» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.375

Asus Zenfone 5 Selfie

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Design, embalagem e acessórios

O Zenfone 5 Selfie tem corpo que junta metal, nas laterais, e vidro na parte frontal e traseira. O formato é um tanto quadrado e não oferece uma pegada muito boa, mas você se acostuma. Aliás, o dispositivo é bastante escorregadio, e recomendamos o uso de uma capinha protetora.

A gavetinha de chips, que fica do lado direito, tem espaço para dois cartões de operadora e um micro SD. A parte traseira tem duas câmeras centralizadas, na vertical, com um leitor de impressão digital um pouco abaixo. Na lateral inferior, encontramos saída de som mono e um conector micro USB.

Na frente, temos uma tela com a proporção 18:9 e boa taxa de ocupação, com mais de 75%. Mas as bordas ainda possuem tamanho razoável, sendo que a inferior é uma área sem utilidade nenhuma, enquanto a superior tem um flash e dois sensores para tirar selfies.

A proporção da tela permite um display maior em um corpo mais compacto. As dimensões do Zenfone 5 Selfie são comparáveis à do Moto G6 Plus e do Galaxy A6 Plus, que também trazem tela 18:9 e bordas pequenas. As dimensões do aparelho são de 160,5 x 76,1 x 7,8 mm, e o peso chega a 168 gramas.

A embalagem do aparelho inclui todos os acessórios presentes na maior parte dos smartphones. O carregador já tem o cabo, mas a caixa também inclui um cabo de dados para o usuário.

O dispositivo está disponível no Brasil nas cores branco, vermelho e preto - este último, na verdade é um azul bem escuro.

Tela, áudio e interface

A tela IPS LCD de 6 polegadas utiliza resolução Full HD+, com alguns pixels extras no lado maior por conta da proporção diferente. São exatos 1080 x 2160 pixels, resultando em uma densidade aproximada de 402 ppi. O aproveitamento frontal é de 75,9%.

A qualidade de exibição é boa, com brilho em bom nível tanto para ambientes com muita luz, como para ambientes escuros - utilizando, respectivamente, o brilho máximo e o mínimo.

Dá para selecionar quais aplicativos serão exibidos em tela cheia, aumentando a área reservada para o conteúdo. E também é possível ativar um filtro de luz azul.

Áudio
A qualidade de áudio é satisfatória para um dispositivo intermediário, apesar de o volume ser um pouco mais baixo do que alguns concorrentes. O dispositivo conta com um assistente de áudio para fazer ajustes personalizados ou automáticos dependendo do tipo de conteúdo.

Interface
A ASUS já oferece o Android Oreo nos seus Zenfone 5 e 5Z, mas a linha Selfie ficou para trás. Aqui, ainda temos o Android 7.1.1 Nougat, com a ZenUI 4.0.

Apesar da versão já antiga do Android, o sistema tem algumas funções extras que podem interessar ao usuário, como o ZenMotion, que permite configurar gestos de atalho na tela apagada, os TwinApps, que duplicam mensageiros e redes sociais para adicionar conta extra, e o OptiFlex, que agiiliza a abertura de aplicativos selecionados.

Em segurança, o usuário pode utilizar tanto a impressão digital como o reconhecimento facial para desbloquear a tela. A segunda opção é mais prática, mas menos segura.

Hardware, desempenho e jogos

Esse modelo é a versão que tem chipset bem modesto, igual ao que a gente já viu no Moto G6 Play e no Multilaser MS80, por exemplo - para citar dois aparelhos analisados por aqui recentemente. Mais especificamente, trata-se do Snapdragon 430, que tem processador de oito núcleos e atinge o clock máximo de 1,4GHz.

A fluidez não é tão boa quanto a que vimos nesses dois modelos citados, mas até que a velocidade de abertura de aplicativos não é de todo ruim. Como são 4 GB de RAM, o dispositivo segura um bom número de apps e jogos em segundo plano. Os 64 GB de armazenamento são suficientes para bastante apps, jogos e arquivos.

Quando a gente olha para as pontuações em benchmarks, esses três aparelhos apresentaram resultados bastante próximos, ficando sempre na mesma faixa, tanto no AnTuTu como no GeekBench, no 3D Mark e no GFX Bench.

Quanto aos jogos, a fluidez deixa um pouco a desejar quando a gente olha o preço deste aparelho. Porém, comparando com o Moto G6 Play e com o MS80, fica mais ou menos a mesma taxa de fluidez, com uma taxa de quadros razoável.

Bateria

O Zenfone 5 Selfie não tem uma bateria muito grande. São apenas 3.300 miliampéres hora, o que para um dispositivo de 6 polegadas, resolução Full HD e chipset pouco econômico, é pouca coisa.

Nossa simulação de uso real ficou na faixa das 12 horas e meia de uso, o que deve garantir um dia em uso moderado a leve, com sobra apenas para chegar em casa e colocar o aparelho para carregar.

Aliás, falando em recarga, o Zenfone 5 Selfie demora bastante tempo para levar a bateria de 0% até 100%, ultrapassando as três horas na tomada.

Câmeras

Os sensores utilizados no Zenfone 5 Selfie são os mesmos do modelo Pro. Mas isso não significa que a qualidade das câmeras seja a mesma. Falando em números, temos 16 MP na principal, com uma grande-angular auxiliar de 8 MP; e 20 MP para selfies, com uma grande-angular também de 8 MP.

Nas fotos tiradas com os sensores traseiros - um tradicional e outro em grande-angular - além da maior dificuldade em acertar o foco e demora para processar a imagem, o Zenfone 5 Selfie exagera nos tons frios, e é bem comum estourar áreas com mais luz para compensar áreas mais escuras.

Nas selfies, que também tem sensor duplo tradicional e grande angular, a diferença entre os dois sensores é bem nítida. A câmera com lente tradicional aposta em cores mais quentes, trazendo imagens um pouco mais amareladas. A grande-angular é mais fria, mas um pouco mais equilibrada que os sensores traseiros.

Em vídeo, é possível notar a dificuldade que o sensor traseiro tem em focar o objeto da imagem. Em resumo, é possível tirar boas fotos, claro, mas o usuário vai ter que ser bastante paciente para isso. O microfone capta o áudio em volume bem baixo, o que ajuda a pegar menos ruídos.

Pontos positivos e negativos

Pontos positivos

  • Câmera de qualidade superior a dispositivos com hardware parecido;
  • Acabamento de ótima qualidade
  • Slots para dois cartões nano SIM e mais um micro SD.

Pontos negativos

  • Desempenho abaixo de concorrentes na faixa de preço;
  • Preço alto para as especificações.
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Entrega pouco para o preço cobrado, diferente dos outros aparelhos da ASUS apresentados em 2018 no país.

Embalagem e características

Caixa simples, acessórios bem organizados. Qualidade razoável, mas o carregador de apenas 5W demora para fazer a recarga na bateria.

Comodidade

O formato não é muito confortável para segurar. Apesar de o corpo ser compacto para uma tela de 6 polegadas, o uso prolongado pode cansar sua mão.

Facilidade de uso

A ZenUI 4.0 é um avanço em comparação com outras versões da interface da ASUS. A curva de aprendizado é boa, dá para pegar o jeito do aparelho sem grandes problemas.

Multimídia

A tela tem boa qualidade e o áudio é bem razoável, apesar de um pouco abafado.

Votação Geral

A ASUS ficou devendo com a versão mais básica do Zenfone 5 Selfie. O chipset é bem inferior quando comparado ao modelo Pro, mas o preço não é tão mais baixo.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Asus Zenfone 5 Selfie