» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
2.998

Samsung Galaxy Note 8

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

Os fãs da linha Galaxy Note ficaram um bom tempo sem novidade aqui no Brasil. O Galaxy Note 7, lançado em 2016, não chegou a ser vendido oficialmente por aqui devido aos problemas de explosão causados por uma bateria defeituosa.

Com um grande salto para o Galaxy Note 5, o Note 8 chega com todas as mudanças no design vistas no Galaxy S8. O design não chega a ser totalmente idêntico, já que Samsung sabe que o público da linha Note é diferente do público mais jovem da linha S.

A embalagem do modelo à venda no Brasil é praticamente idêntica aos recém-lançamentos da empresa em nosso mercado. Nada de embalagem caprichada e de boa qualidade, mas o mesmo papel cartão básico, que não esconde os cortes feitos na produção do produto por aqui.

Além do Galaxy Note 8, você encontra um carregador com tecnologia de carregamento acelerado, cabo USB-C, fone de ouvido da AKG, adaptadores de USB e microUSB para USB-C, chaves para abrir gaveta dos cartões SIM e microSD e para trocar as ponteiras da S-Pen, além dos guias de uso.

Design e construção

O design do Galaxy Note 8 lembra bastante o do S8, o que já era esperado. O que muda é que o phablet da Samsung tem bordas menos arredondadas, deixando o aparelho mais retangular. Essa mudança confere um ar mais sóbrio ao aparelho ao mesmo tempo em que entrega retoques suaves no design para não oferecer mais do mesmo.

O corpo é de metal com traseira em vidro com proteção Gorilla Glass 5. Logo de cara vemos a primeira novidade na linha: câmera dupla na traseira. Infelizmente, a empresa decidiu adotar um layout horizontal, o que fez o leitor biométrico ficar no canto direito, sendo de difícil acesso, assim como no Galaxy S8.

Na parte inferior, no canto direito, temos a S-Pen, o grande destaque da linha Note. Fora isso, o aparelho tem basicamente a mesma configuração já conhecida. Do lado esquerdo temos o tão detestado botão da Bixby, além do botão de controle de volume. Na lateral direita há o botão para ligar e desligar o smartphone.

Assim como no S8, na parte superior temos um microfone e a gaveta híbrida, que permite usar dois chips de operadora ao mesmo tempo ou um chip e um cartão microSD. Na parte inferior encontramos o alto-falante do aparelho, a entrada USB-C e P2 para fones de ouvido. Há também um microfone que serve para chamadas e para gravar áudio em estéreo aliado ao microfone superior.

A qualidade de construção é digna de um aparelho topo de linha. Não encontramos nenhuma falha de fabricação no aparelho. Seu corpo elegante deixa claro que o Galaxy Note 8 é um dispositivo premium, mas sua traseira de vidro o torna facilmente escorregadio. O lado ruim, além das marcas de dedo que acumulam com facilidade, é que o Note 8 pode quebrar facilmente.

Tela e som

O aparelho traz uma tela Super AMOLED da Samsung com resolução Quad HD+ (1440 x 2960 pixels), seguindo o mesmo padrão 18,5:9 estreado no Galaxy S8. A tela ampla faz com que o Galaxy Note 8 tenha bordas finas com excelente aproveitamento frontal de 83%.

O painel Super AMOLED vem por padrão no modo Exibição Adaptável, que otimiza automaticamente a gama de cores, saturação e nitidez da tela de acordo com o conteúdo exibido. Este modo tende a gerar cores bastante vivas e longe do real, o que acaba incomodando alguns usuários.

Felizmente, Samsung oferece outros perfis (cinema AMOLED, foto AMOLED e básico) que permitem reduzir a saturação. Além disso, é possível escolher a temperatura do branco e até mesmo a intensidade de cada cor primária (vermelho, verde e azul).

A tela do aparelho oferece ótima qualidade e ângulo de visão, permitindo enxergar com conforto o conteúdo na tela. O brilho alto e o baixo índice de reflexo do vidro entregam uma boa visibilidade em ambiente externo. O brilho consegue ir muito além quando no automático, especialmente em vídeos no celular ou no YouTube com a ajuda do recurso de potencializar vídeos.

O Galaxy Note 8 também tem suporte à tecnologia HDR10, permitindo ver vídeos na Netflix com maior qualidade. O aplicativo do YouTube também traz suporte a HDR no Galaxy Note 8, o que amplia a oferta de conteúdo.

Em som não há muito o que se empolgar, o Galaxy Note 8 vem com apenas um alto-falante na parte inferior, o que resulta em som mono. No entanto, o som entregue é potente e não distorce no volume máximo.

Além de contar com entrada P2, algo cada vez mais raro, o Note 8 vem com fone da AKG, que entrega boa qualidade de construção, som decente e alto conforto. Comparado aos fones que vem com outros smartphones, o da Samsung acaba se destacando facilmente.

Desempenho e jogos

O modelo nacional do Galaxy Note 8 vem com Exynos 8895, enquanto a variante norte-americana aposta no Snapdragon 835. Ambos os modelos oferecem ótimo desempenho e não deixam a desejar para rivais de peso.

O Exynos 8895 oferece um processador octa-core com velocidade máxima de 2,3 GHz e GPU Mali-G71 MP20. O Note 8 também conta com 6 GB de RAM e vem em duas versões de armazenamento (64 ou 128 GB). Há a possibilidade de expansão da memória com cartão microSD de até 2 TB.

Em benchmarks o Note 8 entrega uma pontuação alta, como visto abaixo:

  • AnTuTu: 166 mil
  • Geekbench: 1.989/6.740
  • 3D Mark: 2.656
  • GFX Bench: 25/39 FPS (Manhattan) e 60/105 FPS (T-Rex)

Em um teste mais prático abrimos 12 aplicativos em dois turnos, cronometrados pelo próprio aparelho. Começamos, portanto, com o Relógio, segundo com Câmera, Galeria, Configurações, Facebook, Whatsapp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix e encerramos com os jogos Pokémon GO e Asphalt 8.

Depois, realizamos a segunda rodada, que serve para ver se algum aplicativo precisa ser recarregado.

O processador Exynos 8895 do phablet da Samsung se mostrou bastante veloz, e fechamos a primeira volta com apenas 42s. Já os 6 GB de memória RAM conseguiram segurar todos os aplicativos abertos, levando apenas 15s para reabrir os doze. Assim, o teste todo somou apenas 57s, sendo este um dos smartphones mais rápidos que já testamos aqui no TudoCelular.

FPS CPU GPU RAM
Asphalt 8 30 5% 51% 345 MB
Asphalt Xtreme 30 6% 47% 434 MB
Injustice 2 30 8% 53% 575 MB
Modern Combat 5 59 14% 32% 439 MB
Clash Royale 59 3% 35% 174 MB
Subway Surfers 60 7% 33% 273 MB

O Galaxy Note 8 apresenta o mesmo desempenho em jogos que outros aparelhos topo de linha. Infelizmente, os títulos Asphalt 8, Asphalt Xtreme e Injustice 2 vêm travados para não passarem de 30 fps no Android. Os demais ficam muito próximos de 60 quadros por segundo – o máximo suportado pela tela do aparelho.

Câmera

O Galaxy Note 8 oferece câmera dupla de 12 megapixels na traseira, sendo a principal com abertura f/1.7 e a secundária com abertura f/2.4. A segunda câmera do aparelho é do tipo telefoto, que permite ao Note 8 aplicar zoom ótico de 2x e também a ampliar o fundo das imagens com o foco seletivo.

Na frontal temos uma câmera de 8 megapixels com abertura f/1.7. Em termos de capacidade de gravação de vídeos, o Note 8 pode filmar em 4K a 30 quadros por segundo com a câmera dupla e Quad HD com a frontal.

A câmera do Galaxy Note 8 é tão boa quanto a do S8. Por padrão ela acaba entregando cores bem vivas, mas para quem não curte imagens saturadas é possível usar o modo manual do aplicativo de câmera da Samsung e ajustar como desejar. Há controle de ISO, balanço de branco, exposição, tom de pele, saturação, sombras, entre outros controles.

No geral temos ótimas fotos em todo tipo de cenário, até mesmo em ambientes com baixa iluminação. O aparelho é capaz também de filmar com boa claridade à noite, sem exagerar nos ruídos. O áudio registrado é estéreo e tem boa definição.

O aparelho oferece sistema de estabilização ótica, o que reduz bastante os tremidos em vídeos, mas não chega a ser perfeito. Há alternativas eletrônicas mais eficientes, como a do OnePlus 5T e do Pixel 2 XL, mas o Galaxy Note 8 não deixa a desejar.

O recurso de foco seletivo funciona bem, mas não é dos melhores. Para quem é fã do efeito bokeh, a câmera dupla do Galaxy Note 8 permite ampliar o efeito de desfoque do fundo dos cenários, mas sempre fica alguma parte da imagem com efeito mal aplicado. Escolhendo um efeito mais suave a falha acaba ficando menos evidente.

Bateria

Aqui temos uma bateria de 3.300 mAh – um valor inferior ao que é oferecido no Galaxy S8 Plus. Resultado disso é que o Note 8 entrega uma autonomia menor, ficando pouco acima do que é entregue com o Galaxy S8.

Acompanhado de um carregador que fornece 2A em 5V, o Note 8 leva 1h39 para recarregar totalmente a sua bateria. Com uma carga é possível usar o smartphone da Samsung por 13h34 na reprodução de vídeos ou 4h10 em gravação. Para quem ainda faz muitas chamadas no celular, o Note 8 rende 21h04 de ligações via 4G ou 4h29 pelo Skype. Em jogos, o flagship rende ótimas 6h53.


Em um teste mais prático tiramos o aparelho às 7h da manhã e ele foi descarregar às 9h da noite. Para fazer render o dia inteiro será necessário fazer um uso mais leve ou então ativar o modo economia de energia.

Por falar nisso, o Note 8 oferece várias configurações para fazer sua bateria render mais. É possível reduzir a resolução da tela, limitar o brilho máximo, controlar quais apps podem atualizar em segundo plano e também desligar o recurso Always on Display.

Samsung também oferece um modo de economia de energia mais agressivo, que deixa a interface toda preta. Como estamos falando de um aparelho com painel do tipo AMOLED, boa parte da tela permanecerá desligada, o que fará a bateria render bastante. Além disso, o uso de aplicativo fica bastante limitado neste modo.

Sistema operacional e S Pen

O Note 8 vem com Android 7.1.1 Nougat e a interface Samsung Experience 8.5 por cima do sistema móvel da Google. É uma interface bonita e cheia de recursos, mas sua fluidez não é das melhores. Ainda é comum ver o Android modificado pela Samsung apresentar engasgos.

Em termos de biometria, o Galaxy Note 8 oferece três opções: leitor de digitais, leitor de íris e facial. Os dois primeiros são mais seguros, porém menos práticos. A posição do leitor biométrico ao lado da câmera não ajuda, especialmente em um aparelho deste tamanho. O de íris é funcional, desde que você mantenha o Note 8 rente ao seu rosto e a no máximo 30 centímetros.

O diferencial do Note 8 fica para a S Pen, que agrega várias funcionalidades ao aparelho. Ao sacar a canetinha é possível fazer uma anotação rápida, traduzir uma palavra para qualquer outro idioma, selecionar uma área da tela, escrever uma mensagem animada, procurar produtos com o Bixby Vision, entre outros.

Apesar de Samsung demorar na liberação de atualizações do Android, o Galaxy Note 8 entrega ótima experiência, indo além dos outros smartphones da empresa e de qualquer outro Android do mercado.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Certificação IP68
  • Excelente tela com brilho alto
  • Som de qualidade
  • Fone da AKG
  • Ótimo desempenho
  • Fotos e vídeos de qualidade
  • Aplicativo de câmera completo
  • Recursos da S Pen

Pontos fracos

  • Acabamento em vidro
  • Gaveta híbrida
  • Posição do leitor biométrico
  • Autonomia de bateria
  • Demora nas atualizações do Android
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Galaxy Note 8 é o celular mais caro da Samsung, mas oferece uma experiência mais completa que outros com Android.

Embalagem e características

Aparelho vem com diversos acessórios: carregador, cabo USB-C, adaptadores para USB-C, ponteiras da S-Pen e chave para remoção, fone de ouvido da AKG com três tamanhos de ponteira, além de guia do usuário.

Comodidade

O Galaxy Note 8 é um celular grande e escorregadio, o que o torna bastante complicado de ser usado com apenas uma mão.

Facilidade de uso

A interface da Samsung é bem organizada, mesmo diante da alta customização realizada pela empresa. Há um sistema de busca eficiente, além da Bixby que ajuda a encontrar configurações e recursos do aparelho.

Multimídia

Tela gigante com suporte a HDR e som potente entregam ótimo entretenimento. Uma pena que o Galaxy Note 8 não traga duplo alto-falante estéreo.

Votação Geral

O Galaxy Note 8 é um ótimo smartphone, mas tem preço salgado o que pode comprometer um pouco o custo-benefício.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy Note 8