» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

OnePlus 8 Pro

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

OnePlus virou o tipo de empresa que ela mais criticou no passado: a que cobra caro por um celular top de linha. Antes sua linha oferecia “matadores de flagships” que custavam metade do preço e tinham custo-benefício muito superior aos rivais, agora temos o OnePlus 8 Pro que chegou custando quase mil dólares. Claro, o produto evoluiu e finalmente temos tecnologias ausentes em seus antecessores. Mas vale pagar tudo isso por ele? É o que você vai descobrir nesta análise completa do TudoCelular.

Acessórios

O OnePlus 8 Pro vem em caixa vermelha com o número 8 estampado em preto na tampa. Além do celular você recebe:

  • Carregador Warp Charge 30T com 30W de potência
  • Cabo USB no padrão C em uma ponta e A em outra
  • Chavinha da gaveta do SIM card
  • Guia de uso rápido
  • Capinha de silicone transparente

O OnePlus 8 Pro não vem com adaptador para entrada P2 em sua caixa.

Design e construção

O design não mudou tanto desde o OnePlus 7 Pro... pelo menos não na traseira. A novidade fica na frontal: saiu a câmera no estilo pop-up e agora temos um furo no canto esquerdo. As laterais estão com curvatura mais suave, o que ajuda a reduzir os reflexos no vidro e melhora a pegada com o aparelho.

As medidas cresceram devido ao aumento de tela, mas o novo está um pouco mais fino e leve, mesmo com o incremento de bateria, o que é um feito notável por parte da OnePlus. A qualidade de construção segue a mesma de antes com corpo de metal com frente e traseira de vidro com proteção Gorilla Glass 5. Além desta opção em verde, você encontrará o OnePlus 8 Pro nas cores azul e preta.

É uma pena a câmera pop-up ter sido trocada por um furo na tela, mas pelo menos agora temos certificação IP68 para proteção contra água. Outra tecnologia que a OnePlus vinha devendo em seus flagships era o carregamento sem fio. O 8 Pro não apenas tem suporte como também traz um carregamento sem fio de alta velocidade, quase tão rápido quanto o carregador convencional. E ainda há suporte a recarga reversa para você compartilhar a bateria com outros dispositivos.

Demais tecnologias sofreram pequenos avanços. O Bluetooth agora é 5.1 e o Wi-Fi é de sexta geração, mas a entrada para fones de ouvido e o slot para microSD continuam de fora.

Tela e som

A tela cresceu um pouco, mas manteve resolução similar ao antecessor. O maior avanço fica para o novo painel, agora de 120 Hz. Se o 7 Pro já entregava ótima fluidez, o novo consegue ir ainda além. E diferente dos flagships da Samsung, aqui é possível ter 120 fps na resolução máxima.

O painel Fluid AMOLED tem ótima qualidade e brilho muito alto, sendo o maior que já vimos na linha e superando até mesmo rivais da Samsung. A OnePlus alega que sua tela tem excelente calibração por padrão, mas achamos as cores mais frias do que deveriam. Claro que você pode mudar a calibração nas configurações.

O OnePlus 8 Pro é o primeiro a contar com tecnologia de interpolação MEMC para fazer com que vídeos gravados a 24 fps (como filmes e séries) tenham maior fluidez. É basicamente a mesma tecnologia que encontramos em TVs mais caras e funciona bem aqui. Além disso, há suporte a HDR10+.

Seu som é estéreo com boa potência e áudio mais equilibrado que muitos que testamos. Talvez só fique atrás do Mi 10 que tem graves mais fortes, mas terá uma ótima experiência sonora com o OnePlus 8 Pro. Agora se você pretende usar fone de ouvido com fio terá que comprar um adaptador, já que não vem nenhum na caixa e o celular não aceita fone do tipo USB-C.

Desempenho

Equipando o 8 Pro temos a plataforma Snapdragon 865, a mesma presente em diversos flagships lançados em 2020. E o que esperar deste hardware casado com a OxygenOS, uma das interfaces mais leves do Android? Tudo flui bem no 8 Pro. Ele é rápido na abertura de apps e consegue manter tudo carregado na RAM.

Por mais que tenha um ótimo desempenho, sentimos uma leve decepção. Ele não conseguiu superar o seu antecessor em nosso teste de velocidade no multitarefas e fica atrás dos principais rivais. Claro que a diferença é de míseros segundos e muitos nem devem reparar.


Em benchmarks é que ele mostra todo o seu poder com pontuações superiores a outros com Snapdragon 865 e ficando muito acima do Exynos 990. Em jogos não vimos qualquer problema em nenhum game testado. Todos rodaram liso na qualidade gráfica máxima. Poucos títulos tiram proveito dos 120 Hz, assim como acontece com os lançamentos recentes da Samsung.

Câmeras

A câmera traseira do OnePlus 8 Pro é mais saltada devido ao novo sensor 40% maior que o do OnePlus 7 Pro. A resolução é a mesma de 48 MP de antes, mas com pixels maiores significa que teremos mais luz entrando, o que deve resolver o problema de fotos escuras do modelo anterior.

O 8 Pro é capaz de registrar belas fotos de dia. Temos imagens com muitos detalhes, alcance dinâmico na medida e cores vibrantes. Por padrão ele salva as fotos em 12 MP. Você pode mudar para o modo 48 MP, mas o processamento é mais demorado e notamos alguns artefatos e ruídos, mesmo de dia.

12 MP | 48 MP


O novo sensor maior realmente faz diferença ao fotografar em locais com pouca luz e vimos um avanço significativo. Ainda é incapaz de concorrer com flagships de outras marcas, mas a OnePlus está avançando para chegar lá.

A ultra-wide sofreu grande evolução e agora também traz sensor de 48 MP, o que resolve o problema do anterior que tinha câmera grande-angular ruim. Agora você terá boas fotos com esta lente mais ampla e o mesmo balanço de cores e alcance dinâmico da principal. Claro, como o sensor não é exatamente o mesmo há uma pequena diferença na qualidade, mas não temos mais aquele abismo entre as duas câmeras.

Principal | Ultra-wide




A teleobjetiva é a mesma de antes, mas agora faz melhor uso do sensor principal, o que ajuda a aproximar o que está distante sofrendo menor perda de qualidade. Funciona muito bem de dia, mas à noite já deixa claro as suas limitações.

Por fim, temos a câmera mais polêmica: um sensor que filtra cores. Ele serve basicamente para mudar a tonalidade das fotos, mas que chegou a ser usada como uma espécie de raio-x por permitir enxergar através de tecidos e plástico. A OnePlus acabou desativando esta funcionalidade em atualização recente.

Zoom



Filtro fosco | Filtro vívido | Filtro P&B | Filtro fotocromático


A câmera frontal é a mesma de antes, mas agora com abertura focal menor. Ela continua registrando boas selfies, o modo retrato faz uma boa separação do fundo e as cores não ficam tão saturadas quanto as da câmera traseira. Mesmo que a abertura focal tenha reduzido, ainda é possível registrar boas selfies à noite, desde que evite o desfoque de cenário já que os ruídos ficarão mais evidentes.

Selfie




O OnePlus 8 Pro não é capaz de gravar vídeos em 8K como outros com Snapdragon 865. A novidade fica para o novo modo 4K Cine que filma em Ultra HD no padrão 21:9, o mesmo do cinema para se encaixar perfeitamente na tela do aparelho. A estabilização óptica agora está disponível em 4K e funciona bem. A qualidade geral da filmagem é muito boa, mas o foco é bastante lerdo. À noite terá boas filmagens, desde que não use a ultra-wide. Filmagens com a câmera frontal também apresentam boa qualidade, incluindo captura de áudio também satisfatória.

Bateria

OnePlus sempre mandou bem em bateria, seja na autonomia ou no tempo de recarga, e isso não é diferente com o 8 Pro. É impressionante o quanto os 4.510 mAh conseguem render bem mesmo com a tela de 120 Hz. Em nosso teste padronizado tivemos 22 horas e meia de autonomia, superando todos os modelos da linha S20. Até mesmo o Ultra quando é usado em modo de 60 Hz.


Para encher totalmente a bateria é necessário esperar pouco mais de 1h. Pode não ser um tempo impressionante, mas o carregamento acelerado consegue recuperar um terço da carga em apenas 15 minutos na tomada. E com meia hora de carga você tem 60% para usar, o que garante praticamente um dia inteiro em uso moderado.

Software

O OnePlus 8 Pro vem com Android 10 de fábrica modificado pela mesma interface OxygenOS de antes. O software da empresa é bastante limpo, como já vimos em modelos da geração anterior. O que muda na versão mais recente são os ícones remodelados, as novas animações para maior fluidez a 120 fps e os papéis de parede dinâmicos.

O leitor biométrico continua na tela, porém agora fica em posição mais alta, tornando-o mais confortável no uso. Em termos de velocidade e precisão não há muita diferença do que vimos antes.

Para quem curte uma pegada mais próxima do Android puro, mas quer algo mais otimizado que o Android da Motorola, o OnePlus 8 Pro oferece a melhor experiência com a OxygenOS.

Rivais

O OnePlus 8 Pro é um celular bacana e que finalmente oferece um pacote completo de flagship, mas agora cobra caro por isso. Vale pagar 900 dólares nele ou é melhor escolher uma alternativa no mercado nacional?

O Note 20 Ultra é a novidade mais recente da Samsung, mas custa bem mais caro, porém entrega um conjunto melhor. Fica devendo apenas um pouco em bateria. O S20 Plus é uma ótima alternativa ao 8 Pro e custa menos atualmente.

O Mi 10 pode ser importado por valor bem menor e entrega conjunto similar em desempenho, bateria e câmeras.

E não foi dessa vez que vimos a OnePlus desbancar o iPhone 11 Pro Max que ainda é o rei em nosso teste de desempenho em multitarefas. O modelo da Maçã também tem melhor bateria e câmeras, mas já tem valor mais salgado que o modelo chinês.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Design elegante
  • Tela AMOLED de qualidade
  • Som potente
  • Ótimo desempenho
  • Bateria que dura muito
  • Boas câmeras

Pontos fracos

  • Não teve um salto considerável em desempenho
  • Ainda fica atrás dos rivais em câmera
  • Custo-benefício não é tão interessante
  • Não vem adaptador P2 na caixa
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu preço alto dificulta a importação; há opções melhores e mais baratas

Embalagem e características

Embalagem traz capinha de proteção, mas faltou um adaptador para P2

Comodidade

O OnePlus 8 Pro é um celular grande, escorregadio e de vidro; pelo menos vem capinha na caixa

Facilidade de uso

Oxygen OS é uma versão

Multimídia

OnePlus 8 Pro entrega ótima experiência multimídia com tela de qualidade e som estéreo limpo

Votação Geral

OnePlus 8 é um ótimo celular no geral e entrega uma experiência redonda, mas há espaço para melhorias

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o OnePlus 8 Pro

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online