21 Março 2016
O Lumia 920 é um dos smartphones mais parrudos com Windows Phone que temos no Brasil, que de quebra traz a conexão 4G LTE para seus usuários. Por dentro, o aparelho conta com um processador Snapdragon S4 de dois núcleos rodando a 1.5 GHz, 32 GB de espaço interno e 1 GB de memória RAM. Tudo isso está em um corpo único de policarbonato bastante semelhante ao Lumia 800 e Lumia 900, mas com o Windows Phone 8.
Caixa padronizada pela Nokia
A caixa segue o padrão adotado para toda a linha Lumia da empresa, desde o mais barato até o mais caro. É um papelão grosso e firme, na cor azul escura - a cor que está no logo da Nokia - e a foto do smartphone na frente, em suas cores disponíveis. Por dentro, bastante organizado, há a chave que faz a gaveta do micro SIM abrir, uma espécie de gaveta para os manuais, cabo micro USB, carregador de tomada com porta USB e um fone de ouvido intra auricular bastante bonito e com qualidade de áudio bem elevada - está de acordo com o preço do smartphone.
Fone de ouvido de ótima qualidade
Assim como o Lumia 800 e 900, toda a parte externa deste aparelho está em apenas uma peça de policarbonato, que é um plástico com uma qualidade bastante elevada. Na frente há um display IPS LCD de 4,5 polegadas e resolução de 1280 x 768 pixels (o que dá quase 332 pixels por polegada), os botões sensíveis ao toque para voltar, pesquisar e ir para a home, além da câmera frontal de 1.3 megapixel e que filma em 720p a 30 quadros por segundo.
Tela de 4,5 polegadas
Do lado esquerdo não há nada, mas do outro lado a Nokia traz um botão para a câmera (que pode acionar o foco para depois fotografar), um para ligar e desligar a tela e o aparelho, e por fim os botões de volume.
Únicos botões laterais
No topo há uma pequenina gaveta para o cartão microSIM e a entrada para fones de ouvido (não há qualquer slot para cartões microSD).
Gaveta para o microSIM
Abaixo, encontramos o alto falante, microfone e a entrada microUSB.
Entrada microUSB
Atrás, há a câmera de 8 megapixels com estabilização de imagem física, dois LEDs para flash e lentes criadas pela empresa Carl Zeiss.
Câmera de 8 megapixels
A bateria não é acessível aos usuários, mas conta co, 2.000mAh. É o suficiente para um dia de uso não muito intenso, algo comum em smartphones.
O smartphone é feito de plástico e mais nada - além do vidro que está na tela e do metal que está nos parafusos e na lente da câmera. Mesmo assim a sua pegada é extremamente confortável e as bordas curvadas dão uma sensação ainda mais gostosa de segurar nas mãos. O policarbonato é poroso o suficiente para que o produto não escorregue enquanto estão em sua mão, ou em uma mesa.
Tela com 4,5 polegadas
Suas dimensões são: 130 milímetros de altura, por 70 de largura e 10 milímetros de espessura. Tudo isso está em um corpo de 185 gramas, que está longe de ser o smartphone mais leve do mercado - bastante longe. Porém, este peso extra garante uma pegada ainda mais confortável e uma sensação de robustez grande.
10 milímetros de espessura
O smartphone é incrível, até chegarmos ao sistema operacional em si. O Windows Phone ainda engatinha - muito lentamente - para ocupar seu lugar junto do Android e iOS. Ele está muito atrás em quantidade de bons apps e jogos, mas para o puro básico de vida social, há algumas escolhas por aqui. O Lumia 920 segue exatamente a mesma cara do Windows Phone que estava nos outros Lumias. Há uma tela inicial com blocos dinâmicos, que mostram informações de alguns apps (como slideshow de suas fotos e fotos dos contatos).
Tela inicial com blocos dinâmicos
Arrastando para o lado direito, encontramos todos os programas instalados no smartphone. É algo como clicar no botão iniciar do Windows no computador. A primeira tela fica apenas com atalhos para apps e até alguns documentos, enquanto esta segunda tela permite a lista de tudo que está instalado. A partir daqui, dá para enviar algum atalho para a primeira tela.
Lista de todos os apps
O básico do básico pode ser feito com o Windows Phone, como rodar o aplicativo que dá acesso ao Facebook, ou o do Twitter, ou até o WhatsApp. Há tudo no WP, mas ainda não estão com a cara que seus apps em sistemas concorrentes tem. Aprece meio sem sal, mas funciona.
Uma vantagem - enorme - do Windows Phone é que ele conta com o pacote completo do Office já instalado. Nele é possível criar documentos do Word e planilhas do Excel. Também é possível abrir e editar algumas apresentações do PowerPoint. O app dá acesso imediato ao SkyDrive, onde os documentos podem ser salvos.
Office
Para quem está perdido, o sistema operacional conta com uma área de ajudas e dicas sobre recursos e como configurar algumas áreas. Tudo está em letras garrafais e em uma forma bastante simples de entender - esta é uma ferramenta que faz falta no iOS e no Android.
Here Dirigir
A Nokia traz alguns apps próprios, como o excelente Here Mapas, Lente e Dirigir. O Mapas traz o banco de dados da empresa sobre cartografia do local onde você está. Enquanto isso, o Drive utiliza os mapas, que podem ser baixados gratuitamente, para transformar o smartphone em um GPS para o carro, com direito a navegação curva a curva.
Nokia Lentes
O Lente é uma forma bastante interessante de reunir pontos de interesse, utilizando uma tecnologia que parece morta: a realidade aumentada. Nele você pode selecionar o tipo de local que quer (como um teatro, restaurante ou ponto turístico), que o app mostra a que distância está do usuário, dentro da lente da câmera.
Estúdio Criativo
Há o Estúdio Criativo (pequeno editor de fotos, com efeitos bacanas e simples de inserir).
Foto Inteligente
O Foto Inteligente, que cria uma série de fotos do mesmo objeto e faz com que o usuário escolha qual ficou melhor.
O navegador é o Internet Explorer, que ainda puxa alguns erros e problemas na hora de carregar sites de seu irmão em computadores. Mesmo assim, é possível navegar utilizando abas, gerenciar favoritos e até fixar um site na tela inicial, como um atalho.
Internet Explorer
Mesmo com alguns anos de mercado, o Windows Phone ainda engatinha quando o assunto são jogos do calibre que são lançados para Android e iOS. Há alguns representantes, mas com gráficos inferiores. O escolhido para os testes foi o Real Racing 2. O game é bastante inferior ao que foi lançado para outras plataformas. Os gráficos são mais simples e a música lembra de um Nintendo 64. Porém, mesmo assim, o jogo roda muito bem e sem engasgos em momento algum.
Real Racing 2 com gráficos bastante simples
O player de música é um dosa mais bonitos dos smartphones. Mais bonito do que o da Apple, ou do Google ou então da BlackBerry. Ele é simples, bem simples e oferece apenas poucas opções - mas que estão de acordo com o que você espera de um tocador de músicas: ele toca músicas. Todas as MP3 testadas rodaram, sem problemas.
Belo player de música
Testamos vídeos de 1080p, que foram reproduzidos sem nenhum engasgo mesmo em situações onde o progresso do vídeo era alterado constantemente - neste ponto, vários aparelhos apresentam problemas na execução.
Reprodutor de vídeos
Este foi o segundo smartphone que trouxe a tecnologia PureView, mas sem a quantidade absurda de megapixels que nasceu no 808. Ele é menor aqui, bem menor, mas ainda assim, consegue registrar fotos em uma qualidade superior a muito smartphone concorrente. Outra diferença crucial entre ambos os aparelhos, é que a tecnologia que elimina ruídos no 808 não está funcionando bem por aqui - nada bem, por sinal.
Foto com boa luminosidade
Porém, imagens registradas em boas condições de luz conseguem uma definição bastante interessante. Este resultado não acontece nas fotos noturnas, mas ainda assim são superiores que muito smartphone mais caro de outras fabricantes e plataformas.
O estabilizador de imagens é muito bom, mas deixa os vídeos - de até 1080p - com uma cara meio gelatinosa. Basta um movimento mais rápido e a cena balança feito gelatina. A qualidade final é satisfatória, deixando os pontos negativos meio de canto.
Pontos fortes
- Aparelho bem acabado
- Windows Phone é bonito
- Câmera superior à concorrência
- Tela grande, que ainda é possível operar com uma só mão
Pontos fracos
- Windows Phone
- Sem slot para cartões microSD
- Poucas opções e recursos na câmera
- Pesado
Custa caro, para uma plataforma ainda inferior ao iOS e Android
Embalagem bastante organizada e de boa qualidade
Se não fosse o peso excessivo, seria mais confortável
Windows Phone é de fácil aprendizado
Rodou tudo, mas faltam recursos extras
Se você não ligar para o Windows Phone, ele é ótimo. Se ligar, pense em outra plataforma.
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Nokia Lumia 920