» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
699

Motorola Moto G04s

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O TudoCelular testou o novo básico da Motorola, o Moto G04s, a versão turbinada do G04 que vem com melhor câmera e proteção Gorilla Glass para a tela, algo que é raro de ver em celulares de entrada. Será que o basicão da marca é uma boa compra? Vamos descobrir.

Acessórios

O Moto G04s vem em embalagem escura com nome na cor laranja e além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 10W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Chavinha da gaveta do SIM card
  • Guia do usuário
Design e conectividade

O Moto G04s traz o mesmo design do G04. Temos um celular feito de plástico com acabamento fosco de boa qualidade. Seu design é levemente curvo nas bordas para uma pegada agradável e não chega a ser tão espesso quanto outros de entrada.

A Motorola trouxe seu novo básico em duas opções de cores para o mercado brasileiro: além dessa na cor grafite que testamos, também há uma opção em cobre chamada de Coral. As laterais seguem no mesmo padrão de cor da traseira para um visual contínuo e harmônico.

É bom ver que a empresa decidiu adotar entalhe em formato de furo, enquanto outras fabricantes ainda insistem no entalhe de gota para celulares mais baratos. As bordas não chegam a ser largas, com exceção da menor que possui o dobro da espessura das demais.

A maior surpresa fica para a presença do Gorilla Glass 3 no vidro que cobre a tela. Isso garante que o G04s seja mais resistente a riscos e impactos que o G04 padrão que não traz tal tipo de proteção.

O básico da Motorola conta com entrada padrão para fones de ouvido no topo do aparelho. A gaveta na lateral esquerda é do tipo tripla: ela permite que você use duas linhas e um cartão microSD ao mesmo tempo. A Motorola alega que o celular suporta cartões de até 1 TB. Há leitor biométrico integrado ao botão de energia. Ele não é muito ágil, mas funciona bem.

Em conectividade temos Wi-Fi com suporte a redes de 5 GHz, Bluetooth 5.0 e rádio FM. O G04s fica devendo NFC e conexão 5G.

Tela e som

Sua tela de 6,6 polegadas traz painel IPS LCD de 90 Hz com resolução HD+. É uma tela simples como esperado de um modelo de entrada. O nível máximo de brilho é apenas decente, então não espere boa legibilidade em dias ensolarados. Para uso em locais fechados, ele dará conta do recado.

A tela vem em modo automático por padrão que analisa o uso de apps para definir a velocidade da taxa de atualização. Você pode travar em 60 ou 90 Hz caso prefira economizar bateria ou forçar fluidez máxima a todo momento.

A tela do G04s exibe boas cores com contraste na média e amplo ângulo de visão. As cores são mais frias que o ideal por padrão, mas você pode regular a temperatura nas configurações. Também é possível cortar a saturação padrão para uma exibição mais natural.

Há apenas uma saída de som no básico da Motorola. Isso faz com que você tenha uma experiência multimídia mais limitada com imersão sacrificada, especialmente quando o volume está no máximo ao apresentar forte distorção.

Ele também fica devendo na reprodução de médios e os agudos e graves são um pouco abafados. Para ter uma boa experiência sonora terá que usar fones de ouvido. Há Dolby Atmos que vem ativo por padrão.

Desempenho

A Motorola escolheu o chipset T606 da Unisoc para equipar o seu básico. Ele traz processador octa-core com dois núcleos de desempenho A75 e seis de baixo consumo A55. A GPU é a Mali-G57.


O G04s à venda no Brasil vem com 4 GB de RAM e reserva mais 4 GB do armazenamento com uso do recurso RAM Boost na tentativa de aprimorar o multitarefas. Ainda assim, ele acaba recarregando apps com frequência e fica abaixo da concorrência em velocidade de multitarefas.

Também não espere por números empolgantes em benchmarks. No caso do AnTuTu, ficamos abaixo dos 300 mil pontos. Testamos Call of Duty e tivemos desempenho decente na qualidade Média com extras gráficos desativados. No PUBG é possível jogar em HD com anti-aliasing e demais recursos habilitados.

Bateria

Temos aqui uma bateria de 5.000 mAh que a Motorola alega entregar até 40 horas de autonomia. Claro que fizemos o nosso usual teste padronizado para saber se o rendimento realmente empolga e alcançamos média de 26 horas de uso demorado.


O nosso teste inclui alguns jogos para quem curte uma jogatina casual. Quem busca o G04s apenas para WhatsApp e outras tarefas básicas, poderá ter bateria para até dois dias.


Ele traz um carregador de 10W na caixa que demora quase 2 horas e meia para encher totalmente a bateria. É um tempo demorado, mas ainda mais rápido que muito celular básico. Uma carga rápida de 15 minutos recupera apenas 12% e chega a 23% com meia hora na tomada.

Câmera

Outro ponto que diferencia o G04s da versão tradicional é a sua câmera traseira, que neste vem com sensor de 50 MP. Na parte frontal temos uma de 5 MP para selfies.

Sensor com resolução de 50 MP se tornou algo mundano no mundo dos smartphones e até mesmo modelos básicos com hardware simples vêm equipados com tantos megapixels, mas nem sempre tiram proveito disso.

Este é o caso do Moto G04s. As fotos capturadas são decentes em termos de detalhes e cores. O ponto positivo é que o HDR entra em ação quando necessário para compensar o excesso de luz de fundo e evitar fotos estouradas.

Desfoque



Por outro lado, o desfoque de cenário faz exatamente o oposto e deixa o fundo das fotos completamente branco quando há muita luz. Talvez seja útil em dias nublados, mas com o sol em cena terá que desativar o desfoque.

O zoom digital faz apenas o básico. Se você não abusar do recurso, ainda poderá registrar fotos bacanas, mas basta tentar registrar o que está distante para ter imagens de baixa nitidez. Além disso, seu zoom é mais limitado que os modelos avançados da linha.

Zoom


As fotos noturnas também são decentes. Não há uma queda considerável na nitidez, mas o contraste e cores apresentam perdas. Pelo menos há modo noturno que resolve parte do problema.

Noturno


A frontal faz selfies agradáveis em cores e tom de pele, isso quando há boa luz. À noite já temos perda de nitidez e contraste, e usar o flash de tela não ajuda muito. Pelo menos o desfoque é mais eficiente nesta câmera e não estoura a luz de fundo como acontece com a traseira.

Selfies



A filmadora grava em Full HD com a traseira e a frontal. A qualidade dos vídeos está no mesmo nível das fotos e não temos filmagens muito escuras à noite, exceto com a frontal que sofre mais neste ponto. Não há estabilização para lidar com os tremidos, mas o foco não chega a ser lento. O maior problema do G04s é a captura de som mono bastante abafado.

Software

O G04s sai da caixa com Android 14 e tudo indica que morrerá nesta mesma versão. A Motorola deve apenas lançar atualizações de segurança trimestrais por no máximo dois anos.

O software é mais simples para não pesar no hardware limitado do aparelho. Não espere pelo app Moto que traz as opções de customização e todos os gestos tradicionais da linha Moto G.

Alguns gestos ainda estão presentes, como o de fazer captura de tela usando três dedos e a opção de ligar a lanterna sacudindo o celular. Aquele outro que abre a câmera ao girar o aparelho foi removido, mas há a opção de usar o botão de energia como atalho para fazer uma foto rápida. A Barra Lateral foi mantida e permite ter seis atalhos de fácil acesso.

Rivais

Vale a pena comprar o Moto G04s ou é melhor pagar um pouco a mais pelo Galaxy A05s?

O rival da Samsung é maior e ainda traz design antigo com entalhe em formato de gota. O A05s tem tela maior e brilho mais forte. Seu som também é mono e não empolga em potência, mas não distorce como o do G04s no volume máximo. O da Samsung ganha em desempenho, bateria e câmeras. Ele deve ser atualizado para o Android 15 futuramente, diferente do básico da Motorola.

O Redmi 13C seria uma boa alternativa da Xiaomi? Ele também tem design mais antigo com seu entalhe de gota, mas vem com tela bem maior para quem curte ver séries no celular. O nível de brilho não empolga, mas a parte sonora, apesar de mono, é um pouco melhor na qualidade. O básico da Xiaomi ganha em desempenho e perde em bateria e tempo de recarga. Ele captura fotos com cores mais saturadas e imagens mais claras à noite.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela de 90 Hz
  • Boa duração de bateria
  • Interface flui bem para a categoria

Pontos fracos

  • Tela com brilho baixo
  • Som mono com qualidade mediana
  • Multirarefas limitado
  • Software com menos recursos
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Ele entrega melhor custo-benefício que o Moto G04

Embalagem e características

Embalagem traz apenas um carregador de 10W como acessório

Comodidade

O Moto G04s não é um celular muito grande e escorregadio, mas poderia vir com capinha na caixa

Facilidade de uso

Ele traz uma versão mais enxuta da interface da Motorola que deixa vários extras de lado

Multimídia

Tela tem brilho baixo, apesar de boas cores; som é mono e não empolga na qualidade sonora

Votação Geral

O Moto G04s é a versão turbinada do G04 que traz melhor câmera e proteção Gorilla Glass na tela

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Motorola Moto G04s