» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.495

Motorola Moto G8 Plus

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Apenas oito meses se passaram desde que o Moto G7 Plus chegou ao mercado e a Motorola já adiantou a nova geração do aparelho. Ela acredita que um ritmo mais acelerado de lançamentos manterá seus produtos atualizados e dentro das necessidades dos consumidores que muda com frequência. Será que é realmente necessário ter um novo aparelho agora ou era melhor ter deixado para 2020? É isso que você confere em nossa análise completa.

Acessórios

O Moto G8 Plus vem em caixa escura com o logo da Motorola e nome do aparelho estampados na frente. Além do celular, você receberá:

  • Carregador de 18W de potência
  • Cabo USB no padrão A em uma ponta e C na outra
  • Fone de ouvido
  • Chavinha para abrir a gaveta do cartão SIM
  • Guia do usuário
  • Capinha de silicone transparente
Design e construção

A primeira mudança que você perceberá ao olhar para o Moto G8 Plus é que a Motorola finalmente removeu o logo da borda abaixo da tela. Fora isso, temos o mesmo design com entalhe em forma de gota de antes.

Ele tem corpo feito em plástico com pintura brilhante nas opções Azul Safira e Cereja. As câmeras que ficavam na parte central no estilo “tampa de bueiro”, agora ficam alinhadas no canto superior esquerdo, como temos na linha Motorola One.

É engraçado a Motorola alegar que está acompanhando a tendência do mercado, mas deixou a biometria na tela de fora no G8 Plus. Ele continua com o mesmo leitor de digitais que fica no logo na traseira. Até funciona bem, mas já há concorrentes com tecnologia mais avançada.

A tela cresceu um pouco, porém as bordas não reduziram. Isso faz com que o G8 Plus seja um pouco maior. Ele também está mais pesado, devido à bateria que cresceu. A qualidade de construção é boa, porém alguns podem se incomodar pela troca do metal com vidro de antes pelo plástico mais comum.

Tela e som

E nada de painel AMOLED, parece que a Motorola continua confiante na tecnologia LCD. O G8 Plus traz tela com resolução ligeiramente superior. Não há Gorilla Glass desta vez protegendo a tela contra riscos, mas apenas uma solução mais genérica.

Por padrão, as imagens exibidas no painel IPS apresentam cores mais frias, com branco levemente azulado. Se você não curte, basta mudar entre os três perfis de calibração oferecidos. O brilho ainda é baixo comparado à concorrência e usar o G8 Plus fora de casa pode ser um pouco frustrante.

Pelo menos a parte sonora não decepciona. Além de alto-falantes estéreo, também há a tecnologia Dolby Atmos para dar maior imersão em filmes. A potência sonora é muito boa, assim como a qualidade entregue.

O G8 Plus tem entrada padrão para fones de ouvido e o que vem na caixa é confortável e entrega bom som.

Desempenho e jogos

O hardware não evoluiu tanto nestes oito meses. Sai o Snapdragon 636 e entra o 665. Apesar de ter processador mais rápido, o novo acaba sendo mais lento que o antigo. Em nosso teste padronizado deu uma diferença considerável na velocidade.

Em benchmarks os números aumentaram. Isso mostra que o novo hardware tem mais força, porém falta um pouco de otimização por parte da Motorola. Talvez isso melhore com o lançamento do Android 10.


O G7 Plus rodava bem jogos, e o novo não é diferente. Agora com GPU mais potente há uma maior estabilidade em títulos mais recentes, como Call of Duty Mobile. Sem falar que a bateria dura bem mais ao jogar.

Câmera

Chegamos na parte onde está o grande apelo do G8 Plus, o seu conjunto triplo de câmeras. A principal traz sensor de 48 MP, mesma do One Zoom. Já a secundária é a mesma ultra-wide do One Action que permite filmar com o celular na vertical, mas com filmagem sendo feita na horizontal. E por fim, há uma terceira para ajudar no modo retrato.

A câmera principal captura imagens nítidas e coloridas durante o dia. Especialmente objetos que estivem próximos do celular. Já ao tirar fotos de algo mais distante, a qualidade cai consideravelmente. Isso só ficará mais evidente se você ampliar a foto. Para uso em redes sociais, a câmera do G8 Plus dá conta do recado.

A ultra-wide funciona igual como no One Action. Ela serve apenas para você filmar. É até possível salvar algumas imagens, mas o que o celular faz é tirar prints do que estiver sendo filmado.

Night Vision




Já a terceira câmera faz bem o seu papel e ajuda bem no desfoque. Você ainda pode escolher o nível de intensidade do efeito, tanto na hora de tirar a foto como posteriormente, pelo editor de imagem.

O G8 Plus também tem o modo Night Vision. Assim como no One Vision, a câmera deste aqui consegue enxergar no escuro. Claro que a qualidade não é lá essas coisas com fotos muito granulas, mas ajuda.

Já em locais com pouca luz também é possível ter fotos mais claras. O ponto negativo é que as fotos ficam com contraste muito exagerado. De qualquer forma é mais um extra que pode ser bem aproveitado.

Selfies




A frontal evoluiu e temos selfies melhores do que antes. O modo retrato é mais limitado aqui, com efeito mais suave. Porém a grande decepção fica para a filmadora que não grava mais vídeos em 4K.

Se quiser filmar nesta resolução terá que usar a da traseira. A estabilização ótica deu lugar a um laser para agilizar o foco. Ele realmente funciona muito rápido, porém você pode sentir falta da estabilização ao ver os vídeos tremidos capturados pelo G8 Plus.

Usar a ultra-wide para filmar com o celular na vertical é bacana. Afinal, é a forma natural de segurar o telefone e muitos acabam filmando desta forma. A qualidade do áudio é boa e microfone não capta tanto o barulho do vento.

Bateria

Pois é, Motorola ouviu as reclamações e colocou uma bateria mais generosa neste, com 4.000 mAh. Claro que não chega a ser um G7 Power da vida, mas agora temos autonomia decente para usar o aparelho o dia inteiro sem medo.


O rendimento é quase o dobro de antes e supera facilmente rivais da Samsung e Xiaomi. O lado ruim ficou para o tempo de recarga. O G7 Plus é o celular que passa menos tempo na tomada, de todos que testamos, porém o G8 Plus leva mais que o dobro do tempo para recarregar.


E aí, o que você prefere? Um celular que recarrega muito rápido e rende menos ou outro que demora para a ter a bateria cheia mas dura o dia inteiro?

Software

A Motorola continua a entregar poucas modificações visuais no Android, com um Pie bastante parecido com o que vemos na linha Pixel e smartphones Android One.

Há recursos extras, como os gestos da Motorola, com atalhos para câmera e lanterna, principalmente. E também tem alguns recursos de tela incluídos pela fabricante, tudo reunido no app Moto, fácil de usar e configurar.

A empresa garante apenas uma grande atualização do sistema para o Android 10, além de 2 anos de updates de segurança. Ainda não há uma data certa para a nova versão do robozinho ser liberada, mas deve chegar no começo de 2020.

Rivais

O G8 Plus traz avanços consideráveis comparado ao G7 Plus? O novo é mais lento, porém entrega muito mais bateria. A novidade fica para a câmera de ação do One Action e o Night Vision para enxergar melhor à noite. De resto, não há muitas novidades.

Uma boa alternativa ao modelo mais recente da Motorola é o Galaxy A50, que tem melhor desempenho, sua bateria também dura bem, traz leitor biométrico na tela, tem suporte a TV Digital e sua câmera ultra-wide pode ser usada para fotos.

Se está cogitando um modelo importado, o Redmi Note 8 é a aposta mais recente da Xiaomi neste segmento e traz hardware muito parecido com o do G8 Plus. Porém ele é mais lento e sua bateria rende menos, mas sai mais barato no varejo nacional e ainda mais se importar. Ele pode não ter a câmera diferentona do Motorola, mas tira boas fotos.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Som estéreo potente
  • Câmera de ação e Night Vision
  • Autonomia de bateria

Pontos fracos

  • Brilho da tela
  • Desempenho abaixo do Moto G7 Plus
  • Tempo de recarga
  • Ultra-wide não tira fotos
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Há opções mais interessantes que o Moto G8 Plus, como o Galaxy A50 ou o Redmi Note 8.

Embalagem e características

Embalagem tem boa qualidade e vem com todos os acessórios necessários.

Comodidade

Moto G8 Plus não chega a ser muito grande, e escorrega menos que o G7 Plus por ter acabamento em plástico.

Facilidade de uso

Android da Motorola é pouco modificado, sendo bastante simples de usar.

Multimídia

Tela é decente, mas poderia ter brilho maior. O áudio é potente e tem boa qualidade, assim com o fone que vem.

Votação Geral

O G8 Plus é melhor em alguns aspectos que seu antecessor, porém teve retrocessos.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Motorola Moto G8 Plus