» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
711

LG X style

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Introdução e unboxing

O X Style é mais um membro dentro da linha X de intermediários lançada em 2016 no Brasil. O seu diferencial contra os demais é trazer um design mais caprichado. No entanto, o aparelho oferece corpo em plástico sem muitos atrativos, talvez tendo como grande motivação de compra a sua bateria removível, algo que vem sendo extinto em smartphones.

A embalagem do X Style segue o mesmo design de outros membros da linha X. Enquanto o X Screen traz tons de cinza, este modelo da LG apresenta tons de rosa na parte exterior. E assim como os demais, aqui temos apenas o essencial para usar o aparelho: um carregador de parede, cabo microUSB e fone de ouvido.

Diferente dos acessórios do X Screen que são na cor branca, os que acompanham o X Style são na cor preta. É um mero detalhe, mas você não verá o cabo USB amarelar com o tempo, o que ajudará a conseguir um preço maior na hora da revenda.

Design e construção

A tentativa da LG com o X Style é oferecer um celular com design diferenciado. Para isso, a empresa sacrificou a bateria do aparelho para deixá-lo mais fino do que outros intermediários do mercado. Aqui temos um corpo de 6,7 mm de espessura, que apesar de ser um detalhe chamativo, é o mesmo valor encontrado no X Cam.

A tampa traseira é removível, o que permite ter acesso à bateria e também aos dois slots para cartão SIM e microSD. Por ter bordas curvas, o smartphone intermediário da LG oferece ótima ergonomia, sendo bastante confortável de se usar.

No entanto, ele apresenta dimensões um pouco além de outros aparelhos com tela de 5 polegadas, sendo 144,8 mm de altura por 71,4 mm de largura. O X Style acaba exagerando um pouco na largura das bordas superior e inferior. De qualquer forma, por ser de plástico, ele pesa apenas 136 gramas.

A lateral tem acabamento que imita aço escovado, o que reforça a elegância pretendida pela fabricante neste modelo. No lado esquerdo temos as teclas para controle de volume, do lado direito o botão para ligar/desligar, na parte superior um microfone para cancelamento de ruídos, enquanto na parte inferior vemos a entrada para fones de ouvido, microUSB e microfone para chamadas.

Tela e som

O LG X Style conta com tela HD de 5 polegadas com painel IPS LCD. Apesar de ser uma boa tela em termos de contraste e definição de cores, ela apresenta um brilho muito abaixo da média do mercado. Em testes realizados pelo TudoCelular com ajuda de um luxímetro, registramos o brilho máximo de tela com fundo branco em 270 lux, enquanto outros aparelhos chegam facilmente a 500 lux.

A pior parte é que quando o celular começa a esquentar o software limita o brilho máximo para 90%, tornando a tela ainda mais escura. Desta forma, usar o LG X Style em ambiente externo, especialmente sob luz solar direta, torna-se praticamente impossível.

O aparelho conta com alto-falante na traseira, o que abafa o som ao ser deixado sobre a mesa. O volume é razoável e entrega até uma qualidade decente de áudio, desde que não seja colocando no máximo quando ficam perceptíveis as distorções.

Hardware e desempenho

LG decidiu economizar no hardware do aparelho ao colocar o chipset Snapdragon 212, o mais fraco dentro da atual linha de produtos da Qualcomm. Apesar de oferecer um processador quad-core com velocidade máxima de 1,3 GHz, sua GPU Adreno 304 é muito fraca para rodar jogos na resolução HD.

Em benchmarks temos os seguintes resultados:

  • AnTuTu: 23.730 pontos
  • GeekBench: 429/1.021 pontos
  • GFX Bench: 2,4/1,1 FPS (Manhattan) e 5,6/3,3 FPS (T-Rex)
  • 3D Mark: 4.321 pontos (Ice Storm Unlimited)

Para quem é vidrado em testes sintéticos, o LG X Style consegue uma pontuação já esperada para um smartphone básico. O maior problema mesmo está no desempenho em jogos. O aparelho roda Asphalt 8 com média de 15 quadros por segundo, o que atrasa o tempo de resposta dos toques na tela.

Modern Combat 5 é ainda mais crítico, com média de inacreditáveis 4 fps, o que torna praticamente impossível jogar este game da Gameloft no X Style; e mesmo jogos mais leves como Subway Surfers ficam abaixo de 30 fps.


Em uma abordagem mais prática, abrimos 12 aplicativos em seguida, sendo o primeiro deles o de relógio para iniciarmos o cronômetro. A ordem de abertura dos aplicativos é a seguinte: Câmera, Galeria e Configurações, apps nativos, e outros baixados da Play Store, como o Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Modern Combat 5. Por aqui, realizamos dois ciclos de abertura dos aplicativos na mesma ordem, contando apenas as "voltas" no cronômetro nativo.

O aparelho da LG precisou de 3 minutos e 28 segundos para abrir todos os apps citados. Este é um resultado muito abaixo do esperado para um aparelho intermediário, o que mostra que o chipset Snapdragon 212 é muito fraco para os padrões atuais. Além disso, ter apenas 1,5 GB de RAM não ajuda aqui, onde o modelo levou ainda mais tempo na segunda rodada, precisando de 4 minutos e 1 segundo.

Bateria

O LG X Style conta com bateria de 2.020 mAh, um valor pouco para os dias atuais. A empresa acabou reduzindo a bateria para entregar um celular fino, desta forma, não espere por uma autonomia empolgante aqui.

Usando o carregador de 0,85A que vem com o smartphone, você precisará de 2 horas e meia para recarregar a bateria. Em testes realizados pelo TudoCelular foi possível usar o X Style por 9 horas e meia, com um total de 4 horas e meia de tela ligada. Desta forma, ao tirar o celular da tomada às 7h da manhã, ele descarregará antes do final do dia.

Realizamos 7 ciclos de testes que incluíram:

  • 42 minutos de navegação no Chrome;
  • 210 minutos de WhatsApp, Spotify, Music Player, Video Player e YouTube (42 minutos cada);
  • 42 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Modern Combat 5, Injustice, Asphalt 8, Candy Crush Saga);
  • 42 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (14 minutos cada);
  • 28 minutos de chamadas de voz via 3G;
  • O app que mais devorou bateria foi o YouTube;
  • O app que consumiu menos bateria foi o WhatsApp.

A boa notícia está no fato da bateria do aparelho ser removível. Desta forma, você pode levar uma bateria adicional no bolso ou na mochila e realizar a troca quando o aparelho descarregar no meio da tarde.

Câmera

Diferente dos demais aparelhos da linha X, o Style conta com um conjunto de câmeras bastante básico. Na traseira temos um sensor de 8 megapixels capaz de gravar na resolução HD. Na parte frontal há um sensor de 5 megapixels também capaz de gravar em HD.

O aparelho capta áudio estéreo em vídeos, mas não conta com estabilização de imagem. Desta forma, os vídeos acabam saindo bastante tremidos. O flash em LED é razoavelmente potente, o que permite tirar fotos de um grupo de amigos sem que nenhum saia totalmente no escuro.

O software da câmera é igualmente básico como o hardware. É possível usar dois modos de interface: um que precisa apenas tocar na tela para que a foto seja tirada e outro tradicional que usa o botão de disparo. O X Style até consegue capturar boas fotos, mas nada que se destaque, ficando abaixo dos outros membros da linha em qualidade de imagem.

A câmera oferece modo panorâmico, timer com opções de 3s e 10s, além de comandos por voz para captura de fotos. Há também dez opções de filtros para aplicar e compartilhar diretamente nas redes sociais usando atalhos oferecidos na própria câmera do aparelho.

Android 6.0.1 Marshmallow

Assim como os demais membros da linha X, o Style vem com Android 6.0.1 e versão modificada pela fabricante com LG UX. A última atualização liberada para o aparelho no final de 2016 trouxe o pacote de correções do Android referente ao mês de novembro. Não espere pelo Nougat no X Style, já que a LG nunca deu atenção aos seus smartphones mais básicos.

Aqui temos os mesmos recursos presentes em outros aparelhos básicos da empresa com Marshmallow, como o modo leitura que deixa o branco da tela amarelado para reduzir a fadiga visual, e a possibilidade de adicionar outros botões na barra de navegação. Mesmo sem muitos recursos adicionais para oferecer, o usuário ficará com apenas 300 MB de RAM livre.

O aparelho à venda no Brasil vem com 16 GB de armazenamento, mas o sistema devora 5,8 GB desse total. Apesar de ter cartão microSD para expandir o armazenamento, não é possível mover todos os jogos ou apps para a memória externa, o que limita um pouco para quem curte ter vários jogos instalados.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes:

  • Bela tela IPS HD
  • Boa ergonomia
  • Traseira removível
  • Dual SIM + microSD

Pontos fracos:

  • Brilho máximo da tela
  • Baixo desempenho em jogos
  • Mau gerenciamento de RAM
  • Baixa autonomia de bateria
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Intermediário da LG peca nos pontos mais importantes: tela, desempenho, câmera e bateria.

Embalagem e características

Embalagem básica vem apenas com o essencial: carregador, cabo USB, fone de ouvido e manual de instruções.

Comodidade

Aparelho é compacto e apresenta boa pegada, o que o torna confortável de ser usado.

Facilidade de uso

Interface da LG é a mesma presente em outros aparelhos da empresa com Marshmallow, mas a lentidão atrapalha um pouco o uso.

Multimídia

Tela tem brilho abaixo da média, além de bateria que rende pouco, o que limitará o entretenimento no X Style.

Votação Geral

Diante de tantos contras, realmente é difícil recomendar o LG X Style. Na sua faixa de preço há opções mais interessantes.

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o LG X style