» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
2.609

Huawei Nova 5T

Review
Custo - benefcio
Embalagem e caractersticas
Comodidade
Facilidade de uso
Multimdia
Votao Geral

O Nova 5T é a aposta mais recente da Huawei para o mercado nacional. Ele é uma variante do Honor 20, sendo o último lançamento da marca a ainda contar com suporte ao Google Play Services. Com preço de lançamento de R$ 3 mil, o Nova 5T chega para brigar com os top de linha das rivais, mas custando menos. Vale pagar tudo isso nele ou tem alternativas melhores? É isso que você confere nesta análise completa do TudoCelular.com.

Acessrios

O Nova 5T vem em caixa branca com o nome do aparelho estampado na tampa. Em seu interior você encontrará:

  • Carregador com carregamento rápido SuperCharge de 22,5W
  • Cabo USB-C em uma ponta e USB-A em outra
  • Fone de ouvido
  • Capinha de silicone
  • Manual do usuário
  • Chavinha da gaveta do cartão SIM
Design

Diferente de Samsung que vem apostando em celulares caros com acabamento de plástico, ou “Glasstic” com chama a coreana, o Nova 5T tem corpo de alumínio com traseira em vidro. Claro que alguns cortes foram feitos para oferecer um produto mais acessível, então esqueça certificação IP de proteção contra água ou biometria na tela.

Um detalhe curioso é que o sensor de luz e proximidade ficam no topo do aparelho e alguns podem acabar confundindo com um sensor de infravermelho. É um local estranho, mas o que importa é que funciona bem.

Além de boa qualidade de construção, o Nova 5T apresenta poucas bordas e o furo na tela fica bem próximo do canto superior esquerdo, o que distrairá menos a sua atenção. O leitor biométrico fica na lateral para você acessar com seu polegar direito e funciona bem, sendo bastante rápido. O problema fica para quem é canhoto que vai sofrer um pouco para usar a digital aqui.

O pequeno alto-falante no topo da tela esconde um LED de notificações, mas este só exibe duas opções de cores: verde ou vermelho. E se você procura por entrada para fones de ouvido, vai ficar decepcionado com o Nova 5T.

Tela e som

Outro ponto que pode ser negativo para alguns é a ausência de tela OLED. A Huawei acabou economizando e adotou um painel IPS LCD de 6,2 polegadas com resolução Full HD+. É nesse ponto que você esquece que o Nova 5T é um flagship. Sua tela é boa, mas não tem nada de especial. O brilho é só mediano, mas o nível de contraste é bom.

A tela exibe cores saturadas por padrão e deixa o branco levemente azulado. Isso pode ser corrigido alternando entre os perfis de calibração de tela. Se quer cores mais próximas da realidade, então é o perfil Normal que deve escolher.

A Huawei poderia ter habilitado o alto-falante de chamadas para servir como canal secundário, o que não apenas ajudaria a oferecer som estéreo, como também contribuiria para um som mais potente. O único alto-falante na parte inferior entrega bom som, mas basta forçar o volume para haver distorção.

O fone de ouvido lembra bastante o da Apple e é igualmente desconfortável. A qualidade sonora é decente, mas não no nível do que temos na linha Galaxy S.

Desempenho

Em hardware, a Huawei não economizou. Incluiu no Nova 5T o mesmo chipset presente no P30 Pro, que ainda é um dos mais rápidos que passaram pelo TudoCelular. Infelizmente, a fabricante chinesa não repetiu o mesmo feito com este. O 5T até entrega bom desempenho, mas poderia ser melhor.

Você pode ativar o modo desempenho que força o Kirin 980 ao máximo. Isso faz o celular esquentar, mas em troca ele fica um pouco mais rápido e consegue números maiores em benchmarks. Na prática nem vale muito a pena, já que o consumo de bateria também aumenta.

Modo padrão


Modo desempenho


Em jogos temos o mesmo desempenho do P30 Pro, o que já era esperado diante do mesmo hardware e resolução de tela. Todos os games que testamos no Nova 5T rodaram liso e o aparelho não chegou a esquentar, exceto se você forçar com o modo desempenho ativado.

Cmeras

O Nova 5T possui quatro câmeras. Três delas ficam no bloco saltado, sendo a principal, a grande-angular e um sensor de profundidade. A quarta ficou alocada ao lado das informações sobre o sensor principal e tem lente macro para fotografar de perto.

Como é comum em celulares com câmera de 48 MP, o Nova 5T também comprime quatro pixels em um só para reduzir o tamanho das imagens sem perda de qualidade. E a depender do cenário, tirar fotos na resolução máxima resulta até em piores fotos. Então deixe no modo padrão que é melhor.

12 MP | 48 MP



A câmera principal do Nova 5T consegue capturar ótimas fotos de dia. Ela supera com folga a maioria dos intermediários premium que testamos e briga com diversos flagships. Até comparamos com o Galaxy Note 10 Plus, que é o nosso rei em câmera atualmente, e o modelo chinês não faz feio.

Existe inteligência artificial que aprimora a claridade de fotos realçando alguns detalhes. Quando ela acerta realmente faz diferença, mas na maior parte do tempo será inútil. Há um atalho de zoom 2x no aplicativo, mas por falta de lente teleobjetiva, o Nova 5T apenas faz um corte na foto para aproximar o que foi fotografado.

Normal | Grande-angular



A lente grande-angular permite capturar mais de cenários em troca de menos detalhes e cores um pouco distorcidas. Isso acontece mais com tons de azul, como o céu que fica bastante artificial. À noite, você terá fotos mais escuras com essa câmera e quantidade superior de ruídos.

A macro tem apenas 2 MP de resolução, então não espere fotos com detalhes impressionantes. Dá para quebrar o galho, desde que você respeite a distância de 4 cm do objeto. Por não ter foco automático, qualquer distância além dessa resultará em imagens desfocadas.

Macro



Fotografar à noite resultará em fotos escuras. Há modo noturno que ajuda a enxergar melhor em troca de excesso de ruídos. Já vimos resultados melhores como nos intermediários da Motorola e comparado ao modo noturno do Note 10 Plus, a diferença é enorme.

Porém esse modo é bastante útil ao fotografar dentro de casa. Ele combina várias imagens para resultar em uma foto com mais detalhes. Demora alguns segundos e você pode até interromper o processo, mas vale a pena esperar.

Normal | Noturno | Noturno Galaxy Note 10 Plus



A frontal de 32 MP impressiona e até faz um melhor trabalho que alguns celulares mais caros. Isso quando há uma boa fonte de luz. Selfies à noite já perdem nitidez, mas ainda assim você terá boas fotos para publicar no Instagram. O desfoque de fundo é bom e apresenta poucas falhas, mas sacrifica o HDR para isso.

A filmadora tem qualidade inferior às fotos. O foco poderia ser mais ágil, ficando ainda mais lerdo à noite. Há apenas estabilização eletrônica e ela fica sempre ativa. O resultado é bom, mas já vimos melhores nessa faixa de preço. A captura de áudio também é boa.

Selfie Nova 5T | Selfie Note 10 Plus


Desfoque



Bateria

Para dar conta do hardware do Nova 5T temos uma bateria de 3.750 mAh. Em nossos testes ela apresentou autonomia apenas mediana. Em uso moderado terá carga para o dia todo, precisando recarregar novamente apenas quando você for dormir.


Agora se for jogar, ver muitos vídeos no YouTube ou tirar selfies o tempo inteiro, terá que realizar uma segunda carga no início da noite. Pelo menos o carregamento acelerado e o carregador potente ajudam e você precisará esperar 1h17 para ter 100% da bateria recuperada. Com meia hora na tomada já terá metade da bateria para usar.


Não é tão rápido quanto o P30 Pro, mas é um tempo muito mais baixo que alguns flagships mais caros entregam.

Software

O que pode afastar muita gente dos recentes lançamentos da Huawei é a ausência do Google Services, o que permite baixar aplicativos na loja do Android e usar os diversos apps e serviços do Google.

Este não é um problema para o Nova 5T. Apesar de ter chegado ao mercado ainda com o Android Pie, a Huawei já liberou a atualização para o Android 10 com a EMUI 10 aqui no Brasil. Apenas o pacote de segurança que ainda é antigo e data de janeiro.

Chegamos a testar nas duas versões e não notamos diferença no desempenho ou bateria. Apenas alguns benchmarks que tiveram queda na pontuação, como o AnTuTu. Já em termos de recursos você terá os mesmos de outros da Huawei com EMUI 10. E se sentiu falta de uma gaveta de apps, pode ativá-la nas configurações.

Rivais

O Nova 5T vale seu preço ou tem opções melhores? Na mesma faixa de preço é possível encontrar o Galaxy S10 Lite e o Zenfone 6. O modelo da Samsung entrega desempenho similar com bateria melhor e câmeras inferiores. O da ASUS é um pouco mais rápido, bateria também dura mais e tem câmeras equiparáveis.

O P30 Pro custa quase mil reais a mais, mas entrega melhor conjunto no geral. Ele é superior em tudo, o que faz com que o Nova 5T esteja mais para um intermediário premium do que um flagship da marca. Ele pode não ser rápido como o iPhone 11 ou ter a câmera do Note 10 Plus, mas estes são celulares bem mais caros.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Qualidade de construção
  • Desempenho em jogos
  • Carregamento ágil
  • Boas câmeras

Pontos fracos

  • Tela com brilho mediano
  • Falta som estéreo
  • Autonomia de bateria poderia ser melhor
  • Câmera poderia ser melhor à noite
Avaliao final do Tudocelular
Custo - benefcio

Seu preo de lanamento bom e ficar ainda mais interessante nos prximos meses

Embalagem e caractersticas

Embalagem bsica traz capinha e fone de ouvido (algo raro em celulares chineses)

Comodidade

um celular de vidro que escorrega fcil, pelo menos vem capinha de brinde

Facilidade de uso

Software da Huawei no dos mais intuitivos, mas responde bem aos comandos

Multimdia

Tela IPS LCD de qualidade, mas poderia ter brilho mais forte. Faltou som estreo para completar a experincia multimdia.

Votao Geral

O Nova 5T tem preo justo de lanamento e oferece um bom conjunto

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Huawei Nova 5T