» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
795

Asus ZenFone Max Plus (M2)

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Zenfone Max Plus M2 foi desenvolvido especialmente para os brasileiros e estreia a nova plataforma da Qualcomm que traz todos os componentes vitais de um smartphone em um único pacote, o Snapdragon SiP1. Este novo hardware promete celulares mais finos, rápidos e com menor consumo de bateria. Será verdade tudo isso?

Claro que o TudoCelular não deixaria de testar o Max Plus M2 para ver o que esta nova plataforma da Qualcomm tem a oferecer e também veremos se a campanha 'Saia da basicão' que a Asus usa para promover o Zenfone Max Plus M2 faz sentido.

Acessórios

A embalagem do Zenfone Max Plus M2 é igual à do Zenfone Max Shot, mudando apenas o nome do aparelho. Em seu interior temos os mesmos acessórios:

  • Carregador de 10W de potência
  • Cabo USB no padrão micro
  • Fone de ouvido com microfone
  • Chave para abrir gaveta do cartão SIM e microSD
  • Manuais do usuário
Design e construção

Zenfone Max Plus M2 tem o mesmo design e medidas do Max Shot: 159,2 mm altura, 76,2 mm de largura e 8,4 mm de espessura. A única diferença que você perceberá entre os dois é a terceira câmera na traseira do Max Shot.

O acabamento de metal traz boa qualidade de construção para o segmento e será um diferencial para quem não curte os celulares de plástico da concorrência.

O Snapdragon SiP1 promete celulares mais finos ao incluir todos os componentes em um único módulo, mas este não é bem o caso do Max Plus M2. Ele é mais gordinhos que rivais com o mesmo tamanho de bateria.

Na lateral direita temos os botões de controle, incluindo o de energia e duplo para volume. Do lado esquerdo encontramos a gaveta que abriga dois chips e cartão microSD ao mesmo tempo.

Na parte inferior do Zenfone temos a entrada micro USB, conector P2 para fones de ouvido, microfone e alto-falante mono. O leitor biométrico fica na traseira e na parte frontal temos um flash em LED ao lado da câmera localizado no entalhe.

Tela e som

O Zenfone Max Plus traz tela de 6,26 polegadas com resolução Full HD+. O nível de brilho é bom e a reprodução de cores é similar ao que temos em rivais da Motorola. Você não sofrerá para usar o aparelho em locais abertos.

O entalhe não é grande e também não atrapalha na reprodução de vídeos. Dependendo do jogo ele também não vai te incomodar, já que nem todos os títulos apresentam botões do lado esquerdo da tela.

A parte sonora é que decepciona. O alto-falante é capaz de alcançar volume alto em troca da qualidade. O áudio distorce bastante no máximo ao forçar os agudos.

A boa notícia é que o fone de ouvido é confortável e entrega boa qualidade sonora. Neste ponto a Asus acerta mais que muita concorrente.

Desempenho e jogos

O grande diferencial do Zenfone Max Plus M2 é o Snapdragon SiP1, que incorpora o processador, chip gráfico, memória RAM e armazenamento, além de antenas e tudo que é necessário para a comunicação com Wi-Fi, 4G ou Bluetooth.

De acordo com a Asus, a nova forma de organizar as peças traz melhorias para a performance geral do smartphone, especialmente para o processamento. Na teoria tudo é realmente bonito, mas na prática vimos que a história não é bem assim.


O Max Plus fica abaixo da concorrência em desempenho. Ele também é mais lentos que celulares mais antigos com Snapdragon 450, como o Galaxy J8, A6 Plus ou Moto G6.

Se estiver disposto a pagar mais caro, ele pode ser encontrado com 4 GB de RAM e o dobro de memória. Mas não espere uma diferença grande no desempenho, já que o problema é mais no poder de processador e otimização de software do que no gerenciamento de memória.

O chip gráfico também é o mesmo do Snapdragon 450 e aqui tivemos desempenho abaixo do esperado. Até mesmo títulos mais antigos como o Asphalt 8 apresentam engasgos. E jogar suave a 60 fps é complicado até para jogos mais leves como Subway Surfers.

Usamos a ferramenta GameBench para medir o desempenho em jogos:

JOGO FPS
Asphalt 8 22
Injustice 2 25
Asphalt 9 29
Modern Combat 5 35
Vainglory 43
Subway Surfers 58
PUBG Mobile 26

Caso queira testar a taxa de quadros em jogos com seu Zenfone Max Plus M2, só fazer o download via Play Store.

Câmera

A principal diferença entre o Max Shot e o Max Plus M2 está no conjunto de câmeras. O mais simples vem com principal de 12 MP acompanhada de secundária de 5 MP para tirar fotos com o modo retrato. O mais caro traz uma terceira com lente ultra-wide.

A qualidade das fotos é similar à de outros aparelhos na mesma faixa de preço. Apenas notamos um nível acentuado de ruídos em locais fechados. Especialmente se o HDR estiver ligado.

Sem HDR - Com HDR




Em locais bem iluminados temos melhores resultados. O diferencial mesmo fica no HDR, que faz um bom trabalho na maioria das vezes com fotos mais claras e melhor alcance dinâmico.

É até possível usar o recurso como modo noturno à noite. Se a foto sair mais escura do que você esperava, o HDR vai te ajudar. Em troca você terá imagens mais granuladas. Já em locais muito escuros, não há muito o que fazer. Especialmente ao usar a câmera ultra-wide.

Sem HDR - Com HDR à noite



Ativar o HDR também ajuda nas selfies para corrigir o problema de céu estourado nas fotos. É necessário controlar o recurso manualmente e às vezes o Zenfone demora para salvar o arquivo. Se você tirar várias fotos em sequência, ele pode acabar não salvando todas as imagens.

Selfie sem e com HDR



A filmadora faz bom trabalho e não registra muitos tremidos mesmo com a câmera ultra-wide. À noite você sofrerá mais com o foco do aparelho e o flash frontal não ajuda a ter vídeos mais claros em locais escuros.

Bateria

A bateria de 4.000 mAh rende bem. Asus promete dois dias de autonomia e realmente é possível ter isso com uso moderado.

O problema é que mais uma vez o Snapdragon SiP1 falha em sua promessa de ser mais econômico que outras soluções. Mesmo que a bateria deste Zenfone dure bem, ainda está abaixo do que os concorrentes entregam.


Resumo do teste de bateria com o Zenfone Max Plus M2:

  • Foram necessárias 18 horas e 33 minutos para o dispositivo desligar.
  • A tela permaneceu ligada por 9 horas e 40 minutos.
  • Realizamos 13 ciclos completos de testes, incluindo:
  • 78 minutos de navegação no Chrome;
  • 390 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (78 minutos cada);
  • 78 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
  • 78 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (26 minutos cada);
  • 52 minutos de chamadas de voz via 3G/4G;
  • O app que mais consumiu foi o MX Player;
  • O app que menos consumiu foi o Spotify;
  • A temperatura ficou entre 18° e 33°C
  • O consumo em standby ficou em 2% por hora

Outro ponto que decepciona é o carregador de 10W de potência. Ele demora mais de 2 horas e meia para recarregar a bateria. É um tempo muito alto para os padrões atuais.

Software

O Zenfone Max Plus M2 veio com Android Oreo de fábrica. Atualmente já está disponível a atualização para o Pie, mas o update não ocorreu de forma automática. Tivemos que baixar o firmware pelo site da Asus e jogar o arquivo na memória interna para que o aparelho reconhecesse a atualização. Caso isso aconteça com você, já sabe o que tem que fazer.

O sistema não traz a temida interface Zen UI. Aqui você tem algo mais próximo do Android puro. Há pequenas modificações, como o aplicativo de câmera que traz ajustes mais completos que o padrão do Android.

Você pode usar biometria facial para desbloqueio do aparelho ou o leitor de digitais na traseira. Ambas tecnologias funcionam bem e raramente falham.

Rivais

O Zenfone Max Plus M2 já pode ser encontrado por menos de mil reais e ele não consegue superar os basicões das concorrentes. Pelo preço que você paga nele dá para ter um celular mais rápido e com melhor duração de bateria como o Moto G7 Power.

O Galaxy M20 e Redmi 7 também são boas alternativas. Eles não apenas são mais rápidos e entregam bateria superior, como também passam menos tempo na tomada. Eles também não ficam atrás do Max Plus M2 quando o assunto é câmera.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Corpo de metal e tela de qualidade
  • Boa autonomia de bateria
  • Registra boas fotos
  • HDR ajuda em locais mal iluminados

Pontos fracos

  • Alto-falante de má qualidade
  • Desempenho muito abaixo da concorrência
  • Tempo de recarga da bateria
  • Problema em atualização automática do Android
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Zenfone Max Plus M2 não vale o preço pedido pela Asus. Talvez em promoções pela metade do preço.

Embalagem e características

Embalagem vem com o essencial para usar o Zenfone Max Plus M2. Só faltou uma capinha de proteção.

Comodidade

O Zenfone Max Plus M2 não chega a ser uma celular grande e o metal fosco reduz o risco dele escorregar de sua mão.

Facilidade de uso

O Max Plus não vem com a temida interface Zen UI, mas mantém alguns extras.

Multimídia

Zenfone Max Plus não vale o preço pedido pela Asus. Talvez em promoções pela metade do preço.

Votação Geral

Zenfone Max Plus M2 é um celular inferior aos concorrentes na mesma faixa de preço.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Asus ZenFone Max Plus (M2)