Asus 21 Set
Um comparativo entre as diferentes versões do ROG Ally com chips Ryzen Z1 Extreme e Z1 foi revelado dá uma breve noção de como está o desempenho da versão mais modesta do console portátil. Para quem não sabe, o dispositivo lançado pela ASUS há alguns meses ganhou uma variante menos poderosa.
Dito isso, fica a curiosidade para saber o quanto de performance se perde ao sair do modelo com mais poder de fogo para o modelo base. Vale lembrar que o Ryzen Z1 vem com algumas semelhanças, como a implementação da arquitetura Zen 4 e os gráficos RDNA 3, além do suporte ao FSR.
Mas, essa variante do chip vem com seis núcleos e 12 threads, bem como 4 unidades computacionais para gráficos. O modelo mais forte da APU da AMD, por sua vez, vem com oito núcleos, 16 threads e um total de 12 unidades computacionais, o que gera uma boa diferença de números.
Em jogos, o Ryzen Z1 Extreme se mostra 42% mais rápido se levarmos em conta os testes com jogos na resolução 1080p. Agora, na resolução 720p, a vantagem cai para 34% para o chip mais robusto do console portátil. Os títulos testados incluem:
- Elden Ring
- FIFA 23
- Red Dead Redemption 2
- Cyberpunk 2077
- Call of Duty: Modern Warfare II
- Forza Horizon 5
- Diablo IV
Como é de se esperar, a distância entre o desempenho dos dois chips ficou menor na resolução 720p e mesmo com o Z1 ficando atrás, ainda parece ser um chip capaz de rodar jogos com qualidade satisfatória sem consumir tanta energia, o que pode gerar mais tempo de jogatina.
O modelo com o chip mais modesto ainda vem com as mesmas características da primeira variante lançada, como a tela de resolução Full HD e suporte a taxa de atualização de 120 Hz. Além disso, há novas adições como mais opções de configuração e possibilidades de ajustar mais o nível de performance ao alocar mais memória para os gráficos integrados.
Sobre o ROG Ally: confira o que a última atualização recebida pelo console trouxe de novidades.
Comentários