? O iPhone é o único que não grava vídeos em 8K com a traseira, enquanto o Mi 12 Ultra é o único que não grava vídeos em 4K com a frontal. Gravar em 8K pode não importar para muita gente, já que nem todo mundo tem uma TV com esta resolução e os arquivos devoram muita memória do celular.

Comparando todos gravando vídeos em 4K podemos concluir que o iPhone tem a imagem mais clara e o foco mais ágil. Todos apresentam eficiente sistema de estabilização para redução de tremidos, porém o S21 Ultra apresenta pequenas falhas na fluidez. O Mi 11 Ultra foi o mais fraco na gravação e também ficou meio perdido no foco. O Zenfone 8 apresenta a melhor captura de áudio com nitidez e graves superiores aos demais.

Em filmagens noturnas é o Zenfone 8 que leva a melhor com o vídeo mais claro e nítido. O iPhone apresenta imagem granulada devido ao excesso de ruídos, mas ainda captura mais detalhes do que está distante comparado ao da Xiaomi e Samsung. Por outro lado, o Galaxy tem o zoom mais avançado e pode ser útil em algumas situações.

Os quatro capturam bons vídeos com a frontal, com o Mi 11 Ultra entregando a imagem mais suavizada e o pior alcance dinâmico, mas nada que atrapalhe muito o resultado. O problema fica ao gravar em locais escuros. O Zenfone 8 é o que mais sofre com excesso de ruídos a ponto de arruinar a filmagem. O Mi 11 Ultra também sofreu com ruídos, mas ainda conseguiu gravar com boa nitidez. O S21 Ultra foi o mais claro na filmagem noturna e registrou imagem mais limpa que o iPhone.

Conclusão

Ficou claro que as câmeras do Galaxy S21 Ultra melhoraram depois de várias atualizações de software e tivemos resultados mais equilibrados que em comparativos anteriores. Ele pode não superar os demais em todos os pontos, mas não vai te deixar na mão. O iPhone vem logo atrás e apesar de ter a sua mania de deixar tudo amarelado, ainda consegue dar trabalho para lançamentos mais recentes.

O Mi 11 Ultra se destaca em fotos, mas poderia ser melhor em vídeos. O Zenfone 8 é o oposto e manda bem em filmagens, exceto com a frontal em locais escuros, e faz a melhor captura de áudio. Isso não quer dizer que o da Asus seja ruim para fotos, mas ele tem um conjunto mais limitado que os demais.

(atualizado em 25 de setembro de 2021, às 09:02)

38

Comentários

Mi 11 Ultra enfrenta S21 Ultra, iPhone 12 Pro Max e Zenfone 8 | Comparativo de câmeras
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas