» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Redmi Note 12 Pro Plus

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Redmi Note 12 Pro Plus é o mais avançado da linha formada por quatro modelos. Neste temos câmera de 200 MP, carregamento potente de 120W e todas as tecnologias da Dolby para torná-lo numa excelente opção para consumo de mídia. Será este o melhor intermediário da Xiaomi de 2023? Vamos descobrir.

Acessórios

O Redmi Note 12 Pro Plus vem em caixa clara com nomes na cor dourada. Além do celular, você recebe os seguinte acessórios:

  • Carregador com 120W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Capa transparente de silicone
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
Design e conectividade

Todos os membros da linha Redmi Note 12 possuem design parecido e isso pode gerar uma certa confusão na hora da compra. Para ajudar a diferenciar, temos tonalidades de cores diferentes para cada modelo. O Note 12 Pro Plus é encontrado nas opções branca, preta e azul. Esse que testamos no tom mais escuro é praticamente um espelho e não traz qualquer efeito cromático.

O bloco de câmeras na traseira é idêntico ao que vimos no Redmi Note 12 Pro. Ele tem acabamento em metal e traz duas câmeras em destaque com uma menor acima do flash em LED duplo. As bordas são curvas e aqui temos a primeira diferença comparado ao modelo mais barato com traseira plana.

Enquanto a traseira é de vidro, as laterais são feitas de plástico com acabamento fosco. A parte frontal é coberta por vidro com proteção Gorilla Glass 5. E assim como o Note 12 Pro, neste também temos certificação IP53 para resistência contra respingos e poeira. A área frontal possui bordas finas e temos entalhe em formato de furo em posição centralizada no topo.

O leitor biométrico fica incorporado ao botão de energia na lateral direita. O sensor é bastante ágil e você precisa apenas encostar seu dedo. Para quem prefere pressionar o botão para evitar desbloqueios acidentais, é possível mudar o comportamento do leitor biométrico nas configurações do sistema.

É bom ver que a Xiaomi ainda não abandonou a entrada padrão para fones de ouvido em seus intermediários e temos o plug na parte superior do Note 12 Pro Plus, bem ao lado de um dos alto-falantes. Também temos o emissor de infravermelho no topo que permite usar o celular como controle remoto.

Na parte inferior encontramos a gaveta com suporte para dois chips. Diferente do modelo mais barato da linha, esse não conta com slot para microSD. Na parte de conectividade há Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.2, NFC e 5G.

Tela e som

A tela do Redmi Note 12 Pro Plus possui 6,67 polegadas com resolução Full HD+ e painel AMOLED de 120 Hz com sensor de toque que responde a 240 Hz e ajuda a reduzir a latência para aprimorar o tempo de resposta em jogos.

O painel adotado pela Xiaomi é do tipo 10-bit, o que garante ao Note 12 Pro Plus a possibilidade de exibir mais de 1 bilhão de cores diferentes, além disso há suporte a HDR10+ e Dolby Vision, garantindo, assim, suporte a qualquer serviço de streaming para o máximo de qualidade.

O nível máximo de brilho é muito bom e está a par de alguns modelos top de linha. A tela garante alto contraste para que você não sofra em visualizar o conteúdo mesmo sob luz solar direta. Além disso, a Xiaomi garante baixa oscilação quando o brilho está no mínimo e isso ajuda a reduzir bastante a fadiga visual ao usar o celular no escuro.

A calibração nativa de cores tende para tons saturados e com branco mais azulado do que o ideal. Há mais três perfis para escolher, com o Padrão sendo o mais próximo do ideal. Também é possível alterar a temperatura das cores individualmente. A taxa de atualização é regulada automaticamente por padrão e alterna entre 30, 60, 90 e 120 Hz para ajudar a economizar bateria.

O intermediário da Xiaomi usa o alto-falante de chamadas como um dos canais de áudio, além da saída de som na parte superior. Com o terceiro na parte inferior do aparelho temos som bem equilibrado que é jogado para todos os lados dando boa imersão em filmes e jogos.

A potência é boa, apesar de já termos visto celulares da Xiaomi com som mais potente. Ele vem com Dolby Atmos ativado por padrão que reforça os graves e isso compromete um pouco a potência por conta dos pequenos alto-falantes. De qualquer forma, com o recurso ligado terá ótimo equilíbrio sonoro com vocais nítidos e detalhados.

Desempenho

Equipando o Note 12 Pro Plus temos o chipset Dimensity 1080 da MediaTek, o mesmo presente no modelo abaixo da linha e também no Galaxy A34. Esse hardware é um pouco mais potente que o Dimensity 920 e lida melhor com sensores de alta resolução.

Ele está disponível em versões com 8 e 12 GB de RAM. O que testamos vem com a menor quantidade de memória e foi bem em nosso teste de velocidade focado no multitarefas. Para quem está em dúvida sobre qual versão pegar, pode economizar e ir no mais barato que não sofrerá com lentidão ao usar muitos apps ao mesmo tempo.


Em benchmarks temos pontuações similares ao Redmi Note 12 Pro, o que já era esperado. No AnTuTu temos pouco mais de 300 mil pontos, o que não impressiona para o segmento em que se encontra o Note 12 Pro Plus.

E jogos? Tivemos bom desempenho no Call of Duty na qualidade Alta com todos os recursos habilitados. No PUBG é possível ter bom desempenho na opção HDR com taxa de quadros no Ultra e demais recursos ativados.

Bateria

Este é mais um celular da Xiaomi com bateria de 5.000 mAh. Aqui é onde tivemos uma inesperada surpresa: o Pro Plus rendeu menos em nosso teste padronizado, mesmo com hardware e tela similares ao Redmi Note 12 Pro. Será que faltou otimização por parte da Xiaomi?


O que importa é que ele é capaz de render quase 28 horas de uso moderado, o que será suficiente para todos, mesmo aqueles que usam bastante o celular dificilmente ficarão sem carga antes do final do dia.


A parte positiva é que este traz um carregador mais potente na caixa que consegue puxar 120W e encher a bateria em apenas 24 minutos. Isso faz com que ele fique entre os mais rápidos no tempo de recarga que testamos e consegue recuperar metade da bateria com apenas 10 minutos na tomada. Em 15 minutos carregando já terá 70% para usar.

Câmeras

A Xiaomi decidiu meter uma câmera de 200 MP no Redmi Note 12 Pro Plus, por mais que o hardware adotado não seja o ideal para tirar o máximo proveito deste sensor. As demais câmeras são mais básicas e temos uma ultra-wide de 8 MP e uma macro de apenas 2 MP com foco fixo.

O sensor usado no intermediário da Xiaomi é diferente: aqui temos o HPX da Samsung e não o HP1 presente no Motorola Edge 30 Ultra ou o HP2 que estreou no Galaxy S23 Ultra. Mas assim como os outros, esse do Redmi Note 12 Pro Plus também comprime 16 pixels em um para gerar imagens de 12 MP.

Padrão | 50 MP


Não espere fotos com qualidade de top de linha com o Redmi Note 12 Pro. No modo padrão temos fotos decentes com contraste exagerado que mata os detalhes das sombras. Você pode capturar imagens no modo 50 MP que resolve parte do problema e registra imagens mais nítidas em troca do triplo do armazenamento devorado por cada arquivo.

Principal | Ultra-wide


É bom ver que o celular não sofre com ruídos em dias ensolarados e apresenta boa faixa dinâmica, apesar do HDR ficar mais limitado ao usar o zoom ou modo retrato. E por falar no zoom digital, ele apresenta queda considerável na qualidade ao aproximar em duas vezes e se você tentar registrar algo que está muito distante terá fotos de má qualidade.

Zoom


Desfoque


O desfoque é feito via software e entrega bons resultados, enquanto a câmera macro sofre para fazer fotos nítidas. A ultra-wide também tem suas limitações e captura imagens mais escuras no fim de tarde e sofre bastante para conseguir capturar boas fotos à noite. Não espere que o modo noturno faça milagres, já que ele apenas prolonga a exposição.

Modo noturno



A câmera ativa o modo noturno automaticamente quando detecta que há necessidade, mas esse modo na verdade faz apenas forçar o HDR a corrigir brilho e cores. As fotos feitas à noite com o Redmi Note 12 Pro Plus não são as melhores da categoria, mas estão longe de serem ruins. Há um modo noturno completo que aprimora o brilho e reduz o excesso de contraste para fotos mais equilibradas.

Selfies



A câmera frontal de 16 MP comprime quatro pixels e um, mas o arquivo final possui 16 MP por conta do upscale feito pelo software. Este não é o primeiro da Xiaomi que segue tal implementação e assim como em outros resulta em selfies com baixa nitidez, apesar das fotos terem boas cores, contraste e tom de pele próximo do real. As selfies noturnas não sofrem com excesso de ruídos e estão dentro do esperado para um celular desse segmento.

A filmadora grava em 4K a 30 fps com a traseira, Full HD e HD com a ultra-wide e macro, respectivamente. A frontal é capaz de filmar em Full HD a 60 fps. Há estabilização que lida bem com os tremidos, mas não está disponível na resolução máxima. As filmagens noturnas saem bastante escuras, especialmente com a frontal. O foco principal é ágil, enquanto a captura de som estéreo tem qualidade decente.

Software

A Xiaomi nunca foi um exemplo em atualização de software, mas o Redmi Note 12 Pro Plus realmente decepciona por ainda estar com Android 12 em meados de 2023 e com o Android 14 já perto de ser lançado pelo Google. Pelo menos a interface é a MIUI 14 que traz alguns recursos do Android 13.

Os recursos são os mesmos que encontramos em outros celulares com a versão mais atual da MIUI. Temos a Barra Lateral no estilo Tela Edge da Samsung, mas com a diferença que os atalhos mudam de acordo com o que estiver aberto no momento. Se você está jogando, terá acesso a ferramentas de jogos ou poderá acessar rapidamente ferramentas de edição quando estiver visualizando um vídeo.

Há várias opções de customização, seja do relógio quando a tela está apagada ou da própria interface com o uso de temas. A interface até flui rápido e responde bem aos comandos. Só falta a Xiaomi dar maior atenção à parte de atualização de software.

Rivais

Vale a pena comprar o Redmi Note 12 Pro Plus ou é melhor investir no Galaxy A54 que está mais barato? O da Samsung perde em tela, mas entrega a mesma qualidade sonora. O da Xiaomi é um pouco mais ágil no multitarefas e recarrega muito mais rápido, enquanto ambos entregam autonomia de bateria similar. O da Samsung ganha em câmeras e suporte a atualizações de software, além de ter resistência completa contra água.

E contra o realme 10 Pro Plus? O rival chinês é mais ágil no multitarefas e tem bateria que dura mais, porém leva mais tempo para recarregar. O Redmi Note 12 Pro Plus ganha em tela e som, enquanto empata em câmeras. O da realme já vem com Android 13 e deve receber o 14 antes do intermediário da Xiaomi.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Bela tela com brilho forte
  • Som estéreo de qualidade
  • Boa duração de bateria
  • Recarga rápida

Pontos fracos

  • Câmera de 200 MP abaixo dos outros
  • Filmadora sofre à noite
  • Sistema desatualizado
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O custo-benefício é inferior a rivais da Samsung, mas é um celular completo e com vários pontos positivos

Embalagem e características

Embalagem vem com capinha de silicone e carregador com boa potência

Comodidade

É um celular grande e escorregadio, mas pelo menos vem capinha na caixa

Facilidade de uso

A MIUI 14 entrega bom desempenho e boa fluidez mesmo com os vários recursos presentes

Multimídia

Tela de ótima qualidade tem brilho alto, suporte a HDR10+ e Dolby Vision; som estéreo de qualidade com Dolby Atmos poderia ser mais potente

Votação Geral

O Redmi Note 12 Pro vai agradar quem busca um celular com bom desempenho, tela, som e bateria; só fica devendo um pouco em câmeras

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Redmi Note 12 Pro Plus

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online