LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cidades brasileiras dominam ranking de velocidade de download em 4G na América do Sul, aponta estudo

27 de junho de 2018 0

Segundo um estudo divulgado nesta semana, o Brasil figura entre os países com melhores velocidades de internet móvel na América do Sul, sendo que algumas capitais aparecem bem colocadas na lista. Os dados foram coletados pelo Speedtest Intelligence e tem como base o primeiro trimestre deste ano.

A começar pela melhor velocidade de download em redes móveis, o Brasil figura atrás do Peru, sendo que o país obteve uma melhora de 28,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o Chile vem enfrentando uma queda e figurou em terceiro lugar neste levantamento.

A Colômbia ocupa o quarto lugar, sendo seguida pela Argentina que teve uma melhora de 25,8%. Agora, o que chama a atenção é a queda constante da Venezuela que ficou em sexto lugar. Como sabemos, o país vive um colapso econômico e enfrenta dificuldades para conseguir investimentos.


Agora, quando o assunto são as cidades mais populosas da região, o Rio de Janeiro assume a liderança com a melhor velocidade de download em internet móvel. Lima no Peru aparece em segundo lugar, mas é seguida por diversas capitais de estados brasileiros.

Brasília (DF), Salvador (BA) e São Paulo (SP) ocupam o terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente. Isso mostra o quanto as redes 4G tem evoluído nas maiores metrópoles brasileiras. Confira abaixo o ranking divulgado que apresenta diversas capitais regionais como melhores:


Raio X das operadoras

O estudo também buscou identificar o que cada operadora na América do Sul está fazendo para melhorar a sua rede 4G e oferecer uma internet móvel mais veloz. Os resultados mostram que a maioria das empresas estão aumentando investimentos em infraestrutura como forma de conquistar mais clientes:

  • Claro

No Brasil, a rede líder LTE da Claro usa uma mistura saudável de bandas de baixa, média e alta frequência oferecendo profundidade de cobertura em uma ampla área. Em algumas áreas de São Paulo, a operadora é capaz de oferecer velocidades de pico de 1 Gbps.

  • Nextel

No Brasil, a rede LTE da Nextel é fornecida na faixa de espectro de 1800 MHz, e os ativos limitados do espectro LTE (15 MHz de largura) estão dificultando a concorrência com operadoras maiores. Mesmo assim, com a ajuda do equipamento LTE-Advanced da Huawei, a operadora é capaz de maximizar sua eficiência com rádios 4T4R em alguns locais para oferecer velocidades de até 225 Mbps.

  • Telefônica (Vivo)

A Telefonica Brasil, operando como Vivo, detém uma carteira de espectro similar aos ativos da Claro. A operadora pode oferecer velocidades acima de 530 Mbps em áreas selecionadas em dispositivos habilitados com os modems Qualcomm Snapdragon X16 e X20 LTE.

  • TIM

TIM foi capaz de fornecer os mais recentes recursos de rede LTE-Advanced e já está se preparando para a próxima onda 5G. A TIM também se orgulha de ser a primeira operadora de VoLTE da América Latina, lançando o serviço em Brasília em julho de 2017 e, posteriormente, em mais 20 mercados

  • Oi

A Oi se prepara para lançar o LTE-Advanced em julho com um plano para cobrir 26 cidades até o final de 2018. Usando duas bandas de frequência (1800 MHz e 2600 MHz), a Oi procura trazer uma experiência de rede competitiva para mais de 40 milhões de assinantes.

Todos os dados acima foram apresentados no resultado do estudo e você pode conferir mais informações sobre as operadoras de outros países da região clicando no link de fonte.


0

Comentários

Cidades brasileiras dominam ranking de velocidade de download em 4G na América do Sul, aponta estudo
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular