LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G no Brasil: Qualcomm sugere utilização de novos espectros para rede

12 de agosto de 2019 17

Não é novidade que o Brasil aos poucos prepara-se para dar o próximo passo no quesito conectividade, graças a possível chegada das conexões 5G, que podem ser disponibilizadas já no ano de 2020, a depender do leilão de frequências realizado pela Anatel, que pode ser adiado graças à TV aberta.

No entanto, para a Qualcomm, existem outros entraves que devem ser observados o quanto antes para que a implementação da nova tecnologia seja eficaz e a principal delas é a decisão sobre qual faixa de frequência será disponbilizada para operadoras.

Segundo a americana, as faixas disponíveis atualmente no Brasil não seriam capazes de atender à todas as operadoras presentes no país, sendo o ideal disponibilizar blocos de até 100 MHz na faixa igual ou superior aos 3.5 GHz.

A faixa de 3,5 GHz para o 5G exige larguras de bloco idealmente chegando até 100 MHz por operador. Porém, a quantidade de espectro disponível nessa faixa atualmente no Brasil não atenderia a todas as operadoras existentes. Desta maneira, o ideal seria o planejamento em duas fases, licenciando-se o segmento de 3,3-3,6 GHz já no curto prazo, e atribuindo-se 100 MHz adicionais no médio prazo, em 3,6-3,7 GHz”

Frequência específica para carros autônomos também é indicada como

Além disso, a empresa também revelou que seria importante a disponibilização da faixa de frequência de 5.9 GHz para a conectividade de carros autônomos e conectados, permitindo assim uma eficiente comunicação com operadores.

“Esse é um quesito importante para o desenvolvimento de carros autônomos e conectados, além de sua forma de comunicação direta (através da faixa de frequência de 5,9 GHz) é a disponibilidade de se comunicar com a rede de banda larga via os operadores”


17

Comentários

5G no Brasil: Qualcomm sugere utilização de novos espectros para rede
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista