» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
2.551

Asus ZenFone 5Z

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Unboxing e acessórios

O Zenfone 5Z chega ao mercado como o mais recente flagship da ASUS, mas com preço de intermediário, o que indica que seu grande diferencial será o ótimo custo-benefício.

Lançado por R$ 2.499 em sua variante mais básica, com 4 GB de RAM e 64 GB de espaço para o armazenamento interno, o Zenfone 5Z já foi encontrado em promoções por algo próximo de R$ 2 mil para pagamento à vista.

A ASUS caprichou até na embalagem do dispositivo, com material firme e aparentemente resistente, com acabamento fosco que ajuda na pegada e ajuda a criar um visual mais elegante. Em suas faces ficam o nome do aparelho com o logo da campanha We Love Photo e da própria ASUS, além de informações técnicas.

Além do aparelho, você também encontra:

  • Capa protetora transparente de TPU;
  • Chave extratora da gaveta híbrida de chips SIM e microSD;
  • Manuais e termos de garantia;
  • Adaptador de tomada com saída de até 18W;
  • Cabo USB-C;
  • Fones de ouvido com microfone embutido e botão para chamadas;
  • Borrachinhas sobressalentes para os fones.

Enquanto as demais fabricantes abandonam a entrada padrão P2 em smartphones e incluem um adaptador na embalagem, a ASUS ainda segue mantendo esta entrada tão desejada pelos consumidores.

Design e construção

O design do Zenfone 5Z é idêntico ao do Zenfone 5. Aqui temos o modelo na cor preta, mas que na verdade é azul. O smartphone tem corpo de metal com traseira de vidro. A qualidade de construção é a mesma nos dois aparelhos.

O dispositivo vem com tela enorme (6,2 polegadas) e corpo compacto graças ao ótimo aproveitamento frontal que beira os 90%, sendo ele até menor que aparelhos de geração passada com tela de 5,5 polegadas.

O visual segue a identidade de design adotada pela ASUS desde o Zenfone 3, com acabamento em vidro na parte traseira e feixes de luz que irradiam do leitor de impressões digitais. Claro, é inegável que temos uma certa "inspiração" no iPhone X da Apple, com câmeras traseiras organizadas na vertical e o notch no painel frontal (que pode ser oculto, caso desejado), mas as semelhanças param por aí.

Na lateral direita ficam os botões de volume e energia, que são pintados na mesma cor do restante do dispositivo para criar um conjunto mais homogêneo. Na extremidade oposta temos apenas a gaveta híbrida, onde você pode colocar dois chips nanoSIM ou um chip e um cartão microSD.

Na parte de baixo temos um alto-falante para consumo de mídia, microfone principal, porta USB-C e porta P2 para fones de ouvido, ficando na lateral superior mais um microfone para cancelamento de ruído.

O painel frontal é um dos grandes destaques do Zenfone 5Z, sendo inegável que ele chama atenção por onde passa. Ainda temos uma pequena borda na parte inferior e o famigerado entalhe na parte de cima, mas estes pontos acabam ficando em segundo plano quando a tela está ligada.

Por falar no notch, por ali ficam somente a câmera frontal, o alto-falante que serve tanto para chamadas quanto para multimídia, LED de notificações e sensores, deixando tudo o que você precisa em um espaço bem pequeno.

Não podemos deixar de destacar ainda que o Zenfone 5Z, como todo aparelho quase que completamente acabado em vidro, é bastante liso e adora marcas de dedo, então a capa entregue na caixa será de ótimo uso, protegendo o dispositivo sem comprometer seu visual.

O leitor de impressões digitais funciona muito bem e tem um posicionamento intuitivo, enquanto o sistema de reconhecimento facial é usual apenas em ambientes com iluminação mais satisfatória, não podendo ser usado em locais escuros. Ao menos ele não desbloqueia com uma foto sua, mas se tiver um irmão gêmeo é bom deixar o celular escondido.

Tela e som

O Zenfone 5Z vem com tela de 6,2 polegadas com painel IPS LCD, o mesmo usado no Zenfone 5. A qualidade da imagem entregue é muito boa, tanto em reprodução de cores e ângulo de visão.

Assim como no Zenfone 5, o brilho poderia ser um pouco melhor. Ao colocar ao lado de rivais em ambiente externo, notamos que o conteúdo fica mais escuro na tela do Zenfone 5Z.

O áudio é potente e bem definido, competindo de igual com o som entregue pelo Galaxy S9. O modelo da Asus tem dois alto-falantes, usando o frontal de chamadas para gerar o efeito estéreo.

O fone de ouvido que vem junto com o aparelho entra boa qualidade sonora, sendo compatível com DTS e AptX, mas a qualidade de construção poderia ser melhor. É necessário ter cuidado para que o fone não estrague rapidamente.

Desempenho e jogos

O Zenfone 5Z vem com o poderoso Snapdragon 845. Em nosso teste de velocidade, ele precisou de menos de um minuto para abrir e reabrir todos os aplicativos e jogos. É uma diferença considerável no tempo comparado ao Zenfone 5, mas há flagships mais rápidos no mercado.

Em benchmarks temos altas pontuações, especialmente quando o modo Turbo está ligado. Ele força o hardware para extrair o máximo de desempenho do processador, mas acaba devorando mais bateria.

Em jogos, o Zenfone 5Z manda muito bem. Ele rodou todos os títulos testados com ótima fluidez, incluindo o PUBG Mobile. A diferença no desempenho não chega a ser muito grande comparado ao modelo mais barato, mas para quem quer jogar com a melhor fluidez vale o investimento no Zenfone 5Z.

Câmera

Asus continua apostando em conjunto de lentes grande-angulares, para que o usuário consiga tirar fotos mais amplas de paisagens ou selfies em grupo com várias pessoas.

Apesar de apresentar as mesmas especificações das câmeras do Zenfone 5, aqui temos uma qualidade um pouco superior. É possível notar que o Snapdragon 845 processa melhor as imagens, entregando um resultado de maior qualidade principalmente em nitidez.

O modelo nacional receberá atualizações exclusivas para a câmera, buscando aprimorar ainda mais a qualidade. O conjunto entrega bons resultados tanto para fotos quanto para vídeos. Ele tem foco ágil, bom sistema de estabilização e captura grande nível de detalhes do cenário tanto com a lente principal quanto com a grande-angular.

Claro que em cenários com pouca luz é perceptível um nível elevado de ruídos, assim como visto em capturas realizadas com a câmera do Zenfone 5. O modelo da Asus captura áudio estéreo com boa qualidade e nível de detalhes, sendo competente para filmagens em diversos tipos de cenários.

Por falar em filmagem, temos gravação em até 4K a 60 fps ou Full HD a 240 fps, entregando aos usuários vídeos fluidos para cenas mais dinâmicas e também um modo de câmera lenta bastante satisfatório.

Bateria

O Zenfone 5Z tem a mesma bateria do modelo mais barato. No entanto, o carregador fornecido é mais potente, o que faz com que ele passe menos tempo na tomada. Para ir de 0 a 100%, é preciso esperar uma hora de vinte minutos aproximadamente.

O Zenfone 5Z conta com Inteligência Artificial que otimiza a carga para prolongar a vida útil da bateria, mas faz o tempo de recarga subir bastante até que aprenda a lidar com seu padrão de uso. Com uma carga é possível assistir quase 12h de vídeos. Em um uso misto com vários apps e jogos, a bateria chega a render até o início da noite, com uma média próxima de 7 horas de tela ativa.

Você pode ativar o modo economia de energia para que ela renda um dia inteiro tranquilamente, mas terá o desempenho comprometido.

Software

O Zenfone 5Z vem com Android Oreo customizado pela interface Zen UI. Além de alterar a aparência do sistema da Google, as modificações realizadas pela ASUS incluem alguns recursos para facilitar a vida do usuário. A interface está mais limpa do que nas gerações anteriores e sofre menos com lentidão do que nos modelos antigos da marca.

O Zenfone 5Z também conta com os Zenimojis, incluindo as opções da Turma da Mônica exclusivas do mercado brasileiro, que são avatares animados no estilo dos Animojis da Apple. Eles, no entanto, não funcionam com a mesma precisão, mas de qualquer forma é uma opção divertida de se comunicar com seus amigos.

A Asus já trabalha na atualização para o Android Pie, mas ainda não há um prazo para que a mesma seja liberada para o Zenfone 5Z.

Vale a pena?

O Zenfone 5Z entrega desempenho de flagship cobrando o valor de um smartphone intermediário. Ele também oferece uma câmera um pouco melhor do que a do Zenfone 5, mas nos outros aspectos, os dois smartphones da Asus são praticamente idênticos.

Com uma diferença de quinhentos reais entre os dois aparelhos, você leva um celular mais potente e que captura fotos com maior qualidade. Sem dúvidas os Zenfone 5Z entrega ótimo custo-benefício, mas ele peca em alguns aspectos para flagships de outras marcas.

De qualquer forma, o conjunto entregue será mais do que suficiente para a maioria dos usuários.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

A ASUS conseguiu trazer um modelo potente, bem construído, com ótimo sistema de áudio e boas câmeras por quase metade do valor cobrado por suas principais rivais, demonstrando que o esforço para padronizar a linha de produção deu resultado.

Embalagem e características

Temos uma embalagem bem construída e organizada, com acessórios de boa qualidade e até uma capinha de TPU para proteger o dispositivo.

Comodidade

O Zenfone 5Z é um tanto escorregadio quando usado sem a capa protetora, mas no geral encaixa bem na mão e não deve incomodar mesmo quem tem mãos menores.

Facilidade de uso

Interface Zen UI está cada vez mais madura e intuitiva, sem pesar no desempenho. Temos ainda alguns erros/falta de tradução em áreas mais escondidas do sistema, bem como uma ou outra instabilidade, mas nada tão grave quanto já presenciamos em outros modelos da marca.

Multimídia

O Zenfone 5Z tem uma ótima tela que peca apenas pelo seu brilho abaixo da média, mas apresenta boas cores e ângulo de visão. O sistema de áudio também merece destaque, seja com os alto-falantes estéreo do dispositivo ou com os fones de ouvido entregues na caixa.

Votação Geral

O Zenfone 5Z tem tudo para ser uma das maiores surpresas do mercado brasileiro nestes últimos anos, trazendo conjunto muito interessante por um preço bem abaixo da média. Ainda falta um pouco para a ASUS tirar um 10, como certificação IP68, uma tela um pouco melhor e bateria de maior autonomia, mas dá para ver que a empresa está no caminho certo e quer buscar seu lugar entre as gigantes.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Asus ZenFone 5Z