» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
989

LG K41S

Review
Custo - benefcio
Embalagem e caractersticas
Comodidade
Facilidade de uso
Multimdia
Votao Geral

Quando você me pede uma indicação de celular bom e barato o primeiro que me vem à cabeça é o K40s. O básico da LG fez sucesso no Brasil por entregar um conjunto equilibrado e custando menos que os concorrentes da Samsung e Motorola. Agora temos o seu sucessor disponível no Brasil, que chegou por R$ 1.299. O que ele traz de novo? E vale a pena pagar isso por ele? São essas perguntas que responderemos nesta análise completa do TudoCelular.

Acessrios

O K41S tem embalagem similar aos demais da nova linha básica da LG. Além do celular você receberá os seguintes acessórios:

  • Carregador de 10W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Chavinha para gaveta do SIM/MicroSD
  • Guia do usuário
  • Capinha de silicone
  • Fone de ouvido básico
Design e construo

O K41s está maior do que seu antecessor. A LG decidiu deixar o seu novo basicão do mesmo tamanho dos demais smartphones da linha K. Essa é uma péssima notícia para quem busca um aparelho mais compacto e atualmente está difícil encontrar um bom celular que não seja um phablet.

Ele continua com corpo feito em plástico e seu design é muito parecido com o de antes. Aliás, ele parece muito um K50s com uma câmera a mais. Enquanto o K51s e K61 trazem furo na tela para câmera frontal, o mais simples da família ainda continua com entalhe em formato de gota.

Pelo menos a porta micro USB foi substituída por uma USB-C, mas Wi-Fi 5 GHz, NFC e giroscópio ficam de fora do conjunto. A certificação militar foi mantida para garantir a mesma resistência contra impactos de antes, só que a LG decidiu incluir uma capinha na caixa para proteger seu celular.

Realmente não há muitas novidades da parte de fora e o que deve chamar a atenção é o número de câmeras, que agora são quatro. O leitor biométrico fica localizado logo abaixo das câmeras, funciona bem e raramente falha.

Tela e som

O K40s tem uma boa tela LCD e podemos dizer o mesmo do K41s. Assim como antes, LG poderia ter escolhido um painel com brilho mais forte para ajudar na visibilidade em dias ensolarados. Pelo menos sua tela entrega brilho superior ao K51s, que é o mais fraco da linha neste ponto.

A reprodução de cores é boa, mas não espere tons vibrantes como vemos nas melhores telas IPS ou nas AMOLED da Samsung. O ângulo de visão é decente e o contraste está dentro do aceitável para um aparelho de entrada.

O som do K41s segue igual ao de antes. O seu único alto-falante na parte inferior entrega som mono com potência decente e baixa distorção quando o volume está no máximo. Não é um áudio equilibrado, mas é comum aparelhos de entrada terem grande foco nos agudos.

O fone de ouvido é o mesmo presente nos demais da linha K. Ele tem qualidade sonora limitada e até suporte a DTS:X Surround, mas não espere milagres. Servirá para ouvir músicas enquanto você adquire um fone melhor.

Desempenho

LG vem reaproveitando o Helio P22 desde o K12 Plus. É um chip básico e que mostra que já está defasado para um lançamento de 2020, mas ainda é uma melhor opção que o P35 usado no K51s e K61.

Curiosamente, ele foi mais lento que o K40s em nosso teste padronizado de velocidade, o que mostra que seu software não está tão bem otimizado quanto deveria. Isso é justificado em testes sintéticos de benchmarks, onde temos a mesma pontuação do modelo anterior.


E jogos? Como temos a mesma GPU PowerVR GE8320 na mesma resolução de tela já era esperado desempenho similar entre as duas gerações. O K41s é um celular para quem busca jogos casuais. Ele apresenta lag em vários títulos como Asphalt 9 ou PUBG. É possível jogar games atuais com gráficos no mínimo e a bateria entrega jogatina por várias horas.

Cmeras

Chegamos no ponto que mais chama a atenção no K41s: o seu conjunto com quatro câmeras. LG manteve o sensor de 13 MP de antes, assim como a ultra-wide de 5 MP. As novidades são a câmera com lente macro e a que cuida do desfoque de cenários.

Então temos a mesma câmera principal com o hardware de antes e como esperado há a mesma qualidade fotográfica. O K40s é um dos melhores básicos em câmera e o novo mantém o seu legado. Em dias ensolarados terá fotos com cores agradáveis, bons detalhes e HDR que faz o seu devido trabalho.

Principal | Ultra-wide




A inteligência artificial pode até ajudar em alguns cenários, mas muitas vezes deixa as fotos piores. A secundária com lente grande-angular captura boas fotos. A qualidade é inferior à principal, mas vale a pena usar para ter mais espaço para capturar tudo na foto.

O K41s não é um celular para fotografar à noite e nenhum básico chega a ser, porém ele faz menos feio que muitos rivais. Só não espere muito da segunda câmera que esta sofre bastante com ruídos e texturas de baixa qualidade em locais mais escuros.

Normal | IA



Macro




Mas vamos falar das novidades agora. A câmera macro até consegue registrar fotos decentes, mas como sua distância focal é maior do que esperamos, você não conseguirá chegar muito próximo do que deseja fotografar. No final, acaba sendo uma câmera extra que não tem muita utilidade.

Já a de desfoque é praticamente inútil. Ela tende a errar o que deve ser desfocado e você precisará tirar a mesma foto mais de uma vez até que a câmera entenda o que você quer.

Selfie | Modo retrato




A frontal teve a resolução reduzida de 13 para 8 MP, mas, felizmente, a qualidade não chegou a ser comprometida. O K41s ainda consegue registrar boas selfies, seja ao céu aberto ou dentro de casa. Ao tirar fotos com brilho forte de fundo resultará em imagens com luz estourada. Esse é um mal que foi herdado do seu antecessor. O modo retrato continua fazendo o mesmo trabalho de antes: erra um pouco, mas funciona bem para um celular básico.

A filmadora grava vídeos em Full HD com a câmera principal, ultra-wide e frontal. A qualidade é decente e os tremidos não são tantos. A parte curiosa é que o K41s tem foco mais ágil que os modelos mais caros da linha. Ele também captura áudio de melhor qualidade, o que não faz o menor sentido. Filmar à noite é complicado com o K41s, especialmente com a câmera com lente mais ampla e a frontal. Você terá vídeos escuros e com muitos ruídos.

Bateria

Por falar em bateria, este foi o primeiro ponto que vimos um grande avanço entre as duas gerações. O K40s possui 3.500 mAh e o novo vem com 500 mAh extras, o que garantiu um ganho de 20% na autonomia. Com o K41s você não precisará recarregar o celular todos os dias.


Porém, esperávamos mais. Por mais que seja um bom avanço, sua bateria rende menos que a do K50s que tem o mesmo tamanho de bateria, chip e resolução de tela. O que mostra mais uma vez que o K41s carece de melhor otimização do software.


Pelo menos o tempo de recarga caiu comparado ao modelo mais antigo. Por vir com carregador de 10W, o K41s demora pouco mais de 2 horas para ir de 0 a 100%. É um tempo bom se compararmos com rivais de outras marcas que passam mais tempo na tomada.

Software

O que realmente decepciona é ainda sair da caixa com Android 9 Pie e nem se quer ter uma estimativa de quando veremos o Android 10 no aparelho. A LG é uma das mais lerdas em updates do Android, então não crie muita expectativa com o K41s.

O software está um pouco diferente da LG UX vista no K40s. A coreana remodelou os ícones, mudou a tela de notificações e removeu as abas que organizavam o menu do sistema. Agora temos um visual mais limpo no estilo da One UI com direito a tema escuro. Mas como não estamos no Android 10, os apps não mudam automaticamente para o fundo preto.

Pelo menos o sistema está fluindo melhor do que no K61, que por tela com resolução superior sofre com mais peso gráfico para a GPU. O K41s é capaz de entregar uma experiência satisfatória para uso com apps populares e vai agradar a maioria dos consumidores pelo que entrega.

Rivais

Depois de analisar todos os pontos do K41s vimos que ele é um celular bom, mas que poderia ser melhor pelo preço cobrado. Vale pagar R$ 1.299 nele? Ele é muito parecido com o K50s, porém é mais lento, entrega menos bateria e custa mais. Suas únicas vantagens são a câmera macro e o menor tempo na tomada, mas não vale pagar mais só por isso.

Da Motorola temos o G8 Power Lite que entrega desempenho melhor e a bateria dura mais, porém custa um pouco mais que o K41s. Há também o Galaxy A10s, que é o melhor básico da Samsung atualmente. Ele é mais lento e a bateria dura um pouco menos, mas tem tela com brilho mais forte, sendo mais indicado para quem usa celular mais na rua.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Boa tela
  • Ótima bateria
  • Bom tempo de recarga
  • Boas câmeras para a categoria

Pontos fracos

  • Desempenho inferior ao antecessor
  • Câmera de profundidade é inútil
  • Android defasado
Avaliao final do Tudocelular
Custo - benefcio

Seu custo-benefcio no lanamento ruim, mas deve ficar interessante at o final de 2020

Embalagem e caractersticas

Embalagem vem com o bsico para usar o celular, mas acompanha capinha de proteo e fone de ouvido

Comodidade

O K41s um celular grande com traseira de plstico escorregadia

Facilidade de uso

O Android da LG est muito parecido com o da Samsung e flui bem at mesmo em celulares de entrada

Multimdia

Tela tem brilho mediano e som mono entrega potncia decente

Votao Geral

O K41s um celular bacana, mas no trouxe tantos avanos e custa mais caro que o antecessor

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o LG K41S