LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Procon-SP considera multar Claro por propaganda enganosa com 4.5G

19 de fevereiro de 2019 13

Na última semana, a Claro foi acusada de manipular logotipo do 4.5G para confundir o consumidor. Agora, o Procon-SP admitiu que poderá multar a operadora por propaganda enganosa em relação à tecnologia de rede móvel.

De acordo com o órgão, a prestadora de serviços de telecomunicações violou o Código de Defesa do Consumidor, ao colocar a formatação do número “4” diferente do “5”. Isso induziria o consumidor a pensar que irá contratar um produto 5G.

Imagem: Reprodução

O diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, chegou a confessar que já existiu uma denúncia à entidade a respeito de um consumidor que acreditou que comprado um serviço 5G e se sentiu enganado.

Vale lembrar que o 4.5G da Claro consiste na tecnologia LTE Advanced-Pro – explicada em uma coluna Detetive TudoCelular dedicada ao assunto –, a qual implica no uso de três frequências simultâneas para expandir a qualidade de conexão. Além disso, o recurso utiliza MIMO 4x4 – quatro antenas que enviam sinal e quatro receptoras – e Modulação Avançada 256QAM.

As características foram seguidas pela operadora norte-americana AT&T, ao utilizar a nomenclatura “5G E”. Devido ao ato, a companhia foi criticada no local.

É importante ressaltar que a estratégia da Claro de promover o “4.5G de verdade” tem se provado eficiente também na prática. A internet da empresa é considerada a mais rápida, de acordo com as últimas pesquisas.

Você acredita que a operadora agiu realmente como propaganda enganosa no Brasil? Compartilhe conosco a sua opinião!

ATUALIZAÇÃO 21/02: A Claro enviou uma resposta ao TudoCelular, na qual afirma que o logotipo atende aos padrões internacionais e está dentro das normas publicitárias e legais do país.

"A Claro esclarece que seu logotipo 4.5G segue padrões internacionais. O tamanho da fonte já foi tema de discussão, no ano passado, no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que reconheceu que a grafia do 4.5G da Claro está aderente às normas publicitárias e legais do Brasil."


13

Comentários

Procon-SP considera multar Claro por propaganda enganosa com 4.5G
  • Tudo bem que é meio lerdeza, mas eu já tive todas as operadoras, exceto a vivo, e em todas de uma maneira ou de outra dão um jeito de enganar o consumidor... por mais que o consumidor tenha que ficar esperto, fato é que isso é com a real intenção de enganar uma menoria de leigos no assunto

      • E essas multas vão para onde?, nunca sabemos!, se fosse revertido em benefício da área da saúde, educação e segurança, mas só é noticiado a multa, deveria ser noticiado também para onde a multa seria destinada.

          • Gostaria de saber se o celular dele suporta a tal tecnologia 5G. Kkkkk

              • Tem que multar mesmo, eu recebo propaganda do chip claro, não aquela que vem por sms, e sim com um pop up que quando aparece, a tela não apaga, descobri que vários sofrem isso, e drena a bateria.

                  • Algum político estúpido se sentiu enganado!

                      • tem que ser muito cego para nao ver o "4". No site da Claro tá tudo bem explicado sobre o que é o 4,5G - então não dá para pegar um cartaz com um "4" pequeno e dizer que é propaganda enganosa. Pessoal só vê uma figurinha mas é tão burro que não tem a capacidade de LER a explicação. Imagine se o pessoal começar a ligar pro procon reclamando que o
                        sanduíche que receberam das redes de fast food não é igual ao que está
                        nas fotos da propaganda.Eu nunca fui cliente da Claro mas acho que estão exagerando no mimimi

                          • Kkkk como pode alguem achar que o 4.5g é o 5G se nem foi lançando a conexão 5G no mundo! Como pode uma pessoa achar q comprou um 5G e nem tem aparelho pra isso ainda ahhh pelo amor de Deus e gente mto retardada...

                              • Não é gente retardada, são pessoas que não estão familiarizadas com tecnologia. Da mesmo maneira que existem pessoas que não sabem cozinhar, por exemplo. O problema do nerd é se achar o suprassumo da sociedade, superior a todo mundo, só porque entende de tecnologia. Menos, bem menos.

                                  • Pra sua informação não sou nerd... Sou apenas um usuário normal como qualquer outro com entendimento saberia que esse tipo de reclamação n tem fundamento! Uma simples questão de conhecer a própria operadora, que internet usa e qual aparelho tem pra depois sair brigando por um direito que nao existe ainda! Agora menos... Bem menos salvador dos oprimidos que nem sabem oq é 3G e querer processar por um 5G que n existe! Questão de interpretação de texto: leu nao se encaixou na tecnologia então cai fora...

                                      • Nossa mais retardado por aqui!

                                          • Sim, vamos cobrar de uma população que ela saiba a diferença entre 3G, 4G e 5G, sendo que pesquisas apontam que uma enorme fatia de brasileiros são analfabetos funcionais e nem sequer conseguem enteder o que lêem.

                                            Mas quem tenta proteger essas pessoas de caírem em golpes de empresas obviamente são "salvadores dos oprimidos" e estão ERRADOS por isso. ERRADOS por que querem que pessoas não caiam em arapucas de grandes empresas. Qualquer pessoa com 2 neurônios consegue perceber que a Claro colocou o 5 enorme pra enganar os outros. Mas por que reclamar, né? Você, por exemplo, é acionista da empresa e vai lucrar horrores com esse tipo de comercial, né? Errado mesmo é quem tem o mínimo de decência e quer impedir os outros de serem ENGANADOS, né? Ai, na boa, difícil viver nesse país, muito difícil.

                                        • Pelas propagandas das operadoras, as pessoas acabam acreditando que não importa qual aparelho tiver irão conseguir mesma velocidade.

                                          Android

                                          Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Março 2019

                                          Especiais

                                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                          Android

                                          TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                          Android

                                          TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular