» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.699

Samsung Galaxy A8 Plus 2018

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Unboxing e acessórios

Ao adquirir o seu Galaxy A8 Plus, você receberá juntamente com o aparelho um carregador com suporte a carregamento acelerado (5V-2A, 9V-1,67A), cabo USB no padrão C, manuais, capinha de proteção, chavinha para abrir as gavetas, e fone de ouvido.

Infelizmente, diferente dos modelos mais caros da Samsung, o Galaxy A8 Plus não vem com fone da AKG, mas apenas um modelo mais tradicional da sul-coreana. O ponto positivo é que ao menos temos controle de volume, algo bem raro principalmente nos acessórios entregues com modelos intermediários.

Design e construção

A linha A8 da Samsung lembra bastante os modelos mais avançados da empresa, com corpo de metal com traseira em vidro e tela esticada no padrão 18,5:9. No entanto, diferente do S8 ou S9, o A8 Plus não tem a tela curvada nos cantos.

Outro diferencial é que o intermediário da Samsung não tem o botão dedicado para a assistente Bixby, mas mantém a certificação IP68 para proteção contra água e poeira, algo que se tornou uma característica exclusiva da empresa neste nicho, ao menos no mercado nacional.

Contra os rivais da Motorola e ASUS, o modelo da Samsung oferece duas gavetas, permitindo usar dois chips SIM e um cartão microSD ao mesmo tempo.

No geral, o aparelho entrega boa qualidade de construção e mesmo com seu tamanho grande ele não chega a ser desconfortável de ser usado, mas alguns vão preferir o Galaxy A8 por ser mais compacto.

Tela e som

O Galaxy A8 Plus traz tela de 6 polegadas com tecnologia Super AMOLED, o que resulta em cores vibrantes e preto perfeito. O brilho alcançado pelo painel é suficiente para entregar uma boa experiência em ambiente externo.

Além disso, a tela da Samsung alcança um brilho mínimo mais baixo que seus concorrentes, o que torna o A8 Plus mais confortável de ser usado no escuro comparado ao Zenfone 5 e especialmente contra o Moto Z3 Play.

Na parte sonora o aparelho tenta entregar um som envolvente, mas deixa a desejar para os rivais da Motorola e especialmente o da ASUS. O Zenfone 5 não apenas tem alto-falantes mais potentes, como a qualidade sonora é melhor.

O fone da Samsung entrega som decente com bom conforto, mas fica abaixo do que é oferecido pelo fone da AKG que vem nos modelos mais caros da marca.

Desempenho e jogos

O Galaxy A8 Plus vem com processador um pouco mais potente do que aquele presente no A5 e A7 de 2017, o que é especialmente acertado quando lembramos da presença de uma tela de maior resolução devido à proporção mais esticada adotada pela Samsung.

Ele acaba entregando melhor desempenho que o Snapdragon 636 presente no Zenfone 5 e Moto Z3 Play, sendo capaz de carregar apps e jogos mais rapidamente. Contra o rival da Motorola, o modelo da Samsung se sai ainda melhor, mantendo tudo aberto em segundo plano.

Em benchmarks ele fica no mesmo nível dos seus rivais, mas em jogos acaba decepcionando. A GPU Mali-G71 é mais fraca que a Adreno 509, o que entrega menor desempenho em títulos mais pesados, como o PUBG Mobile. Ele jogos mais leves como Subway Surfers ou Clash Royale, o Galaxy A8 Plus entrega a máxima fluidez possível sem problemas.

Câmeras

O maior ponto fraco do Galaxy A8 Plus é sua câmera. No modo automático temos fotos com baixo contraste e cores mais lavadas do que é obtido pelo Zenfone 5 e Moto Z3 Play.

Para quem está acostumado com as câmeras de dispositivos da Samsung, sabe que os aparelhos da sul-coreana tendem a gerar imagens com cores saturadas, mas o Galaxy A8 Plus vai justamente na contra-mão.

O foco automático do aparelho também é mais lerdo do que seus rivais, especialmente em locais mal iluminados. Mas o A8 Plus registra melhores fotos em cenários noturnos, desde que o objeto a ser fotografado não esteja muito longe.

A câmera frontal captura selfies com resultado artificial, graças ao modo de embelezamento que está sempre ativo. À noite, no entanto, você conseguirá boas selfies, com maior nível de detalhes que as fotos obtidas pelo Zenfone 5 e Z3 Play.

A filmadora faz um bom trabalho, mas captura vídeos mais escuros do que o rival da Motorola e peca por não entregar uma resolução ou taxa de quadros maior, parando em apenas Full HD a 30 fps.

Bateria

O Galaxy A8 Plus veio com tela maior e bateria menor do que o A7 2017. Resultado disso é que a autonomia foi comprometida, como era de se esperar. Ele acaba passando menos tempo longe da tomada, mas ainda é suficiente para um dia inteiro de uso moderado, e felizmente o carregador potente entrega algumas horas de uso com poucos minutos conectado à tomada.

O modelo da Samsung ainda supera o Moto Z3 Play e o Zenfone 5 em autonomia, mas a diferença não chega a ser muito grande. No entanto, o Galaxy A8 Plus acaba passando mais tempo na tomada do que o rival da Motorola para ter sua bateria completamente carregada, o que é justificável pela bateria maior.

Software

O Galaxy A8 Plus chegou ao mercado com Android Nougat e foi atualizado há alguns meses para o Oreo com a nova interface da Samsung. Por mais elegante e organizada que seja, o Android modificado da sul-coreana ainda precisa de melhor otimização.

É normal vermos engasgos nas animações, algo que acontece até nos modelos mais caros da empresa. No entanto, o Galaxy A8 Plus consegue entregar melhor desempenho de uso do que o Moto Z3 Play, devido ao mal gerenciamento de memória do aparelho da Motorola.

Outro diferencial do Galaxy A8 Plus está no suporte ao Samsung Pay, que permite usar o smartphone da sul-coreana para realizar pagamentos.

Vale a pena?

O Galaxy A8 Plus chegou com preço bastante salgado ao mercado nacional, mas já é possível encontrá-lo por um valor mais justo neste final de ano. Ele entrega belo design e boa qualidade de construção, além de grande tela que agradará aos olhos de muitos.

O seu desempenho é bom para o segmento, mas deixará decepcionado quem busca um celular para jogos. Sua bateria dá conta do recado, mas a sua câmera é o seu maior ponto fraco, deixando a desejar para os rivais diretos, especialmente contra o Zenfone 5.

Para quem não curte a interface pesada da Samsung, o Moto Z3 Play seria a opção mais indicada. Mas o A8 Plus tem como diferenciais a possibilidade de usar dois chips e um cartão microSD ao mesmo tempo, sua certificação IP68 contra água e poeira, além da entrada P2 para fones de ouvido.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Galaxy A8 Plus não é o melhor intermediário para jogos pesados nem possui as melhores câmeras da categoria, mas conta com diferenciais que

Embalagem e características

Temos fones de boa qualidade com controle de volume, carregador que dá conta do recado para sua grande bateria e até capa protetora de acrítico, que não protege tanto quanto uma de silicone mas é bem mais elegante.

Comodidade

O Galaxy A8 Plus é confortável de usar, na medida do possível para um modelo com tela de 6 polegadas. Ele não é muito pesado e as laterais arredondadas ajudam, mas a traseira em vidro escorrega bastante em dias mais secos.

Facilidade de uso

Interface da Samsung segue como uma das mais intuitivas dentre as customizações do Android, entregando modos facilitados para o usuário e dezenas de atalhos.

Multimídia

O Galaxy A8 Plus entrega uma das melhores (se não a melhor) tela da categoria, porém seu sistema de áudio deixa a desejar, tanto com o único alto-falante externo localizado na lateral quanto com fones de ouvido.

Votação Geral

Contasse com câmeras um pouco melhores o Galaxy A8 Plus seria provavelmente o melhor intermediário da atualidade, já que muita gente não liga para o desempenho abaixo da média em jogos mais pesados.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A8 Plus 2018