
21 Setembro 2023
Mesmo sendo a maior fabricante de dispositivos móveis no mundo, a Nokia ainda sofre com uma baixa participação no mercado norte-americano, ainda dominado por BlackBerrys e iPhones.
A forma mais comum de compra de um novo celular nos EUA é através de um contrato de fidelidade com a operadora, muitas vezes de 2 anos. Dessa forma, o usuário fica preso àquela operadora e àquele smartphone durante esse período, no entanto conseguindo o aparelho com preços realmente baixos e muitas vezes até gratuitos.
A Nokia, no entanto, assume uma estratégia diferente e os motivos são diversos. A gigante finlandesa não possui um bom relacionamento com as operadoras americanas, o que a impede de fechar bons acordos para a comercialização de seus produtos. O segundo fator é que muitas operadoras utilizam a rede CDMA, enquanto grande parte dos celulares Nokia utilizam a tecnologia GSM.
Por esse motivo, os aparelhos vendidos pela Nokia nos EUA são desbloqueados, não vinculando o usuário a um plano de fidelidade. O preço, no entanto, é bem superior ao praticado em aparelhos da concorrência.
A Nokia iniciou uma campanha publicitária, para explicar os benefícios de se ter um celular desbloqueado. O vídeo pode parecer simples e explicando o óbvio para clientes acostumados a comprar celulares desbloqueados, como no Brasil. No entanto pode ser também muito esclarecedora para os usuários da terra do Tio Sam.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários