» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Realme 7 5G

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O TudoCelular já fez análise do realme 7, um ótimo celular que entrega bom desempenho aliado a boa bateria e câmeras que registram belas fotos. Agora temos em mãos a sua versão 5G que traz processador mais veloz, mas vem com câmera com resolução inferior. Será uma troca justa? Você confere com o TudoCelular todos os detalhes do realme 7 5G, o celular 5G mais barato no Brasil.

Acessórios

O Realme 7 5G vem em embalagem amarela com o nome do modelo na tampa, mas sem ilustração do aparelho. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 30W
  • Cabo USB no padrão C
  • Chavinha para a gaveta do cartão SIM
  • Capinha de silicone
  • Guia do usuário
Design e construção

As duas versões do realme 7 são quase idênticas; de frente temos entalhe em furo no canto esquerdo, enquanto na traseira há um bloco de câmeras mais largo no modelo 5G. Até mesmo o padrão cromático da pintura e nome da linha estampado na traseira seguem iguais em ambos.

Apesar de mais caro, o modelo 5G não traz um corpo mais refinado: este também é feito de plástico na traseira e laterais. A qualidade de construção é boa para o segmento de intermediários premium, apesar de ser escorregadio devido ao acabamento liso.

As duas versões do realme 7 possuem o mesmo tamanho de tela, mas o modelo 5G consegue ser um pouco mais compacto devido às bordas mais finas. Isso contribui para uma maior ergonomia, e as curvas na traseira também ajudam a tornar o uso confortável com uma mão.

O leitor biométrico fica localizado na lateral direita, integrado ao botão de energia. Ele responde rápido e raramente falha. Do lado esquerdo temos as teclas de controle de volume e a gaveta do SIM Card, que nesta versão é híbrida e não permite usar dois chips e estender o armazenamento ao mesmo tempo.

Em termos de conectividade só temos de diferente o 5G presente neste modelo, enquanto Wi-Fi 5 GHz e NFC estão presentes nas duas versões.

Tela e som

Você pode até achar que os dois modelos do realme 7 contam com a mesma tela IPS LCD de 6,5 polegadas e resolução Full HD+, mas há uma diferença crucial entre os dois: o realme 7 5G vem com painel de 120 Hz, enquanto o outro tem tela de 90 Hz.

A tela do realme 7 5G tem brilho decente para uma boa visibilidade em locais iluminados, mas não o suficiente para compensar o excesso de luz em dias ensolarados. O nível de contraste é suficiente para garantir boas cores sem exagero, mas quando o brilho está no máximo tende a deixar o preto muito acinzentado.

Um ponto que reclamamos no realme 7 4G foi a ausência de som estéreo presente no realme 7 Pro. Este é o mesmo caso da versão 5G que traz apenas uma saída de som na parte inferior. Para piorar, o alto-falante escolhido pela fabricante tem potência mais fraca e calibração pior, que chega a distorcer nos médios quando o volume está no máximo.

Desempenho

O modelo 5G vem equipado com chipset Dimensity 800U da MediaTek e 8 GB de RAM, uma configuração potente para garantir boa experiência com qualquer app ou jogo para Android. Apesar do processador mais veloz, não vimos um ganho em nosso teste de velocidade e o realme 7 5G praticamente empatou no multitarefas comparado ao modelo 4G.

Em benchmarks é que sentimos o ganho de um processador mais potente e o realme 7 5G consegue números superiores. No AnTuTu temos uma diferença de 10%, o que garante mais de 300 mil pontos.


Em jogos, não há o que reclamar. Se o outro realme já mandava bem ao rodar games com boa fluidez, este também tira de letra. Todos os jogos que testamos rodaram suave, claro que não na qualidade máxima, mas como o realme 7 5G não é um celular gamer propriamente dito, não dá para reclamar disso. A tela de 120 Hz ajuda a ir além de 60 fps em alguns jogos, mas são poucos que tiram proveito disso.

Bateria

O realme 7 5G vem com a mesma bateria do modelo 4G, mas o chip Dimensity 800U tem maior eficiência energética comparado ao mais antigo Helio G95. O resultado disso é que a bateria rende muito mais, chegando a dar uma diferença de 20% em nosso teste padronizado de autonomia.


Isso significa que aqueles com um padrão de uso mais moderado conseguirão usar o realme 7 5G por dois dias inteiros sem precisar se preocupar em procurar uma tomada, e mesmo aqueles que jogam muito para aproveitar a tela de 120 Hz e o hardware potente terão dificuldade em zerar a bateria em apenas um dia.


Outra boa notícia é que o carregador de 30W faz a bateria ir de 0 a 100% em pouco mais de 1 hora. Enquanto rivais da Motorola e Samsung ainda levam quase o dobro do tempo para serem recarregados. A Xiaomi é uma das poucas que se preocupam com carregadores e já temos intermediários da empresa recarregando em menos de 1 hora.

Câmeras

O realme 7 5G vem com conjunto padrão de câmeras para os dias atuais: ele tem um sensor principal de 48 MP, uma câmera com lente ultra-wide, uma dedicada para fotos macros e outra para desfoque de fundo.

A câmera principal registra boas fotos em qualquer tipo de cenário, mas poderia ter um HDR mais eficiente. Ao final da tarde perdemos detalhes nas sombras e as fotos tendem a parecer mais escuras do que deveriam.

Principal | Ultra-wide



Pelo menos o realme 7 5G não sofre para fotografar à noite e registra fotos com boa nitidez e contraste, mas perde alguns detalhes em pontos mais escuros na tentativa de eliminar os ruídos. Você pode ativar o modo noturno que realmente melhora o aspecto geral das fotos, mas não chega a ser tão eficiente na câmera ultra-wide. Aliás, a câmera mais ampla só tem utilidade de dia, já que as fotos noturnas saem muito escuras.

Normal | Modo noturno


Não espere muito da câmera macro. O sensor é de baixa resolução e a distância focal não é das melhores, o que acaba resultando em fotos com baixa nitidez. A de desfoque apresenta poucas falhas no recorte, ficando dentro do que os rivais entregam.

Macro


Desfoque


A frontal é a mesma do realme 7 4G e aqui também registra boas selfies, seja de dia ou à noite. As fotos apresentam boas cores e contraste, apesar de não haver muitos detalhes da pele. Uma parte curiosa é que ao usar o modo retrato a resolução não é reduzida para 4 MP como acontece com o outro modelo e com isso teremos resultados melhores em selfies com desfoque de fundo.

Selfies


A câmera principal é capaz de gravar vídeos em 4K, enquanto a ultra-wide fica limitada à resolução Full HD. A captura de áudio é estéreo e tem boa qualidade, enquanto as filmagens apresentam bom nível de detalhes, mas sofrem bastante em locais escuros. Pelo menos não há o problema de tom avermelhado que vimos na filmadora do realme 7 4G.

Software

O realme 7 5G sai da caixa com Android 10 e interface realme UI. A aparência é agradável e com poucas modificações. É possível alterar os ícones e escurecer a interface com o tema escuro – só não espere ver algum ganho em bateria já que a tela não é AMOLED como a do realme 7 Pro. No entanto, há uma opção nas configurações de bateria que reduz o consumo de energia durante a madrugada.

O Software da realme é recheado de atalhos e há um menu lateral parecido com o Tela Edge da Samsung. Também há uma bolha que apresenta um menu flutuante e lembra o menu de acesso da S Pen na linha Galaxy Note. Aqui você pode configurar atalhos como o de bloquear a tela ou fazer uma rápida captura de tela.

Há uma interface dedicada para jogos e muitos extras que aprimoram a usabilidade sem pesar no desempenho, o que é um feito importante e que merecia ser seguido por outras marcas. A única reclamação que temos a fazer da realme é que ela não é das mais ágeis em atualizações do Android.

Rivais

O realme 7 5G é um bom celular para quem busca conectividade 5G pagando pouco. Mas como ele se sai contra seus rivais? Você pode encontrar o Mi 10T Lite no varejo nacional, que acaba saindo um pouco mais caro, mas entrega melhores câmeras. Por outro lado, ele é mais lento no multitarefas e sua bateria dura menos.

Quer um celular mais ágil e melhor para jogos? O Moto G100 não é tão mais caro que o da realme e sua bateria dura quase tão bem, mas acaba demorando mais para recarregar. O da Motorola tem de extra o modo desktop, mas as câmeras são mais limitadas.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes:

  • Tela de 120 Hz
  • Autonomia de bateria
  • Desempenho na média do segmento
  • Rápido tempo de recarga
  • Captura boas fotos

Pontos fracos:

  • Som apenas mono
  • Filmadora poderia ser melhor
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Para quem faz questão de ter um celular 5G, ele entrega bom custo-benefício, mas há modelos 4G melhores

Embalagem e características

Embalagem traz capinha de proteção, mas nada de fone de ouvido

Comodidade

O Realme 7 5G é um celular grande, mas acabamento fosco evita que escorregue fácil

Facilidade de uso

A Realme UI é simples e fácil de usar

Multimídia

Tela tem boa qualidade, mas faltou som estéreo para completar o pacote

Votação Geral

O Realme 7 5G é o celular com 5G mais barato do Brasil

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Realme 7 5G

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online