LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: banda larga fixa sofre queda na satisfação durante a pandemia

09 de março de 2021 5

O uso de banda larga residencial tem sido fruto de muita insatisfação entre os assinantes de diferentes operadoras presentes aqui no Brasil. Mas, nos últimos tempos, foi mostrada uma queda ainda maior nos níveis de satisfação, que eram bem mais altos há algum tempo.

Durante o lockdown realizado no auge anterior da pandemia causada pela Covid-19, muitas pessoas precisaram trocar os escritórios pela modalidade home office, fazendo com que o uso constante da internet banda larga aumentasse, e, consequentemente, as reações em relação a prestação de serviço também.

Em uma pesquisa feita pela Anatel com 92 mil clientes de diferentes operadoras, que foram entrevistados entre julho e novembro, a respeito dos serviços prestados, como banda larga, telefonia fixa, telefonia celular e TV por assinatura, os níveis gerais mostraram que o uso de internet em casa não tem sido tão bom quanto o esperado.

Ontem (08) foram divulgados os gráficos baseados na Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2020, mostrando nitidamente como o período maior dentro de casa fez com que os usuários sentissem como as prestadoras de serviço entregam o que é solicitado no plano. E como resultado, a banda larga alcançou a pontuação geral de 6,51 pontos, em uma escala onde a nota máxima é 10.

Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2020 (Imagens: Telesintese)

Comparando com 2019, fica nítida a queda que aconteceu no gráfico, mostrando que existem muitas falhas a serem corrigidas dentro dos serviços de banda larga prestados aqui no Brasil.

Outro ponto que chama a atenção é o crescimento no número de reclamações relacionadas com a internet, onde grande parte da média de 3 milhões está relacionada com este recurso, ao contrário do que acontecia anteriormente.

Ainda de acordo com a Anatel, as operadoras que receberam as piores avaliações foram Hughes e a Oi, onde a segunda teve a maior queda no Rio de Janeiro, estado onde possui uma distribuição mais ampla. Agora, basta esperar para ver como essa pesquisa vai se refletir positivamente para os consumidores nos próximos meses.


5

Comentários

Coronavírus: banda larga fixa sofre queda na satisfação durante a pandemia
  • Eu odeio as novas tecnologias WiFi que se focam em velocidade em detrimento da àrea de alcance... Gastei um dinheiro enorme com roteador WiFi6 e tive que colocá-lo em modo de compatibilidade com WiFi antigos pq 5GHZ e 6GHZ tem um lixo de alcance...
    Coloco todas as bandas em 20mhz porque mais do que isso eu perco sinal
    WiFi 6/5 é coisa de piá de apartamento...

      • Não existe wifi 6ghz ainda no Brasil...

          • Então utiliza outra tecnologia sem fio, aliás cria uma, pois ondas de rádio funciona assim se quer velocidade perde alcance, são inversamente proporcionais.

              • Infelizmente é uma tendência, o padrão "antigo" 2.4GHz não tem como aumentar a capacidade dele... Se aumentar a largura do canal para 40MHz, vc até pode ter aumento na velocidade mas pode gerar desconexão ou piora de desempenho, principalmente se mora em região com congestionamento desse tipo de rede. Trabalho em provedor e a maior parte da reclamação vem justamente disso, a falta de conhecimento e o uso preferencial de redes 2.4GHz, na maior parte por causa do alcance e em segundo por celulares/notebooks não compatível com pelo menos wi-fi 5GHz. A tendência é cada vez mais aumentar as disponibilidades de velocidade e o padrão 2.4, tão queridinho, não dá conta.

                • Se antes da pandemia já era péssima!!!!

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista