LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lei de Santa Catarina faz Tim suspender convites do Beta; operadoras cortam SVAs

16 de abril de 2019 10

Má notícia para os usuários de telefonia móvel em Santa Catarina: a lei 17.691/2019 que entrou em vigor ontem (15) já provoca seus efeitos, levando Tim, Oi, Claro e Vivo a cortarem uma série de benefícios dos planos oferecidos.

Antes de mais nada, o teor da lei exige que as operadoras deixem de fornecer os famosos SVAs - serviços extras tais como apps de idiomas, revistas, acesso a streaming e outros serviços - sem cobranças adicionais na mensalidade. Isso porque a lei classifica essa medida como venda casada, e dificulta ainda o recolhimento de impostos dessas assinaturas já que seus contratos são diferenciados.

Com isso, a Tim inclusive suspendeu a distribuição de convites do Tim Beta nessa rodada para os DDDs 47, 48 e 49. Além disso, o acesso ao Deezer também foi suspenso, requerendo que os usuários façam uma assinatura à parte do serviço para o uso.


As quatro telecom também cortaram acesso a apps oferecidos conjuntamente aos seus planos pós-pagos, mas a Oi manteve alguns serviços, como o watchESPN. A maioria delas também manteve o zero-rating para navegação sem cobrança de franquia em apps específicos.

A ABRAFIX (Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço de Telefone Fixo Comutado) e a ACEL (Associação Nacional das Operadoras Celulares) entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal visando sustar os efeitos da lei. Esta, porém, não tem uma data para ser julgada.

Vale lembrar, recentemente a Tim reformulou as regras do Tim Beta, exigindo que os usuários aumentem o número de recargas por rodada para manterem o status Lab, que dá direito a um convite.

Por enquanto, o recomendado é consultar com a sua operadora se benefícios já contratados serão mantidos, e caso sejam, evitar mudanças de planos até que a batalha jurídica que o tema promete gerar chegue a um desfecho.

E você, acha que a lei será benéfica em termos de recolhimento de impostos para o estado? Conte para a gente nos comentários!


10

Comentários

Lei de Santa Catarina faz Tim suspender convites do Beta; operadoras cortam SVAs
  • Essa lei foi um tiro no pé. Espero que voltem atrás e o governados Carlos Moisés revogue esta aberração

      • Brasillllllll

          • so ativar a linha em outro ddd

              • Quando estado interfere na economia, nunca dá certo!

                  • Discordo, é necessário estado pra regulamentar, se não essas empresas ficariam com caminho aberto pra explorar MAIS AINDA os consumidores, porém concordo que essa medida deveria também obrigar Colocar os preços separados e descontar os serviços que foram tirados se não será como já foi falado, um tiro no pé...

                      • Elas podem não explorar o consumidor passando a não oferecem mais seus produtos, por isso o Socialismo é essa maravilha, ninguém tenta desenvolver nada pq será punido ou super tributado.

                          • Não é tão necessário o estado regulamentar (telecomunicações, pelo menos). O remédio contra a exploração de um punhado de empresas é justamente a concorrência (mais empresas competindo). Aqui na minha cidade são *CINCO* provedores de fibra óptica com cobertura em toda a cidade disputando clientes a tapa. Eu comecei com 7 mbps e já estou com 100 mbps pagando sempre o mesmo valor só por conta dessa concorrência entre essas empresas.

                              • Há de convir que a excessiva regulamentação do setor de telecomunicação dificulta a entrada de novos players no mercado, e, consequentemente, contribui com a formação de oligopólios, como o mercado brasileiro. Entre a desregulamentação completa e o excesso dela fico com o primeiro.

                              • Acho que o intuito dessa lei foi segregar os serviços para baixar o valor das tarifações, mas isso pode ser um verdadeiro tiro no pé. Se os preços forem mantidos pelas operadoras, mesmo sem os serviços "extras" de uma "venda casada", o ônus vai sobrar pra nós consumidores.

                                  • E foram mantidos, é exatamente o que acontece quando o Estado tenta mandar na forma como um serviço é prestado ou produto é ofertado. Livre mercado é permitir que se venda o que, como e por quanto se entende valer. A regra geral, se o Estado coloca preço no produto/serviço dos outros, os outros pulam fora, simples assim. Peguemos um exemplo, não a toa que cubanos fogem para os EUA, em Cuba são escravos de um regime que regula o que podem ter e ganhar, alguém gosta de viver assim? Claro além de quem é um comunista alienado e quer obrigar os outros a também viver assim.

                                    Android

                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                    Android

                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                    Windows

                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                    Economia e mercado

                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista