LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon X Elite com pasta térmica de metal líquido tem resultados decepcionantes

04 de julho de 2024 6

Recentemente, o analista High Tech Point deu seu parecer sobre o Vivobook S15 com Copilot Plus da Asus, equipado com processador Snapdragon X Elite. O analista ficou estarrecido com o desempenho térmico do notebook, que apresentou altas temperaturas de CPU e uma superfície quente até mesmo com uso leve.

Visando uma forma de tentar contornar esse comportamento, o analista substituiu a pasta térmica padrão do notebook pelo metal líquido para ver se um material com mais eficiência térmica iria ajudar, mas isso acabou sendo ainda mais decepcionante.

A pasta térmica de metal líquido é conhecida por sua alta condutividade térmica, que teoricamente deveria melhorar significativamente o resfriamento das CPUs.

Infelizmente, o High Tech Point descobriu que a aplicação de metal líquido não trouxe grandes melhorias para o desempenho e temperaturas de seu notebook com Snapdragon X Elite. Nos testes do Cinebench, a aplicação de pasta térmica padrão rendeu uma pontuação multithread de 10.962 pontos, enquanto a aplicação de metal líquido rendeu uma melhoria de 3%, somando 11.344 pontos.

Os resultados térmicos foram praticamente os mesmos. A temperatura máxima do Snapdragon X Elite caiu dois graus com a aplicação de metal líquido, passando de uma temperatura máxima de 88 graus Celsius em dois sensores de CPU para 86 graus Celsius.

Foto: reprodução

Apesar de suas excelentes características térmicas, o metal líquido não faz milagres para resolver todos os problemas térmicos de uma só vez. Um atributo dos processadores modernos que ajuda a evitar que modificações de resfriamento reduzam as temperaturas é como a maioria das CPUs modernas aumenta a velocidade do clock; geralmente, quando há sobra de tensão, térmica e energia, uma CPU aumenta a velocidade do clock, maximizando o desempenho sempre que possível. É por isso que as temperaturas diminuíram apenas dois graus enquanto o desempenho aumentou (embora apenas 3%).

Por outro lado, isso mostra que os dispositivos estão operando em sua capacidade máxima, mesmo com as temperaturas mais altas.

Um bom condutor térmico deve ser acompanhado de uma boa solução de resfriamento para melhorar as temperaturas. A Asus priorizou a leveza e espessura no Vivobook S15, optando por uma solução de refrigeração bem compacta. Esta solução ainda fornecerá temperaturas de superfície adequadas, mantendo a CPU resfriada o suficiente para fornecer um bom desempenho.

De qualquer forma, vale lembrar que o dispositivo acabou de ser lançado, então é possível que ele receba atualizações de firmware que irão melhorar a eficiência térmica no futuro.


6

Comentários

Snapdragon X Elite com pasta térmica de metal líquido tem resultados decepcionantes
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos