LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Smartphones comprados com operadoras podem ter IMEI bloqueado caso pagamento da fatura atrase

17 de agosto de 2018 26

Comprar smartphones com operadoras de telefonia móvel pode ser um bom negócio quando se trata de descontos, especialmente se você estiver buscando fazer uma portabilidade.

Em alguns casos, os valores são atrativos, e até oferecem benefícios que clientes que optam por investir na compra avulsa de aparelhos não tem – como, por exemplo, a renovação dos modelos a cada ano, em alguns casos.

Se você é um cliente que costuma comprar smartphones parcelados com operadoras de telefonia móvel, saiba que seu aparelho poderá ter o IMEI bloqueado no caso de atraso no pagamento das faturas.

A prática, que pode ser considerada abusiva por muitos clientes, na verdade é legal, e segue a regulamentação em vigor nos contratos de planos pós e controle da Claro, Oi, TIM e Vivo.

As telecoms podem bloquear o sinal do aparelho quando as faturas estão atrasadas por mais de três meses, transformando os portáteis em um peso de papel high-tech.

No caso da Claro, Oi, Vivo e TIM, a desativação definitiva da "estação móvel" – termo usado para descrever o dispositivo – está explícita no contrato, mediante à recisão do mesmo.

Tendo dito isso, é importante tomar cuidado ao comprar smartphones de segunda mão, pois os mesmos podem pertencer a clientes não-pagantes e serem oferecidos para compra enquanto ainda estão ativos, deixando a "péssima surpresa" para os futuros compradores.

Smartphones podem ter IMEI bloqueado mediante atraso de 3 meses no pagamento da fatura ou quebra de contrato

Planos como, por exemplo, o Claro UP, onde o cliente compra um smartphone parcelado em várias vezes, já tem o bloqueio efetivado – mas outros planos pós-pagos também estão sujeitos à mesma prática.

Relatos no popular site de reclamações "ReclameAqui" não param de crescer; em um deles, um cliente afirmou ter seu portátil bloqueado após 1 ano e 3 meses de uso, porque o dono original "não pagou ou cancelou o plano".

Relato no ReclameAqui descreve situação onde aparelho de segunda mão foi bloqueado após 1 ano de uso

Ao entrar em contato com a ANATEL, o órgão esclareceu que o IMEI estava vinculado ao plano Claro UP, que possui a regra de suspensão de IMEI mediante ao atraso no pagamento ou não quitação das dívidas.

Até o momento da redação desse artigo, as operadoras não se manifestaram sobre a prática, mas levando em consideração os relatos, é seguro afirmar que nossos portáteis poderão ter o IMEI bloqueado nesses casos, ou seja, o bloqueio não é exclusivo para um cenário de perda ou roubo.

Você pode consultar o estado do IMEI de seu modelo no site da ANATEL, e no caso dele ser importado, na página IMEI24.


26

Comentários

Smartphones comprados com operadoras podem ter IMEI bloqueado caso pagamento da fatura atrase
  • Comprei um célular que so pega operadora Oi e agora estou com medo de perder o célula o que faço?

      • Acredito que, nesse caso, o grande problema és compra de aparelhos usados.
        Não tem como sabermos se o aparelho está vinculado a algum plano.
        As operadoras deveriam pensar nessa questão.

          • Já vi plano que bloqueia IMEI até de aparelhos comprados no Verejo / Importados (sim tem como).

            Nem caí nessa cilada.

            • Matéria copiada, quase que na íntegra do "Tecnoblog" e não cita a fonte em nenhum momento.... Até o print do "ReclameAqui" é o mesmo.... Que postura é essa, TudoCelular?

              • Acho correto, muitos vezes o malandro faz a compra assim e depois repassa/vende o aparelho, podemos comparar à comprar um veículo comprado parcelado e é alienado, pode até ser vendido para terceiros, mas desde que a dívida seja paga. Ninguém é obrigado a comprar telefones caros, se for básico (só telefone mesmo) tem de menos de 100 pila e Smartphone tem de R$ 300/400 (claro que não vai ser aquelas coisas, mas é melhor que parcelar a longo prazo algo que não é indispensável)

                  • A melhor coisa é não comprar smartphones em operadoras kkkkkkkkkkkk

                      • 27 milhões de brasileiros desempregados, mais de 61 milhões em inadimplência e a operadora acha que bloquear o IMEI vai 'ajudar'/evitar em alguma coisa... Apesar de ser um plano direcionado para um público específico, no geral, quem está com dinheiro contado, não vai deixar de comprar o básico (aluguel, comida, água e luz) pra 'dar' pra operadora. Cancelar um plano desses é um absurdo (de multa), assim como qualquer plano pós pago com fidelidade. Como disseram, imprevistos acontecem, não é só questão de honrar um dívida ou não, nosso país está cada vez mais quebrado. O problema mais grave, ao meu ver, nem está no cidadão que deixou de pagar, mas àqueles que comprarão esses aparelhos sem saber da procedência. Agora, teremos que exigir as faturas pagas pra comprar um aparelho usado? Cada uma...

                          • Sabemos da realidade do emprego no Brasil, só que isso não justifica a pessoa não pagar e ainda revender o bem, no caso mostrado se o vendedor não fosse malandro, com o valor da venda teria feito acordo e quitado a dívida com a operadora.

                            • o pessoal que comenta aqui se achando com iphone pago em 60 prestaçoes vao sumir do mapa kkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                • O Brasil é campeão de empurrar os problemas!!! Para resolver isso os incompetentes da ANATEL deveriam ter pensado o seguinte: caso o celular/IMEI seja registrado por outra pessoa, o bloqueio não deve ser utilizado. A cobrança da dívida segue pelos meios legais já existentes hoje no mercado (Serasa, Cobrança Judicial e etc). Mas estamos no país do pague o Pato dos outros. %uD83D%uDE21

                                    • Importe e seja feliz.

                                      • Vai afundar as vendas de vez

                                          • Dá pra pesquisar se um IMEI está em algum plano de operadora? Se não tiver como saber, não tem como comprar uma aparelho que seja ou que um dia tenha sido de operadora.

                                            • Tranquilo...O CangaCiro paga.

                                                • Concordo com as operadoras. Mas, é bom que isso se espalhe, garanto que quando se espalhar, elas não conseguiram mais vender aparelhos, pois o povo sabe que as vezes, problemas ocorrem, já vi gente do bem, comprar algo, perder o emprego e não pode quitar, não por que a pessoa é ruim, e sim por que ocorreu fatos. Por isso, só compro aparelhos nas lojas normais.

                                                  • Detesto aparelhos de operadoras, depois dessa, com certeza as vendas de planos pós pago vão cair

                                                      • Certíssimo. não pagou e quer usar?

                                                          • O certo seria elas receberem os aparelhos de volta e dependendo do caso processar quem comprou. Fazerem um mercado de usados igual a carros.

                                                            Android

                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                            Android

                                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                            Windows

                                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                            Economia e mercado

                                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista