» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preo Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponvel.

Huawei Mate 20 Pro

Review
Custo - benefcio
Embalagem e caractersticas
Comodidade
Facilidade de uso
Multimdia
Votao Geral

O Mate 20 Pro chegou ao mercado no final de 2018, sendo este o "verdadeiro flagship" da gigante chinesa, já que a linha P20 conta com o mesmo chipset Kirin 970 entregue na família Mate de 2017. Ele traz tudo de mais avançado que a Huawei possui em tecnologia atualmente, e veremos se ele realmente supera o P20 Pro que analisamos anteriormente.

O modelo não é nada barato, sendo vendido oficialmente por € 1.049 no mercado internacional, o que o coloca no mesmo patamar (ou até um pouco acima) ao que é cobrado por rivais como Galaxy Note 9 e iPhone XS Max. Aos que desejam importar, a versão com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento pode ser encontrada na Banggood por aproximadamente R$ 3.970, sendo necessário considerar ainda frete, impostos e demais encargos da importação.

Acessrios

O Mate 20 Pro vem embalado em uma caixa bem organizada e feita em materiais de qualidade, contando com os seguintes acessórios em seu interior:

  • Carregador com potência máxima de 40W
  • Adaptador de USB-C para P2, para fones de ouvido
  • Fones de ouvido com conexão USB-C
  • Manuais, termos de garantia e guias de uso
  • Chavinha para abrir a gaveta híbrida do cartão SIM

Infelizmente, nada de capinha protetora ou película por aqui, o que seria muito bem-vindo se considerarmos que outros modelos já contam com os "mimos" por padrão e custam bem menos.

Design e construo

O Mate 20 Pro tem design elegante com corpo de metal e traseira em vidro. Além de cores chamativas, a empresa adota um padrão de pintura diferenciado. Ao olhar para a traseira chama a atenção ver todas as câmeras agrupadas em formato quadrado. Enquanto na lateral vemos um botão de energia colorido, no estilo linha Pixel.

O Mate 20 tem tela plana, enquanto o Pro traz bordas curvas no estilo dos flagships da Samsung. No mais básico temos um entalhe de gota que abriga apenas a câmera frontal, já no Pro há um entalhe mais convencional que traz um alto-falante maior, câmera de infravermelho e iluminador para aprimorar o desempenho e segurança com biometria facial 3D.

Além disso, o Mate 20 Pro também conta com leitor biométrico abaixo da tela. Este não é o primeiro smartphone da empresa a oferecer esta tecnologia, mas Huawei promete que seu leitor biométrico é mais ágil que o da concorrência.

Ele realmente responde bem, mas achamos que a posição mais pro centro da tela não ficou muito conveniente, já que o aparelho não é pequeno e pode ser desconfortável de usar para alguns.

Diferente do seu antecessor ou mesmo do P20 Pro, o novo flagship da fabricante chinesa conta com slot para expansão do armazenamento, mas usa um novo padrão de cartão de memória que tem formato de nano SIM, e que ainda é difícil de encontrar no mercado.

Tela e som

O Mate 20 Pro traz tela AMOLED de altíssima resolução, mas a empresa não usa painel da Samsung. A Huawei decidiu recorrer a uma rival chinesa da sul-coreana.

A qualidade da imagem é muito boa, vindo no modo Vívido por padrão, que deixa as cores mais bonitas na tela. Para quem não curte, há o modo padrão com cores mais equilibradas.

O painel da fabricante chinesa traz suporte a HDR10, mas não entrega preto absoluto que vemos nas telas da Samsung. Isso compromete um pouco o contraste, mas muitos nem deve perceber a diferença.

O aparelho conta com duplo alto-falante para entregar som estéreo, mas a Huawei decidiu jogar a segunda saída de som para dentro da entrada USB-C. A empresa alega que isso amplifica a potência sonora. O resultado é interessante, mas o som ficará abafado quando você estiver recarregando a bateria, por exemplo.

Desempenho e jogos

Aqui temos o avançado chipset Kirin 980, sendo este o primeiro com fabricação de 7 nm entre os modelos Android. Ele não é apenas potente, mas promete ótima autonomia.

O que percebemos logo de cara é como o Mate 20 Pro entrega excelente desempenho, sendo ainda mais rápido que o OnePlus 6T, que era até então o Android mais veloz que passou pelo TudoCelular.

Em benchmarks, no entanto, o Mate 20 Pro não empolga, ficando abaixo dos recentes iPhones e de vários Android top de linha com Snapdragon 845, especialmente em testes que envolvem a GPU Mali G76.

O desempenho em jogos é bom com o aparelho, ainda mais quando o modo Turbo entra em ação para entregar 60 fps. Infelizmente, poucos jogos são compatíveis, no momento. Além disso, ele não conseguiu rodar o Vainglory, o que pode ser uma incompatibilidade com o Kirin 980, e isso pode afetar também outros títulos.

Cmeras

O Mate 20 Pro mantém a mesma câmera de 40 MP do P20 Pro. O que muda é que o sensor secundário deixa de ser monocromático e ganha lente grande angular. Já a terceira câmera continua sendo do tipo teleobjetiva, oferecendo zoom óptico de 3x ou 5x híbrido. Além disso, há o modo 0,6x, que usa a lente grande angular para fazer captura em macro.

As fotos capturadas no modo automático apresentam ótima reprodução de cores e baixo nível de ruídos. A faixa dinâmica é ampla e entrega bons resultados com o HDR ativado. No entanto, percebemos uma menor nitidez nos cantos das fotos, além de um nível acentuado de aberração cromática.

A inteligência artificial está mais apurada no Mate 20 Pro e consegue reconhecer o cenário mais corretamente que o P20 Pro. Há o modo noturno para cenários com pouca iluminação, mas aqui é preciso ter paciência e segurar o celular firme por vários segundos ou a qualidade pode ser comprometida.

O Mate 20 Pro oferece vários modos para câmera, incluindo controle de abertura e até um modo subaquático para capturar fotos embaixo d’água. Afinal, o aparelho tem certificação IP68. Há também vários ajustes manuais que dão total controle ao usuário sobre a câmera.

Já a frontal faz um trabalho decente na captura de selfies, enquanto você mantiver o celular próximo de você. O modo embelezamento está sempre presente, mesmo quando você configura para o valor mínimo. O modo retrato funciona apenas quando algum dos efeitos disponíveis é selecionado. O resultado é muito bom, mas esta limitação é um ponto negativo.

Assim como o P20 Pro, o Mate 20 Pro não grava em 4K a 60 fps. A estabilização não é das melhores, assim como o nível de detalhes que deixa a desejar. E dependendo do cenário, as cores pecam em contraste. A qualidade do áudio, no entanto, é bastante boa.

Bateria

Se tem um ponto que o Mate 20 Pro manda muito bem é em bateria, algo que já havíamos visto no Mate 10 Pro e também no P20 Pro. O processador fabricado em 7 nm realmente faz diferença aqui. O flagship chinês entrega ótima autonomia, sendo possível usá-lo por dois dias sem precisar recarregá-lo.

E a melhor parte é que o carregador turbo faz com que o aparelho precise de apenas 1 hora para ter sua bateria completamente recarregada, entregando 70% com apenas 30 minutos na tomada.

O Mate 20 Pro também tem suporte a carregamento sem fio reversível. Isso quer dizer que você pode usar o smartphone para recarregar a bateria do seu smartwatch, por exemplo.

Software

Aqui temos o Android altamente modificado pela Huawei, que têm suas limitações, mas entrega ótimo desempenho com animações ágeis. É possível ocultar o entalhe no topo da tela, além de fazer algumas modificações visuais com o uso de temas.

Ele vem com uma quantidade relativa de aplicativos pré-instalados, incluindo um de controle remoto, já que o aparelho tem sensor de infravermelho no topo.

O Mate 20 Pro já conta com Android 9 Pie e a empresa vem tentando manter seus produtos atualizados, sendo mais rápida que muitas rivais neste aspecto.

Vale a pena?

O Mate 20 Pro combina design extremamente elegante com alta velocidade tanto na abertura de apps quanto em jogos, além de bateria de longa duração, chegando a superar intermediários e ficando bem acima do que temos em média dentre os flagships. Por mais elogiada que seja sua câmera, porém, ela ainda deixa a desejar para alguns rivais como iPhone XS ou Pixel 3.

No geral ele é um ótimo smartphone topo de linha, mas tem um preço muito salgado, sem falar que não é vendido oficialmente por aqui, neste momento. Para quem busca o Android mais rápido e bateria para o dia inteiro com folga, o Mate 20 Pro é indicado. Mas se está buscando a melhor câmera possível, poderá ficar um pouco decepcionado.

Pontos positivos

  • Android mais rápido da atualidade;
  • Ótima autonomia de bateria;
  • Carregamento ultrarrápido;
  • Interface com bons diferenciais, fluida e com animações rápidas;
  • Certificação IP68, rara em modelos chineses.

Pontos negativos

  • Câmera é boa, mas nem de longe alcança expectativas criadas por alguns;
  • Preço salgado a se pagar em um importado;
  • Expansão de memória via nanoSD, ainda muito limitado em termos de comercialização.
Avaliao final do Tudocelular
Custo - benefcio

O Android mais rpido da atualidade tambm o de melhor autonomia, mas cobra caro por isso.

Embalagem e caractersticas

Huawei capricha na embalagem, incluindo um carregador extremamente potente e bons fones de ouvido. Faltou s uma capinha protetora.

Comodidade

Por ser um aparelho com tela de 6,4 polegadas, no se espera que o Mate 20 Pro seja o mais indicado para quem tem mos pequenas, mas o bom aproveitamento frontal ajuda.

Facilidade de uso

Interface EMUI entregue na linha Mate bem intuitiva, incluindo gaveta de apps e atalhos que facilitam a vida, sem atrapalhar na performance.

Multimdia

Temos uma boa tela AMOLED, que apesar de no entregar o mesmo preto absoluto encontrado em painis da Samsung d conta do recado, e um sistema de udio competente, porm a opo por alocar a sada inferior de som na porta USB-C no foi das mais acertadas. Uma porta P2 tambm faz falta.

Votao Geral

O Mate 20 Pro merece estar no ranking dos melhores modelos de 2018, entregando um conjunto praticamente impecvel. Seu preo salgado, cmeras que no so to boas quanto o anunciado e pequenos deslizes como a sada inferior de som acabam tirando alguns pontos, mas nada que consiga ofuscar o timo conjunto oferecido pela Huawei.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Huawei Mate 20 Pro

Aviso de preo
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notific-lo quando este produto estar disponvel online