» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.136

Motorola Moto E40

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Mais um Moto E na área e temos o E40, um aparelho mais avançado que o E20 que já analisamos, mas que não chega a ser um Moto G da vida. Quer dizer, quase. Ele tem muito em comum com o Moto G20 e a Motorola fez apenas pequenos cortes para reduzir o seu preço. O problema é que os dois estão custando quase o mesmo e isso vai gerar dúvidas na hora de comprar. Mas calma, o TudoCelular vai te ajudar com esta análise completa do E40 para você ver seus prós e contras e se ele faz sentido perto do Moto G20.

Acessórios

O Moto E40 vem em embalagem escura com o logo branco da Motorola e o nome do aparelho em laranja. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 10W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Fone de ouvido básico
  • Chavinha da gaveta do SIM card
  • Guia do usuário
Design e conectividade

A Motorola vem caprichando mais no design dos seus celulares básicos e o E40 segue a linha do E20 com textura diferenciada; enquanto o modelo mais barato tem desenho em formato de colmeia, este tem aparência de ondas. Este pequeno detalhe ajuda na pegada ao tornar o celular menos escorregadio.

A moldura das câmeras lembra o mais barato da linha, porém aqui segue na mesma cor do restante da traseira e não temos um aro preto. E por falar em cores, o Moto E40 é vendido nas opções grafite e rosê, o que também ajuda a diferenciá-lo do E20.

O leitor biométrico está integrado ao logo da Motorola e reconhece sempre de primeira a digital, apesar de não ser tão rápido quanto outros da categoria na velocidade do desbloqueio. A parte frontal também tem moldura mais exagerada do que esperamos para um aparelho do seu preço com borda muito larga abaixo da tela, mas o entalhe é do tipo furo.

O E40 é mais um da Motorola com botão dedicado para o Google Assistente, que fica localizado na lateral direita ao lado dos botões de energia e volume. Do lado oposto temos apenas a gaveta dupla do SIM Card e slot para micro SD; no topo há entrada para fones de ouvido e na parte inferior a entrada USB-C, o alto-falante e microfone.

O E40 também é mais um da Motorola sem Wi-Fi dual band com suporte a redes 5 GHz. Também não espere por suporte a NFC. Neste ponto ele é idêntico ao Moto E20 e vem com Bluetooth 5.0 e nada de giroscópio.

Tela e som

A tela tem 6,5 polegadas com resolução HD+ e painel LCD. Poderíamos até arriscar que é a mesma tela de 90 Hz que vimos anteriormente no Moto G20. Por um lado isso é bom por trazer uma fluidez maior para a linha mais tradicional da marca, mas por outro peca por não ter brilho forte. O E40 sofre em dias ensolarados ao entregar uma visibilidade muito limitada.

O nível de contraste é decente, assim como o ângulo de visão, mas não espere por suporte a HDR10 para vídeos no YouTube ou serviços de streaming. A reprodução nativa de cores tende para tons frios como é o padrão da Motorola, mas há algumas opções de customização nas configurações de tela.

A Motorola poderia ter caprichado mais na parte sonora, já que a empresa incluiu o mesmo alto-falante do Moto E20. Assim, temos o mesmo som com potência mediana e qualidade sonora fraca do outro modelo. Os agudos se destacam mais que os médios e graves e isso gera um som estridente.

A boa notícia é que a Motorola é uma das poucas fabricantes que ainda manda fone de ouvido junto com o celular. O acessório é básico e não muito confortável, mas serve bem para curtir músicas e fazer ligações.

Desempenho

O desempenho fica por conta da plataforma T700 da Unicoc, que é mais atual do que outros chips da empresa presentes em celulares mais básicos da Motorola e outras fabricantes. Esta plataforma traz processador octa-core e GPU Mali-G52, tendo isso aliado a 4 GB de RAM.


O desempenho no multitarefas é bom e até superou o Moto G20 com mesmo hardware. Ainda é comum ver celulares mais baratos sofrerem para segurar os apps abertos em segundo plano, mas neste ponto o E40 está melhor que seus rivais. Em benchmarks, tivemos a mesma pontuação do G20 e uma pequena vantagem contra o Galaxy M22.

O E40 apresenta desempenho muito melhor em jogos comparado ao básico E20. No Call of Duty rodou suave na qualidade HD com taxa de quadros em Alto, mas com os recursos extras desativados. PUBG rodou bem também em HD com molduras em Alto, mas aqui foi possível ativar o antiliasing em 2x.

Bateria

E a bateria? Bem, ele é mais um da Motorola com 5.000 mAh, uma capacidade boa para um celular com tela de 90 Hz, mas não se destaca diante dos seus rivais. Ele também ficou bem abaixo do Moto G20 em nosso teste padronizado, apesar de sua bateria conseguir durar o dia inteiro sem muito esforço.


O tempo de recarga está muito melhor do que vimos no Moto G20, apesar de não ser muito rápido. Ele leva duas horas e meia para ir de 0 a 100% devido ao seu carregador de apenas 10W. Uma recarga rápida de 15 minutos recupera 12% e chega a 23% com meia hora na tomada.

Câmeras

O conjunto fotográfico é formado por câmera de 48 MP, uma dedicada para macros e outra para desfoque de fundo, sendo ambas de 2 MP. A câmera frontal tem resolução máxima de 8 MP.

O E40 registra boas fotos quando o HDR é ativado. As cores saem vibrantes e o balanço de branco acertado evita fundo estourado. A nitidez está dentro do esperado para um sensor desta resolução. Ao entardecer temos fotos mais escuras e com menos detalhes registrados, mas está bem acima do que vimos no Moto E20.

Principal



Fotos noturnas estão condizentes com a categoria do E40 e até superam alguns intermediários das rivais. Há modo noturno para prolongar a exposição e resultar em fotos mais claras, mas esteja ciente que as falhas ficarão mais evidentes.

Macro



Desfoque



A câmera dedicada para macros tem resolução baixa e isso complica a nitidez das fotos. A falta de foco automático também limita a distância que você pode fotografar, mas é difícil ver celulares nesta categoria com tal recurso. A de desfoque deixa as fotos mais escuras ao usar o modo retrato, mas não compromete as imagens com falhas.

Noturno


A frontal é apenas decente. Falta definição nas selfies e o HDR limitado não ajuda a compensar o excesso de luz no fundo. As selfies noturnas saem bastante granuladas e com borrões em pontos luminosos. O efeito retrato é decente, mas pode sofrer para lidar na área do cabelo.

Selfies



A filmadora do Moto E40 grava em Full HD com a câmera traseira e frontal. A qualidade dos vídeos é inferior à das fotos com cores menos vibrantes e vídeos mais escuros, especialmente à noite, além dos ruídos visíveis. O foco não chega a ser lento, enquanto a captura de som é apenas mono e abafada - algo decepcionante pelo preço.

Software

O Moto E40 vem com Android 11, e diferente do seu irmão mais barato, neste temos a versão completa do robozinho e não a Go Edition. O bom é que isso não faz com que o sistema seja mais pesado neste aparelho e entrega até melhor fluidez devido às animações a 90 fps.

Como ele não faz parte da linha Moto G, não vem com a suíte completa de recursos da Motorola. É possível ativar a lanterna ao sacudir o celular, mas não temos aquele gesto de abrir a câmera ao girar o aparelho. Você ainda pode usar o atalho do botão de energia ao pressioná-lo duas vezes.

Também por não ter o app Moto não há aquelas opções de customização da interface, então você fica limitado às opções nativas do Android.

Rivais

O seu maior rival atualmente é o Galaxy M22. O modelo da Samsung é um pouco mais compacto, porém tem tela menor. Ambos apostam em painel de 90 Hz, com o M22 entregando brilho mais forte e cores mais vibrantes. O E40 é mais rápido no multitarefas, mas o Galaxy é melhor em bateria e câmeras.

E o Moto G20? Podemos dizer que o E40 é um G20 levemente capado. Ele é mais rápido no multitarefas, porém perde em bateria. A qualidade fotográfica é similar, mas o G20 traz câmera ultra-wide.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes:

  • Tela de 90 Hz
  • Bom desempenho multitarefas
  • Autonomia de bateria

Pontos fracos:

  • Tela com brilho baixo
  • Som mono distorcido
  • Sem extras da linha Moto
  • Tempo de recarga
  • Sem updates garantidos do Android
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O custo-benefício não é dos melhores, ainda mais com o Moto G20 no mesmo preço

Embalagem e características

Embalagem vem com fone de ouvido, mas sem capinha como na linha Moto G

Comodidade

Não um celular muito grande e escorregadio

Facilidade de uso

Android limpo e simples de usar, só faltou os extras da Motorola

Multimídia

Tela tem brilho baixo e o som mono não ajuda no multimídia

Votação Geral

O Moto E40 é um celular sem sentido já que tem muito em comum com o Moto G20

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Motorola Moto E40