» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.129

Asus ZenFone Max Plus (M2)

Review
Custo - benefcio
Embalagem e caractersticas
Comodidade
Facilidade de uso
Multimdia
Votao Geral

O Zenfone Max Plus M2 foi desenvolvido especialmente para os brasileiros e estreia a nova plataforma da Qualcomm que traz todos os componentes vitais de um smartphone em um único pacote, o Snapdragon SiP1. Este novo hardware promete celulares mais finos, rápidos e com menor consumo de bateria. Será verdade tudo isso?

Claro que o TudoCelular não deixaria de testar o Max Plus M2 para ver o que esta nova plataforma da Qualcomm tem a oferecer e também veremos se a campanha 'Saia da basicão' que a Asus usa para promover o Zenfone Max Plus M2 faz sentido.

Acessrios

A embalagem do Zenfone Max Plus M2 é igual à do Zenfone Max Shot, mudando apenas o nome do aparelho. Em seu interior temos os mesmos acessórios:

  • Carregador de 10W de potência
  • Cabo USB no padrão micro
  • Fone de ouvido com microfone
  • Chave para abrir gaveta do cartão SIM e microSD
  • Manuais do usuário
Design e construo

Zenfone Max Plus M2 tem o mesmo design e medidas do Max Shot: 159,2 mm altura, 76,2 mm de largura e 8,4 mm de espessura. A única diferença que você perceberá entre os dois é a terceira câmera na traseira do Max Shot.

O acabamento de metal traz boa qualidade de construção para o segmento e será um diferencial para quem não curte os celulares de plástico da concorrência.

O Snapdragon SiP1 promete celulares mais finos ao incluir todos os componentes em um único módulo, mas este não é bem o caso do Max Plus M2. Ele é mais gordinhos que rivais com o mesmo tamanho de bateria.

Na lateral direita temos os botões de controle, incluindo o de energia e duplo para volume. Do lado esquerdo encontramos a gaveta que abriga dois chips e cartão microSD ao mesmo tempo.

Na parte inferior do Zenfone temos a entrada micro USB, conector P2 para fones de ouvido, microfone e alto-falante mono. O leitor biométrico fica na traseira e na parte frontal temos um flash em LED ao lado da câmera localizado no entalhe.

Tela e som

O Zenfone Max Plus traz tela de 6,26 polegadas com resolução Full HD+. O nível de brilho é bom e a reprodução de cores é similar ao que temos em rivais da Motorola. Você não sofrerá para usar o aparelho em locais abertos.

O entalhe não é grande e também não atrapalha na reprodução de vídeos. Dependendo do jogo ele também não vai te incomodar, já que nem todos os títulos apresentam botões do lado esquerdo da tela.

A parte sonora é que decepciona. O alto-falante é capaz de alcançar volume alto em troca da qualidade. O áudio distorce bastante no máximo ao forçar os agudos.

A boa notícia é que o fone de ouvido é confortável e entrega boa qualidade sonora. Neste ponto a Asus acerta mais que muita concorrente.

Desempenho e jogos

O grande diferencial do Zenfone Max Plus M2 é o Snapdragon SiP1, que incorpora o processador, chip gráfico, memória RAM e armazenamento, além de antenas e tudo que é necessário para a comunicação com Wi-Fi, 4G ou Bluetooth.

De acordo com a Asus, a nova forma de organizar as peças traz melhorias para a performance geral do smartphone, especialmente para o processamento. Na teoria tudo é realmente bonito, mas na prática vimos que a história não é bem assim.


O Max Plus fica abaixo da concorrência em desempenho. Ele também é mais lentos que celulares mais antigos com Snapdragon 450, como o Galaxy J8, A6 Plus ou Moto G6.

Se estiver disposto a pagar mais caro, ele pode ser encontrado com 4 GB de RAM e o dobro de memória. Mas não espere uma diferença grande no desempenho, já que o problema é mais no poder de processador e otimização de software do que no gerenciamento de memória.

O chip gráfico também é o mesmo do Snapdragon 450 e aqui tivemos desempenho abaixo do esperado. Até mesmo títulos mais antigos como o Asphalt 8 apresentam engasgos. E jogar suave a 60 fps é complicado até para jogos mais leves como Subway Surfers.

Usamos a ferramenta GameBench para medir o desempenho em jogos:

JOGO FPS
Asphalt 8 22
Injustice 2 25
Asphalt 9 29
Modern Combat 5 35
Vainglory 43
Subway Surfers 58
PUBG Mobile 26

Caso queira testar a taxa de quadros em jogos com seu Zenfone Max Plus M2, só fazer o download via Play Store.

Cmera

A principal diferença entre o Max Shot e o Max Plus M2 está no conjunto de câmeras. O mais simples vem com principal de 12 MP acompanhada de secundária de 5 MP para tirar fotos com o modo retrato. O mais caro traz uma terceira com lente ultra-wide.

A qualidade das fotos é similar à de outros aparelhos na mesma faixa de preço. Apenas notamos um nível acentuado de ruídos em locais fechados. Especialmente se o HDR estiver ligado.

Sem HDR - Com HDR




Em locais bem iluminados temos melhores resultados. O diferencial mesmo fica no HDR, que faz um bom trabalho na maioria das vezes com fotos mais claras e melhor alcance dinâmico.

É até possível usar o recurso como modo noturno à noite. Se a foto sair mais escura do que você esperava, o HDR vai te ajudar. Em troca você terá imagens mais granuladas. Já em locais muito escuros, não há muito o que fazer. Especialmente ao usar a câmera ultra-wide.

Sem HDR - Com HDR à noite



Ativar o HDR também ajuda nas selfies para corrigir o problema de céu estourado nas fotos. É necessário controlar o recurso manualmente e às vezes o Zenfone demora para salvar o arquivo. Se você tirar várias fotos em sequência, ele pode acabar não salvando todas as imagens.

Selfie sem e com HDR



A filmadora faz bom trabalho e não registra muitos tremidos mesmo com a câmera ultra-wide. À noite você sofrerá mais com o foco do aparelho e o flash frontal não ajuda a ter vídeos mais claros em locais escuros.

Bateria

A bateria de 4.000 mAh rende bem. Asus promete dois dias de autonomia e realmente é possível ter isso com uso moderado.

O problema é que mais uma vez o Snapdragon SiP1 falha em sua promessa de ser mais econômico que outras soluções. Mesmo que a bateria deste Zenfone dure bem, ainda está abaixo do que os concorrentes entregam.


Resumo do teste de bateria com o Zenfone Max Plus M2:

  • Foram necessárias 18 horas e 33 minutos para o dispositivo desligar.
  • A tela permaneceu ligada por 9 horas e 40 minutos.
  • Realizamos 13 ciclos completos de testes, incluindo:
  • 78 minutos de navegação no Chrome;
  • 390 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (78 minutos cada);
  • 78 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
  • 78 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (26 minutos cada);
  • 52 minutos de chamadas de voz via 3G/4G;
  • O app que mais consumiu foi o MX Player;
  • O app que menos consumiu foi o Spotify;
  • A temperatura ficou entre 18° e 33°C
  • O consumo em standby ficou em 2% por hora

Outro ponto que decepciona é o carregador de 10W de potência. Ele demora mais de 2 horas e meia para recarregar a bateria. É um tempo muito alto para os padrões atuais.

Software

O Zenfone Max Plus M2 veio com Android Oreo de fábrica. Atualmente já está disponível a atualização para o Pie, mas o update não ocorreu de forma automática. Tivemos que baixar o firmware pelo site da Asus e jogar o arquivo na memória interna para que o aparelho reconhecesse a atualização. Caso isso aconteça com você, já sabe o que tem que fazer.

O sistema não traz a temida interface Zen UI. Aqui você tem algo mais próximo do Android puro. Há pequenas modificações, como o aplicativo de câmera que traz ajustes mais completos que o padrão do Android.

Você pode usar biometria facial para desbloqueio do aparelho ou o leitor de digitais na traseira. Ambas tecnologias funcionam bem e raramente falham.

Rivais

O Zenfone Max Plus M2 já pode ser encontrado por menos de mil reais e ele não consegue superar os basicões das concorrentes. Pelo preço que você paga nele dá para ter um celular mais rápido e com melhor duração de bateria como o Moto G7 Power.

O Galaxy M20 e Redmi 7 também são boas alternativas. Eles não apenas são mais rápidos e entregam bateria superior, como também passam menos tempo na tomada. Eles também não ficam atrás do Max Plus M2 quando o assunto é câmera.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Corpo de metal e tela de qualidade
  • Boa autonomia de bateria
  • Registra boas fotos
  • HDR ajuda em locais mal iluminados

Pontos fracos

  • Alto-falante de má qualidade
  • Desempenho muito abaixo da concorrência
  • Tempo de recarga da bateria
  • Problema em atualização automática do Android
Avaliao final do Tudocelular
Custo - benefcio

Zenfone Max Plus M2 no vale o preo pedido pela Asus. Talvez em promoes pela metade do preo.

Embalagem e caractersticas

Embalagem vem com o essencial para usar o Zenfone Max Plus M2. S faltou uma capinha de proteo.

Comodidade

O Zenfone Max Plus M2 no chega a ser uma celular grande e o metal fosco reduz o risco dele escorregar de sua mo.

Facilidade de uso

O Max Plus no vem com a temida interface Zen UI, mas mantm alguns extras.

Multimdia

Zenfone Max Plus no vale o preo pedido pela Asus. Talvez em promoes pela metade do preo.

Votao Geral

Zenfone Max Plus M2 um celular inferior aos concorrentes na mesma faixa de preo.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Asus ZenFone Max Plus (M2)