Asus 14 Mar
A ASUS assumiu a produção de computadores em miniatura da Intel em 2023, e seu primeiro modelo acaba de ser anunciado. Nesta segunda-feira (18), a fabricante taiwanesa apresentou o ROG NUC, um desktop gamer compacto de alto desempenho que promete atrair os fãs de mini PC, mas cobrando um preço alto por seu hardware potente.
O ROG NUC é equipado com o processador Core Ultra 9 185H da Intel. Estamos falando do modelo mais poderoso da família “Meteor Lake”, que abrange os chips de última geração da marca para dispositivos portáteis com consumo reduzido. A CPU tem 16 núcleos e 22 threads funcionando com clock de 5,1 GHz e TDP de 45 W, configurável até 65 W.
Embora o processador tenha sua GPU integrada Arc Xe-LPG com 8 núcleos Xe, a ASUS fez questão de equipar o desktop compacto com uma placa de vídeo dedicada, a NVIDIA GeForce RTX 4070 Mobile, que é originalmente projetada para notebooks. A potência gráfica dessa GPU é de 115 W, mas pode alcançar 140 W com Dynamic Boost.
O desktop pode ser encontrado no varejo internacional com opção de 32 GB de RAM DDR5-5600 (dois módulos de 16 GB) e SSD de 1 TB. Outras especificações incluem suporte para Bluetooth 5.3, Wi-Fi 6E, porta Ethernet e uma variedade de portas USB-A e USB-C com até Thunderbolt 4, além de portas HDMI e DisplayPort 1.4a.
O ROG NUC é apresentado como um “sucessor” do NUC Extreme, a linha de desktops compactos descontinuada pela Intel. A gigante de hardware abandonou seus investimentos na linha para focar em outras áreas com maior demanda na indústria de tecnologia, como a Inteligência Artificial, e transferiu a pesquisa e desenvolvimento aos seus parceiros.
O ASUS ROG NUC está disponível em pré-venda em lojas varejistas internacionais. O modelo pode ser encomendado pelo preço agressivo de € 2.499 (cerca de R$ 13 mil). As entregas devem iniciar após seu início de estoque em 10 de abril.
O site oficial da ASUS ROG indica que também há preparativos para o lançamento de uma versão equipada com Intel Core Ultra 7 155H e NVIDIA GeForce RTX 4060, que deverá ser mais acessível, porém não há previsão de lançamento para esse modelo.
Comentários