LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ROG Ally: ASUS lança novo firmware para corrigir superaquecimento de microSD

04 de julho de 2023 7

Atualização (04/07/2023) - RS

O console portátil ROG Ally da ASUS recebeu uma nova atualização de firmware para solucionar outro problema relatado por usuários. Segundo as reclamações, o dispositivo estava danificando cartões microSD devido ao superaquecimento. Portanto, o update vira controlar a temperatura do aparelho.

A razão para esse tipo de problema estar acontecendo se deve ao fato da entrada para os cartões se localizar próxima à saída de ar do console. Dessa forma, a região costuma ficar bem quente, principalmente quando o produto fica sob condições mais intensas de uso.

Os usuários que passaram por esse problema relataram que a situação acontece mesmo quando o ROG Ally está em outros modos de utilização além do Turbo, que em teoria é o que exige mais do dispositivo. Com isso, os cartões param de responder de uma hora para outra.

Apesar disso, os cartões microSD continuam funcionando normalmente quando conectados a outros aparelhos, como PCs com Windows. Entretanto, os arquivos dentro do item não podem mais ser acessados. Então, o novo firmware disponibilizado pela ASUS visa amenizar esse problema com os produtos.

Para isso, o console portátil passa a girar suas ventoinhas com maior velocidade. No entanto, é possível que essa ação faça com que o dispositivo emita mais ruído durante o seu funcionamento. Seja como for, essa é tratada ainda como uma solução temporária e o recomendável é que os donos de ROG Ally evitem situações que exijam muita performance do aparelho.

Fica a expectativa para que a atualização não piore o desempenho do produto, como aconteceu anteriormente. Por fim, confira o teste de resistência que o console passou, bem como a desmontagem que mostrou os seus componentes internos modulares.

Atualização (20/06/2023) - RS

A atualização de firmware que foi disponibilizada para o ROG Ally da ASUS não cumpriu a promessa da marca. Como você já deve saber, o update que traz a BIOS 319 para o console portátil tinha como objetivo melhorar o seu desempenho em TDPs de menor valor, além de aumentar o tempo de autonomia.

O que se vê, no entanto, é o oposto, com o dispositivo sofrendo uma queda na performance em comparação com as versões anteriores. Essa informação vem dos youtubers The Phawx e Hothardware, que fizeram testes e exibiram os resultados com números piores.

Dito isso, o novo update não apenas deixou de melhorar o desempenho com TDP de 9W, como também piorou a performance do modelo em 15W e 25W. A razão disso pode ser devido à redução nas frequências de operação da CPU AMD que equipa o dispositivo.

A própria ASUS, por sua vez, já informou que uma correção para esse problema está em desenvolvimento, além de afirmar que os usuários podem pular esse update mais recente. Quem já atualizou o aparelho pode optar pelo downgrade por meio do ASUS EZ Flash, apesar de ser algo que nem todo mundo sabe fazer.


O ROG Ally começou a ser vendido recentemente com direito a três meses de Xbox Game Pass Ultimate. Entre os destaques, vale citar a tela de 7 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz, além do chip AMD Ryzen Z1 Extreme, suporte a Wi-Fi 6E, 16GB de RAM e armazenamento interno de 512GB.

Matéria Original (01/06/2023)

A ASUS disponibilizou um novo firmware para o ROG Ally que melhorou a autonomia do dispositivo. Pelo menos, é o que afirma o diretor de marketing da empresa, Galip Fu, em entrevista para o portal The Verge. De acordo com ele, a empresa vai atuar sempre ouvindo a comunidade:

Toda a equipe está envolvida em todas as discussões da comunidade em todos os diferentes subreddits, todos os principais fóruns, grupos do Facebook, Discord, grupos do WhatsApp. Estamos tentando saber o que o usuário final e os fãs pensam. [...] Somos todos grandes fãs da Valve e também do Steam Deck porque eles são o centro da indústria de jogos para PC, estamos tentando acompanhar todos os apoiadores que temos do ROG Ally: não os decepcionaremos .


Segundo Fu, o dispositivo da ASUS está com autonomia entre 10% a 20% maior em comparação com as versões prévias do console portátil que chegaram para revisão da imprensa. Vale lembrar que o update também trouxe ao dispositivo melhorias de desempenho em jogos com TDP mais baixo.

O diretor de marketing da empresa ainda afirmou que a equipe passou muito tempo analisando os problemas e buscando soluções. Nesse sentido, houve um foco maior em quesitos como a performance do modelo em 15 e 30 watts. Por outro lado, faltou um cuidado maior em verificar o consumo em potências mais baixas.

Com o novo firmware, entretanto, isso parece ter mudado e de acordo com Fu, o usuário ganha a opção até de desativar alguns núcleos do Ryzen Z1 em troca de obter melhor desempenho de bateria, apesar da possibilidade dessa função reduzir o desempenho em jogos.

Seja como for, o ROG Ally tem lançamento previsto para o dia 13 de junho e por enquanto, está na fase de pré-venda. Por fim, o jogo Ratchet e Clank: Em uma Outra Dimensão é um dos títulos que terá otimização para o portátil e também para o Steam Deck.


7

Comentários

ROG Ally: ASUS lança novo firmware para corrigir superaquecimento de microSD
  • Parece que ainda precisa de ajustes de software

      • coragem comprar essa porcaria.

          • Quais perfeito esse vídeo game portável tinha que ter um bateria que dura no mínimo 3 hora de jogatina ae sim será top

              • Acre news

                  • Ainda continuarei no deck, o sistema cada cada vez melhor

                      • Espero que o projeto da comunidade de TDP automático seja levado pela ASUS e AMD em conjunto pois em testes de usuários ele melhorou absurdamente o desempenho em 720p mantendo como exemplo, jogos a 60fps 18w que antes consumiam 25/30w mantendo tudo de configs iguais.

                        Acredito que se tivesse o Ryzen IA no Z1 EXTREME e AMD treinasse a IA, teríamos uma performance atrelada a games de uma forma MUITO superior, quem sabe no ganho de 30/40% mais otimização. Esperando o Z2 usar os 4 núcleos de performance e 4 de eficiência. Creio que terá um balanço muito mais otimizado no desempenho e na bateria. Quem sabe ao menos o mínimo de 55mAh no próximo "console". Mas acho que só daqui 2 anos.

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Windows

                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                        Economia e mercado

                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista