» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
689

Samsung Galaxy J4

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O ano de 2018 foi cheio de novidades no mercado de smartphones, com um monte de aparelhos em proporção diferente da que estamos acostumados. Para quem não quer mudanças radicais, porém, ainda teve alguns lançamentos com design e tela na proporção clássica. Um exemplo disso é o Galaxy J4, da Samsung.

Se você busca um dispositivo básico, que atenda às suas necessidades de comunicação mais simples do dia a dia, acompanhe este review, no qual vamos ver se o J4 vale a pena.

Embalagem e acessórios

O Galaxy J4 está disponível no Brasil em quatro opções de cores: preto, prata, violeta e dourado. Sendo um modelo básico, os acessórios que o acompanham também não oferecem nada demais. São eles:

  • Carregador
  • Cabo micro USB para USB
  • Fone de ouvidos
  • Manuais
  • Bateria (vem separada do aparelho)
Design e interface

Em design, não tem nada de novo. O J4 tem formato parecido com alguns dispositivos da família Galaxy J7 de anos anteriores, com corpo de laterais curvas, leitor de impressão digital na parte da frente e tela de 5,5 polegadas. As dimensões do aparelho são de 151.7 x 77.2 x 8.1 mm, e ele pesa 175 gramas.

O corpo é de plástico, com acabamento em vidro na parte frontal. A tampa traseira é removível e dá acesso tanto à bateria, também removível, como aos slots para cartões, sendo dois para chips de operadora e um para o cartão micro SD. Todos eles acessíveis apenas retirando a bateria.

A câmera única fica centralizada na parte de trás, com o flash abaixo e a saída de som no lado direito. Na lateral inferior, temos uma conexão micro USB e uma entrada para fone de ouvidos. E é só isso mesmo. Um design bem básico, como todas as especificações do aparelho, como veremos logo mais.

O Galaxy J4 tem instalado de fábrica o Android 8.0 Oreo, com a interface Samsung Experience na versão 9.0. Recursos comuns da linha Galaxy, como Dual Messenger, opções de manutenção do aparelho e outros estão presentes aqui.

Hardware e desempenho

Design de dois ou três anos atrás, hardware de entrada de… três anos atrás. A Samsung realmente cortou bastante os custos do J4, incluindo nele uma plataforma bem básica, com processador de apenas quatro núcleos de baixa potência, algo raro hoje em dia.

A plataforma é própria da Samsung, um Exynos 7570 que tem um processador quad-core de 1,4 GHz - equivalente ao Snapdragon 425. A placa gráfica é a Mali-T720 MP2, e o dispositivo ainda tem 2 GB de memória RAM e duas opções de armazenamento no Brasil: 16 GB ou 32 GB.

E, como era de se esperar, o J4 foi bem devagar em nosso teste de abertura de aplicativos. Praticamente todos precisaram ser recarregados do zero na segunda volta.

Para quem quer jogar, também é melhor ficar longe deste aparelho. Exceto para jogos mais simples, como o Subway Surfers. De resto, mesmo um Asphalt 8, o hardware do J4 já está ultrapassado. Dá para jogar, mas você provavelmente vai ficar um pouco irritado.

Bateria

Ok, o hardware é bem básico, dá para usar redes sociais e navegar na internet, mas e a autonomia de bateria? O TudoCelular realizou o teste padrão de bateria e o resultado foi ótimo. Ficamos mais de 20 horas usando esse aparelho, o que significa que, em uso mais básico, a bateria é suficiente para dois dias com folga.

E ainda bem, porque a recarga é complicada. Precisamos de mais de duas horas para preencher todos os três mil miliampéres hora desse aparelho.

Câmeras

Apesar de ser um smartphone bastante simples, o conjunto de câmeras até que entrega uma qualidade bem satisfatória. Não são fotografias para competir com aparelhos mais caros, mas certamente em um nível acima de concorrentes da mesma faixa de preço.

É verdade que as cores não são lá tão vivas, mas esse é um detalhe que você pode corrigir em um app de edição. O importante é o nível de detalhes, que é bem ok. Com pouca luz, ainda dá para tirar boas fotografias, principalmente para postar em redes sociais.

A câmera frontal já deixa bastante a desejar, e mesmo com flash não entrega resultados muito bons. Se você gosta de tirar bastante selfies, o J4 não é muito indicado.

Para gravação de vídeos, que podem ser captados em Full HD tanto no sensor principal como no frontal, a qualidade da imagem segue o que vimos nas fotos. A estabilização não é das melhores, mas o aparelho é básico e não dá mesmo para exigir muito. Já o áudio tem qualidade bem baixa.

Conclusão

O Galaxy J4 é um smartphone básico para quem não quer fazer muita coisa além de navegar na internet, se comunicar em redes sociais, mensageiros ou até fazer ligações. A proposta é essa, e ele atende bem.

Infelizmente, um dispositivo tão básico hoje em dia está mesmo na faixa dos R$ 600 a R$ 700 no Brasil. Se você esperar um pouco mais, talvez consiga algo um pouco melhor, que vai durar mais tempo. Ou pode juntar um pouco mais e pegar um aparelho um pouco mais potente.

Pontos fortes

  • Autonomia de bateria
  • Qualidade da câmera (para a faixa de preço)

Pontos fracos

  • Ausência de recarga rápida
  • Hardware defasado
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O preço não é muito elevado, mas considerando as especificações, é um aparelho para trocar em pouco tempo.

Embalagem e características

A caixa é simples, mas funciona bem, e deixa os acessórios, também modestos, bem separados. Ao menos vem tudo o que você precisa, menos uma capinha.

Comodidade

Para quem está acostumado com os smartphones de

Facilidade de uso

Nenhum segredo na interface para quem está habituado à Samsung Experience. Se não está acostumado, o aprendizado é rápido.

Multimídia

Som abafado e um pouco baixo, mas ao menos a tela tem boa qualidade, apesar de não ter brilho automático.

Votação Geral

Um dispositivo simples para quem não quer nada demais.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy J4