LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Usar fonte de energia genérica pode diminuir o desempenho de notebooks da Dell

20 de maio de 2022 8

Proprietários de notebooks da Dell estão reportando uma redução de desempenho dos seus dispositivos após utilizarem uma fonte de energia genérica, portanto, sem ser a original que vem junto com o eletrônico.

Os relatos apontam para uma diminuição de até 29% no uso do processador dos notebooks da marca. Em um dispositivo equipado com um Intel Celeron 3215U, com clock de 1,70 GHz, somente 0,49 GHz ficam disponíveis para uso, por exemplo.

Dessa forma, o sistema operacional começa a engasgar e travar. De acordo com o usuário do TikTok Tib Barreto, que produz conteúdo sobre tecnologia, o problema também pode surgir quando a bateria do aparelho descarrega por completo.

Em ambos os casos, seja pelo uso de uma fonte de energia diferente da original ou por causa do descarregamento da bateria, a BIOS da placa-mãe não reconhece que o notebook está recebendo energia suficiente e limita o processador.

Dell afirmou desconhecer o problema

Em nota enviada para o site Tecnoblog, a Dell afirmou que, até então, não havia recebido nenhuma reclamação semelhante dos seus clientes e recomendou que os usuários com problemas entrem em contato com os canais de suporte oficiais da marca.

"Gostaríamos também de reforçar que o uso de uma bateria ou fonte de alimentação de terceiros ou que não seja da Dell pode afetar o desempenho do equipamento e apresentar riscos a funcionalidade e segurança do notebook", pontuou outro trecho da nota.

Existe solução?

Ainda segundo Tib Barreto, o limitador de uso do processador pode ser removido um software chamado ThrottleStop. De forma básica, o programa remove qualquer trava colocada pelas fabricantes no processador, assim como em um overclock.

Com o software aberto, basta ir na opção “BD PROCHOT” na página inicial e desmarcar a caixinha. Vale citar que o programa precisa ser aberto sempre que o notebook for reiniciado. O ThrottleStop também pode ser configurado para iniciar junto com o Windows.

Outra solução seria uma atualização da BIOS da placa-mãe. Se mesmo assim o problema persistir, o mais recomendado é procurar o suporte da Dell para evitar maiores problemas no aparelho ao tentar resolver a situação com "gambiarras".

Você também notou esse comportamento em seu notebook? Diz pra gente nos comentários logo abaixo!


8

Comentários

Usar fonte de energia genérica pode diminuir o desempenho de notebooks da Dell
  • Obrigado pela solução, resolveu para mim! Tenho notebook dell com tudo original e mesmo assim tive esse problema.

      • Fontes não originais de celulares e notobooks são um grande perigo porque o material e acabamento são realmente uma porcaria, podem pifar, esquentar demais, queimar, explodir. São vendidas livremente em todos os sites com etiquetas falsas como se fossem originais e é bem difícil um leigo identificar. Eu apoio que a Dell e outros fabricantes façam o possível para garantir que os clientes só usem fontes originais, porém os preços são abusivos. Se os fabricantes praticassem preços razoáveis, tenho certeza que muitos clientes comprariam uma fonte original extra para deixar uma em casa e outra no trabalho.

          • Dell é um lixo, vida útil da bateria é uma bosta, estufa assim que acaba a garantia e para trocar é um via sacra!

              • Exatamente! Com 2 anos e pouco uso estragou. Um Asus anterior, com 7 anos de uso, a bateria durava quase 4 horas. Nova durava 7 a 7h30. Comprei uma bateria paralela no aliexpress e está melhor que a original da Dell. A original era 43wh a paralela diz que era 48wh, mas o Windows indicou como 43,6wh. Já está indo para 3 anos e ainda marca 39wh de capacidade. Próximo notebook, um Asus novamente.

              • O problema é que quando a fonte original estraga é muito difícil conseguir outra diretamente com o fabricante, restando as paralelas e confiar na "qualidade".

                  • Se você entrar em contato com eles e eles não tiverem as peças, peça uma loja parceira oficial que eles indicam, foi assim comigo, comprei um teclado novo em uma empresa se assistência que trabalha pra eles.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista