12 Junho 2022
Celulares com resistência à água são bastante comuns nos dias atuais, mas nem todos garantem uma boa resistência a quedas. Para quem precisa de um aparelho que realmente resista a condições mais extremas será preciso investir em um celular com certificação militar. Há diversas opções chinesas que podem ser importadas e uma recente que chamou a nossa atenção foi o S98 da Doogee. Um celular que vem com duas telas e câmera que enxerga no escuro. Ficou curioso para conferir a novidade? Então acompanhe a análise do TudoCelular.
O Doogee S98 vem em caixa quadrada preta e traz os seguintes acessórios:
- Carregador de 33W
- Cabo USB no padrão C
- Ferramenta especial para abrir a gaveta do SIM
- Película para tela
- Manual do usuário
Como qualquer celular robusto à venda por aí, o S98 é um aparelho grandalhão e pesado. Ele tem 15,5 mm de espessura, sendo o dobro do que vemos em modelos tradicionais atualmente e chega a pesar 320 gramas.
O intermediário chinês possui corpo feito em liga de alumínio mesclado com traseira de plástico rígido e espesso que garante alta resistência a impactos. Há certificação militar MIL-STD-810G e proteção contra água e poeira. A qualidade de construção robusta realmente deixa claro que você não precisa se preocupar em derrubá-lo.
O design foi caprichado para fugir do tradicional de celulares nesta categoria. O S98 possui uma tela circular na traseira que parece a de um smartwatch. Isso nos faz lembrar do Mi 11 Ultra da Xiaomi que vem com a tela da Mi Band na parte de trás e serve para ver as horas, conferir notificações e usar a tela secundária como guia para selfies.
As câmeras ficam alocadas ao redor da tela circular, e além do flash convencional de LED há um secundário do tipo infravermelho para auxiliar a câmera que enxerga no escuro. A Doogee incluiu um botão de emergência na lateral esquerda que serve para fazer uma ligação rápida ou ser usado para ligar a lanterna ou acessar o GPS.
A parte curiosa é que a empresa decidiu deixar o sensor de digitais separado do botão de energia na lateral direita. Ele acabou ficando em posição baixa e pode ser um pouco desconfortável de acioná-lo, mas funciona bem como deveria. Outro ponto a se comentar é que a gaveta dos chips e microSD é selada para não entrar água e precisa de uma ferramenta especial para ser aberta, que vem junto com o aparelho.
Na parte de conectividade temos Wi-Fi AC para redes 5 GHz, Bluetooth 5.1, NFC e rádio FM.
A tela é cercada por uma larga moldura, o que pode parecer defasado para os dias atuais, mas ainda é comum em celulares robustos focados em resistência. A borda mais espessa garante que o Gorilla Glass tenha maiores chances de sobreviver a quedas brutas sem quebrar. O entalhe no topo ainda é no estilo gota.
O S98 vem com painel LCD de 6,3 polegadas com resolução Full HD. O nível de brilho é bom, mas talvez não o suficiente para ser usado contra o sol. Pelo menos é um painel com alto nível de contraste, o que ajuda não apenas a termos preto mais escuro como também aprimora o ângulo de visão.
Há apenas um alto-falante que fica localizado na parte inferior do S98. A potência é decente, mas a qualidade sonora não é das melhores. O som distorce facilmente no máximo devido ao excesso de graves e agudos, enquanto os médios passam despercebidos na maior parte do tempo.
O S98 vem equipado com a plataforma Helio G96 da MediaTek, a mesma que equipa intermediários como o Redmi Note 11S e o Poco M4 Pro da Xiaomi. Aqui no modelo da Doogee temos 8 GB de RAM para ajudar no desempenho multitarefas e o aparelho realmente consegue manter muitos apps abertos em segundo plano, o que garante um bom desempenho no geral.
Em benchmarks, ele ficou perto do Infinix Note 8 com Helio G80 e Redmi 10 Prime com Helio G88, marcando próximo dos 200 mil pontos no AnTuTu. E nos jogos? No Call of Duty conseguimos boa fluidez na qualidade gráfica média com taxa de quadros no alto e alguns filtros ativados. Já o PUBG rodou com gráficos em HD e taxa de quadros também no alto com demais recursos ativados. O S98 não chegou a aquecer em nenhum momento.
Um dos motivos do S98 ser espesso e pesado está na sua bateria generosa de 6.000 mAh que garante ótima autonomia sendo possível ter carga para dois dias facilmente. A Doogee promete 10 horas de autonomia jogando ou vendo vídeos, o que é um rendimento muito bom para uma bateria de tal capacidade.
O carregador que vem na caixa entrega potência máxima de 33W e demora quase 1 hora e 40 minutos para encher totalmente a bateria. Pode parecer muito, mas há carregamento acelerado que tira vantagem de cargas curtas; 15 minutos na tomada recupera um quarto da bateria e com 30 minutos terá metade para usar.
O Doogee S98 tem conjunto fotográfico composto por três câmeras na traseira: a principal possui sensor de 64 MP, a secundária 20 MP com visão no escuro e a última com 8 MP e lente ultra-wide. A frontal possui 16 MP e traz sensor da Samsung.
Celulares chineses do tipo robusto estão mais preocupados com resistência do que com a qualidade fotográfica. Dito isto, não espere muito das fotos do S98, apesar de que ainda se sai bem em situações favoráveis de luz, mesmo à noite.
O HDR é bastante limitado, então tente evitar fotos com sol de fundo para não ter imagens estouradas. A ultra-wide entrega qualidade similar à principal, enquanto o modo retrato exagera demais no efeito e às vezes desfoca partes do corpo da pessoa.
Desfoque
Macro
Não há câmera dedicada para zoom e todo o processo é feito via software e como esperado a qualidade cai bastante ao aproximar o que está distante. O S98 até que vai bem em macros, por mais que não venha com câmera voltada para tal.
Zoom
E a câmera noturna? Ela é voltada para fotos e vídeos em situações com o mínimo de luz possível. A qualidade é similar à da câmera principal; não espere por imagens mais limpas, porém é possível enxergar pontos mais escuros que passam despercebidos pelo sensor maior.
Noturno
A frontal faz selfies decentes, desde que você não use o modo retrato. Como o software faz um desfoque muito agressivo, ele acaba gerando um borrão artificial e apresenta falhas consideráveis no recorte. Tudo fica com cara de montagem.
Selfies
A filmadora grava a no máximo 2K com a principal e Full HD com a noturna e frontal. A qualidade dos vídeos é decente, porém há queda na fluidez das filmagens em locais escuros. Falta estabilização eficiente, porém o foco e a captura de áudio estão dentro do esperado para a categoria.
O S98 sai da caixa com Android 12, o que é raro ver em celulares chineses que normalmente chegam com versão defasada do robozinho. Porém, nem tudo é perfeito no intermediário da Doogee e estava com pacote de segurança bastante atrasado quando testamos.
O sistema não possui muitas modificações e vem basicamente com o essencial para usar, com a diferença dos atalhos que podem ser configurados para o botão extra na lateral esquerda ou as customizações do relógio para a tela secundária na traseira. O pequeno visor circular também exibe notificações e alertas de alarme.
Celulares robustos como o S98 normalmente não são lançados oficialmente por aqui. Se você pretende importar, então encontrará diversas alternativas ao modelo da Doogee. Para aqueles que preferem algo nacional ou que seja resistente porém menos tijolão, há o XCover Pro da Samsung.
O intermediário coreano também tem resistência à água e aguenta fortes impactos. Seu processador é um pouco mais fraco e com isso temos desempenho abaixo do S98. A bateria menor também entrega autonomia inferior, mas como é removível você pode ter uma extra quando viajar e assim não depender de tomadas. Por fim, as câmeras do XCover Pro são um pouco melhores, apesar de não ter o diferencial de ver no escuro.
Pontos fortes
- Alta resistência a impactos
- Bom desempenho
- Bateria dura muito
Pontos fracos
- Experiência multimídia
- Grande e pesado
- Modo retrato artificial
Custo-benefício bacana para quem está apenas procurando um celular resistente
Embalagem traz apenas o essencial, mas vem com película extra para a tela
É um celular grande, muito espesso e pesado; será desconfortável para algumas pessoas
Seu Android tem poucas modificações, sendo bastante intuitivo
Tela e som poderiam ser melhores, mas multimídia não é foco de celulares resistentes
É um bom celular resistente que tem como extras a tela secundária na traseira e a câmera que enxerga no escuro
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Doogee S98