LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S23 Ultra vs ROG Phone 6: top comum vale mais que celular gamer? | Comparativo

18 de março de 2023 23

O Galaxy S23 Ultra foi lançado como o top de linha mais recente da Samsung, com foco em melhorar uma série de atributos. Um deles é a parte de jogos. Do outro lado, está o ROG Phone 6, como o mais recente smartphone gamer da ASUS.

Será que compensa mais comprar um flagship comum ou um celular próprio para jogos? O TudoCelular te conta a resposta agora, neste Comparativo.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Samsung Galaxy S23 Ultra

As fabricantes não economizaram na construção e colocaram um corpo de alumínio e traseira de vidro, coberto com Gorilla Glass. Só que a nova versão Victus 2 do Galaxy supera a terceira geração do ROG. Ele também tem as dimensões mais compactas e o peso mais leve da dupla.

A aparência no geral do S23 Ultra não muda muito em relação ao que já era conhecido. Falamos especialmente das câmeras posicionadas sem um módulo na tampa e do notch em forma de furo. Já o ROG 6 insere os sensores na horizontal, em um bloco repaginado e mais moderno, sem falar no logo em LED RGB e na frente sem qualquer entalhe.

ROG Phone 6

Os dois trazem leitor biométrico sob a tela, mas o coreano ainda tem certificação IP68, que protege contra poeira e água, enquanto o IPx4 do taiwanês apenas garante resistência contra respingos. A ASUS responde com a presença de botões ultrassônicos na borda direita, para servir como gatilhos em jogos. Sem falar na segunda porta USB-C, para ligar os acessórios do celular ou facilitar o carregamento.

Nenhum deles traz qualquer slot para expansão de armazenamento. Ao menos, o Wi-Fi de sexta geração e a tecnologia NFC estão garantidos neles. Já o Bluetooth 5.3 usado pela Samsung é superior à versão 5.2 do rival.

O Galaxy tem o corpo mais resistente, compacto e leve. Só que o ROG fornece mais recursos interessantes para os gamers. Por isso, abrimos o duelo com um ponto para cada.

Melhor construção

Ambos

Melhor proteção contra arranhões

Galaxy S23 Ultra

Visual mais moderno

ROG Phone 6

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Nenhum

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência?

Galaxy S23 Ultra

Qual é mais fino e leve?

Galaxy S23 Ultra

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Galaxy S23 Ultra

Gatilhos ultrassônicos

ROG Phone 6

Segunda porta USB-C

ROG Phone 6

78.1 x 163.4 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3088x1440 px
77 x 173 x 10.4 mm
6.78 polegadas - 2448x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Os dispositivos aqui contêm uma tela com praticamente o mesmo tamanho de 6,8 polegadas e suportam a tecnologia HDR10+, para melhorar a qualidade de streamings compatíveis. O painel do S23 Ultra foca no seu nível de brilho um pouco superior e na resolução Quad HD+, contra uma Full HD+ do ROG 6, que reproduz mais cores que o concorrente.

A Samsung repete a proteção Gorilla Glass Victus 2 da traseira na frente. Já a ASUS coloca sobre o display a primeira geração da série Victus. De toda a forma, proteção contra arranhões não será o problema.

Até aqui, os benefícios da coreana não são tão diferentes. Mas a taiwanesa compensa com duas características que mais importam para os gamers. Estamos falando da taxa de atualização de 165 Hz, para maior fluidez que a de 120 Hz do rival, além do sensor de toque que responde a 720 Hz, com foco em reduzir a latência dos jogos.

As vantagens do celular gamer pesam mais neste quesito e dão o ponto para o ROG Phone 6.

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor brilho de tela

Galaxy S23 Ultra

Mais cores

ROG Phone 6

Melhor resolução de tela

Galaxy S23 Ultra

Tela maior

Galaxy S23 Ultra

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy S23 Ultra

Tela de Hz elevada?

ROG Phone 6

Sensor de toque mais rápido

ROG Phone 6

Tem proteção contra arranhões?

Ambos

Qualidade geral da tela

ROG Phone 6

Som


Na parte de áudio, ambos os aparelhos fornecem um sistema estéreo composto por duas saídas de som. A diferença é que o ROG 6 vem com os dois alto-falantes posicionados na frente, o que permite uma maior imersão que a configuração do S23 Ultra.

Os smartphones entregam um som bastante potente que não distorce no volume máximo, além do grande equilíbrio entre graves, médios e agudos, com as frequências baixas um pouco mais caprichadas no taiwanês. A ASUS também oferece amplificadores dedicados e otimizados pela sueca Dirac, para uma personalização maior que o conjunto assinado pela AKG da Samsung.

Mesmo que as empresas não mandem mais um fone de ouvido na embalagem, a taiwanesa ainda coloca um conector físico para plugar qualquer acessório compatível.

Este é um ponto fácil para o ROG.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

ROG Phone 6

Maior equilíbrio de frequências

ROG Phone 6

Potência sonora

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


O Galaxy já sai da caixa com o Android 13 nativo, enquanto o ROG ainda vem com a versão 12 do “robozinho” pré-instalada. Além de o modelo gamer traz um software mais antigo, ainda não chega na longa vida útil prometida pela Samsung.

Pelo menos, eles não decepcionam em relação à rede móvel, pela presença de suporte ao 5G na dupla. Fluidez também não será um problema nestes sistemas, graças às altas taxas de atualização das telas deles.

Passando para os recursos, o S23 Ultra oferece desde os já conhecidos atalhos do Tela Edge, até os mais avançados, como o DeX, que transforma o celular em um PC portátil. Sem falar na S Pen, a caneta que traz uma série de recursos adicionais.

Do outro lado, o ROG também traz atalhos em um menu lateral, além de poder customizar o LED na traseira, gerenciar todo o hardware para jogos com o Game Genie e configurar cada título individualmente pelo Armoury Crate.

Com recursos avançados na dupla, a longevidade da coreana acaba desempatando para o S23 Ultra.

Sistema bem atualizado?

Galaxy S23 Ultra

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy S23 Ultra

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Samsung Galaxy S23 Ultra
ROG Phone 6

O Galaxy vem equipado com a plataforma Snapdragon 8 Gen 2, em uma versão modificada especialmente para a Samsung. Já o ROG contém o Snapdragon 8 Plus Gen 1. Como eles se comportam em desempenho? Vimos nos nossos testes que o S23 Ultra é o mais rápido da dupla, com uma diferença de quase sete segundos.

Os benchmarks confirmam o favoritismo do coreano, com pontuações maiores para ele no AnTuTu e nos indicadores do Geekbench. Os dois rodam os games com qualidade máxima e o máximo de fluidez possível no geral, com uma vantagem para a ASUS pela latência inferior.

A Samsung marca pelo multitarefas superior.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy S23 Ultra

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

ROG Phone 6

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy S23 Ultra

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy S23 Ultra

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy S23 Ultra

Qual tem mais armazenamento?

Galaxy S23 Ultra

Bateria
Samsung Galaxy S23 Ultra
ROG Phone 6

A coreana manteve uma bateria de 5.000 mAh no seu flagship, contra uma de 6.000 mAh de capacidade no modelo gamer da taiwanesa. Os nossos testes padronizados mostraram mais de 30 horas para cada um. Só que o ROG ainda passa das 31 horas e se tornou o melhor top de linha em autonomia já testado aqui no TudoCelular até o momento.

Quando vamos para a recarga, o adaptador de 65 W da ASUS faz o aparelho chegar nos 100% em 46 minutos. Já o de 25 W enviado pela Samsung leva pouco mais de uma hora para completar o processo.

Ponto para o ROG Phone mais uma vez.

Qual tem mais bateria?

ROG Phone 6

Qual recarrega mais rápido?

ROG Phone 6

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

ROG Phone 6

Tem carregamento sem fio?

Galaxy S23 Ultra

Câmera

O S23 Ultra vem com quatro câmeras traseiras, enquanto o ROG 6 possui um conjunto triplo. A ASUS pode até ter melhorado os resultados com o sensor principal de 50 MP desta geração, mas o de 200 MP usado pela Samsung acerta mais nos detalhes e na qualidade das texturas. À noite, o Galaxy também consegue tirar fotos com maior nitidez que o rival.

A ultrawide do coreano tem um controle de ruído e uma correção de distorção que funcionam melhor do que o taiwanês. Além de vir com foco automático, para macros melhores que a lente dedicada do concorrente. Para completar, o S23 Ultra ainda vem com sua dupla de câmeras telefoto, para imagens com zoom sem tanta perda de qualidade.

Desta vez, é um ponto fácil para a Samsung.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S23 Ultra

Melhores fotos de dia

Galaxy S23 Ultra

Melhores fotos noturnas

Galaxy S23 Ultra

Conjunto mais versátil

Galaxy S23 Ultra

Melhor ultrawide

Galaxy S23 Ultra

Melhor teleobjetiva

Galaxy S22 Ultra

Melhor macro

Galaxy S23 Ultra (via ultrawide)

Melhor profundidade

Galaxy S23 Ultra

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S23 Ultra

Estes dispositivos são compatíveis com vídeos em 8K, porém somente o Galaxy chega a 30 fps nessa resolução. Já em 4K, ambos suportam até 60 fps. A qualidade do S23 Ultra agrada mais que o ROG, tanto nas gravações durante o dia quanto à noite. A Samsung ainda acerta mais na estabilização óptica e no foco mais ágil que o rival. Pelo menos, a captura de áudio estéreo é satisfatória neles.

Mais um ponto para o coreano.

Possui estabilização óptica?

Galaxy S23 Ultra

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Galaxy S23 Ultra

Grava em 8K a 30 fps?

Galaxy S23 Ultra

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy S23 Ultra

Fotos tiradas com o ROG Phone 6

A câmera frontal da dupla tem uma resolução de 12 megapixels. Apesar disso, você terá mais detalhes nas selfies do Galaxy durante o dia, além de registros mais claros e com melhores cores à noite. O coreano também é o único da dupla a filmar de frente em 4K.

A Samsung anota outro ponto.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy S23 Ultra

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy S23 Ultra

Melhor selfie

Galaxy S23 Ultra

Preço

Estes aparelhos chegaram de maneira oficial ao varejo brasileiro. O Galaxy S23 Ultra foi lançado por R$ 9.500 no país, bem mais caro que o preço sugerido de R$ 7.000 do ROG Phone 6. No mercado atual, o cenário continua mais favorável para a ASUS, com um valor de R$ 4.500. Do outro lado, o modelo da Samsung ainda é encontrado acima dos R$ 6 mil.

Desta forma, a taiwanesa leva o ponto final do duelo.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

ROG Phone 6

Qual tem menor custo atual?

ROG Phone 6

9.2 Hardware
6.6 Custo Benefício

Samsung Galaxy S23 Ultra

Comparar Aviso de preço
8.6 Hardware
6.3 Custo Benefício

Asus ROG Phone 6

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O embate entre estes celulares avançados mostrou um grande equilíbrio entre eles. O Galaxy é o mais indicado para quem deseja um corpo mais resistente, compacto e leve, além de um desempenho multitarefas mais rápido. Ele também entrega um conjunto de câmeras superior e um sistema com maior longevidade.

Do outro lado, o ROG Phone 6 acerta em recursos para jogos no seu design com gatilhos e LEDs, no som de maior qualidade, na tela mais fluida e com sensor de toque rápido, fora a bateria com autonomia campeã da categoria, sem comprometer o tempo de recarga.

No geral, o modelo da ASUS se mostrou mais preparado para atender aos gamers mais exigentes, mesmo atrás no placar, e sem machucar tanto o bolso do consumidor. Já se você gosta de jogar, mas não deseja abrir mão de outras características, o S23 Ultra certamente não vai te decepcionar.

RESULTADO

Samsung Galaxy S23 Ultra: 6 PONTOS

  • Design mais resistente, compacto e leve
  • Sistema com maior longevidade
  • Desempenho multitarefas mais rápido
  • Câmeras traseiras com fotos melhores e mais versáteis
  • Vídeos com estabilização óptica e foco mais ágil
  • Câmera frontal com selfies mais nítidas e filmagens em 4K

ROG Phone 6: 5 PONTOS

  • Design com gatilhos, LEDs e segundo USB-C
  • Tela com maior fluidez e sensor de toque mais rápido
  • Som de maior qualidade
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Menor preço no mercado brasileiro atual

Você prefere comprar o Galaxy, ou acha o ROG um negócio melhor? Conte para a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 19 de abril de 2024, às 20:40)

23

Comentários

Galaxy S23 Ultra vs ROG Phone 6: top comum vale mais que celular gamer? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista