» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
3.448

Samsung Galaxy S20

Review
Custo - benefcio
Embalagem e caractersticas
Comodidade
Facilidade de uso
Multimdia
Votao Geral

O Galaxy S20 é o mais básico dos novos flagships da Samsung e desta vez não teremos um S20e. O S10e era meio que um modelo “capado” para custar menos, enquanto aqueles que buscam a experiência completa tinham que investir nos mais caros. Isso muda com o S20 que é basicamente uma versão menor do S20 Plus. Será que os dois entregam a mesma experiência e a única diferença está no tamanho? É isso que você descobrirá nesta análise do TudoCelular.com

Acessrios

O Galaxy S20 vem em embalagem tradicional e idêntica à dos demais, e inclui uma quantia generosa de acessórios:

  • Carregador de 25W com suporte a carregamento acelerado
  • Cabo no padrão USB-C nas duas pontas
  • Fone de ouvido da AKG com conexão USB-C
  • Ponteiras para o fone em tamanhos diferentes
  • Manuais do usuário
  • Chavinha para abrir gaveta do cartão SIM
  • Película de proteção já aplicada na tela
  • Capinha de silicone transparente
Design e construo

O S10e atraiu um grande público por dois motivos: é um celular compacto no meio de tantos aparelhos grandalhões e sua tela não é curva nas bordas, algo muito raro em lançamentos recentes da Samsung.

O S20 meio que segue essa linha e tem curvatura mais sutil nas bordas. O design é similar aos demais da família, mas sendo bem mais compacto e leve. Diferente do ano passado, desta vez você não leva um aparelho mais limitado. As mesmas tecnologias estão presentes no mais barato da linha.

O acabamento é o mesmo de metal nas laterais e vidro na traseira com proteção Gorilla Glass 6. Até as opções de cores são as mesmas da variante Plus, e nada daquele amarelo canário que deixava o S10e o mais exótico da família. A impressão que temos é que o público alvo mudou, abandonando os jovens que curtem cores mais exóticas.

Como você já deve saber, Samsung realmente deu fim à entrada P2 para fones de ouvido – pelo menos em seus flagships. O leitor biométrico fica sob a tela, diferente do S10e que vinha na lateral do aparelho. Ele faz o seu devido papel, mas poderia ser mais rápido

Tela e som

Por falar em tela, só temos boas notícias para dar: a primeira é que a qualidade é exatamente a mesma dos modelos mais caros, seja em nível de brilho, ângulo de visão ou reprodução de cores. A segunda é que a Samsung vem aprimorando o seu painel AMOLED a cada geração e do S20 compete pelo título de melhor tela do ano.

Claro que o grande destaque fica para a taxa de atualização em 120 Hz. Ela não vem ativada por padrão e só pode ser escolhida se você reduzir a resolução para FullHD+. É uma medida para evitar o gasto excessivo de bateria. Usar a velocidade maior garante melhor fluidez com a One UI, mas esteja preparado para recarregar o celular mais vezes.

A parte sonora também evoluiu. Tanto o S10e quanto o S10 entregam ótima qualidade sonora, mas o S20 vai um pouco além. Há dois alto-falantes para oferecer som estéreo potente e que não deve em nada para a variante Plus. E não apenas isso, achamos o áudio mais equilibrado que o S20 Ultra, que exagera nos graves e carece de agudos.

O fone de ouvido é o mesmo da AKG da geração passada, só muda a conexão que agora é USB-C. A qualidade sonora não evoluiu, mas ainda é boa para um acessório que acompanha o celular. Há ponteiras de três tamanhos para bom conforto, mas se você quer explorar toda a potência sonora que o S20 consegue entregar, valerá a pena investir em um fone melhor

Desempenho

Equipando o S20 nacional temos o Exynos 990 da própria Samsung. A cada geração sempre há a polêmica: qual é melhor, o hardware da coreana ou da Qualcomm? Se você prefere o Snapdragon 865 terá que importar a versão 5G do S20.

Aqui vai a primeira má notícia sobre o Exynos 990: seu desempenho é um pouco decepcionante. Em nosso teste padrão de velocidade em multitarefas ele foi apenas 1 segundo mais rápido que o Galaxy S10, ficando muito atrás do rival da Apple


Em benchmarks temos o mesmo nível de desempenho quando comparamos o S20 contra o iPhone 11, além de atropelar seus irmãos coreanos de geração passada. Fica claro que dá para melhorar o desempenho real, só resta a Samsung trabalhar um pouco mais na otimização.

E assim como o S20 Plus que testamos anteriormente, a tela de 120 Hz do S20 não faz bom uso dos jogos. Em vários títulos que testamos que rodam em outros celulares a 120 fps, aqui no da Samsung ficamos limitados a apenas 60 fps. Apenas dois jogos testados tiraram proveito da nova tela. Tudo indica que seja um bug da One UI, já que os 120 Hz às vezes são ativados apenas se você alterar a velocidade da tela quando o jogo já estiver rodando ou fizer a troca mais de uma vez para forçar a ativação

Cmeras

O S20 possui as mesmas câmeras da variante Plus, a única diferença fica para o sensor ToF presente no modelo maior. E como esperado, a qualidade das fotos é idêntica em ambos. Se estava pensando em investir no mais caro por conta das câmeras, pode esquecer.

A principal do S20 traz os mesmos 12 MP do S10, mas agora com um sensor muito maior capaz de registrar mais detalhes. Não espere um salto grande de uma geração para outra, ainda vai levar um tempo para Samsung domar bem este novo sensor.

Até pouco tempo o Galaxy Note 10 Plus era o nosso rei em câmera, pelo menos em fotos, e o S20 consegue ser ainda melhor? Sim e não. No geral, a câmera do S20 consegue registrar mais detalhes, saturar menos as cores e entregar resultados melhores. O problema está no modo como o seu HDR funciona. Ele tenta tanto evitar o estouro em pontos com forte luz que acaba destruídos todas as sombras.

Galaxy S20 | Galaxy S20 Plus




Tiramos algumas fotos ao entardecer com o S20, S20 Plus e o Note 10 Plus, o modelo mais antigo da Samsung se saiu melhor em todas porque o seu HDR funciona como deveria. A iluminação ficou bem equilibrada e ainda podemos ver os detalhes dos cabelos da modelo e da madeira do balanço.

A ultra-wide evoluiu comparado ao que temos no S10 e apresenta maior qualidade e menor distorção de lente. Ainda não entrega a mesma qualidade da principal, mas a diferença está menor nesta geração. O problema é que o HDR também falha com esta câmera e temos fotos mais escuras que no Note 10.

Normal | Ultra-wide



Normal | Zoom 10x | Zoom 30X



Um dos grandes destaques do S20 está no seu zoom de longo alcance. Pode não ser tão avançado quanto o zoom de 100x do S20 Ultra, mas vai mais longe que os 10x da geração anterior.

A câmera responsável pelo zoom possui 64 MP, muito além dos 12 MP de antes. O resultado é que a perda na qualidade é menor entregando imagens mais limpas com zoom de 10x comparado à geração anterior e também aos concorrentes, como o iPhone 11 Pro Max.

Já o zoom máximo de 30x não tem boa qualidade. É aqui que vemos que mesmo com a resolução alta do sensor a queda nas texturas é grande.

Galaxy S20 | Galaxy Note 10 | iPhone 11




E a ausência de câmera ToF na traseira, faz falta? Para a maioria não fará. O S20 Plus até falha menos no desfoque de fundo, mas você só perceberá isso ao sair ampliando as fotos. O modo retrato funciona bem também com a frontal e não fica devendo para a concorrência.

O S20 registra ótimas fotos à noite, seja com a traseira ou frontal. Há menos ruídos que o iPhone e imagens mais claras que o Note 10 sem precisar apelar para o modo noturno. Já quando este está ativo temos o mesmo bom resultado da geração anterior, mas por causa do sensor mais avançado há menos ruídos nas fotos.

Assim como os demais da família, este também grava em 8K. E assim como nos mais caros, a fluidez também é limitada. Vale mais a pena filmar em 4K a 60 fps. Os vídeos gravados com o S20 apresentam ótima qualidade, poucos tremidos e foco ágil. A frontal peca um pouco à noite com excesso de ruídos, mas a qualidade do áudio está acima da concorrência.

Bateria

Já em bateria temos uma boa notícia: a autonomia superou à do S20 Plus mesmo com bateria menor. Ter meia polegada a menos de tela ajuda, mas sentimos que o modelo maior peca um pouco mais na otimização.


Com a tela em modo 60 Hz, você terá autonomia para o dia todo sem se preocupar, mas caso faça questão de usar no modo 120 Hz para maior fluidez, pode esperar uma queda considerável na autonomia, mas ainda assim rende mais que o Galaxy S10 e S10e.


O bom é que o S20 vem acompanhado de carregador de 25W, o mesmo presente na embalagem de outros lançamentos recentes da Samsung. E você precisa esperar pouco mais de 1h para ter a bateria completamente cheia e que recupera metade dela em menos de meia hora. Talvez usar o S20 em modo 120 Hz não seja tão preocupante já que ela recarrega rápido.

Software

O S20 sai da caixa com Android 10 e One 2.1. Samsung também vai lançar esta versão para modelos mais antigos, incluindo o Galaxy S10 e S10e. Assim, você terá exatamente os mesmos recursos deste aqui caso já possua o modelo anterior atualizado.

Uma mudança que alguns podem estranhar no início é que o botão dedicado para Bixby foi removido. Agora é preciso pressionar por alguns segundos o botão de energia para invocar a assistente virtual. O ruim é que isso mata a função de desligar o aparelho. Você pode remapear o botão para colocar o menu de energia no lugar da Bixby e evitar de ficar com o celular parado por muito tempo por conta de um possível travamento.

No mais, o suporte para a DeX, que transforma o celular em um pequeno computador, Tela Edge com seus atalhos e recursos fáceis de acessar, modo escuro e alguns extras já conhecidos dos usuários Samsung, também estão presentes.

Rivais

Vale a pena economizar ou é melhor investir no S20 Plus? Os dois entregam mesma experiência, com este sendo um pouco mais lento, mas com bateria de maior duração. As câmeras são iguais e a falta de sensor ToF não importará para a maioria. Então vá no mais barato.

Comparado ao Note 10 temos uma diferença de mais de R$ 1 mil, e o S20 apresentou desempenho inferior em multitarefas mesmo tendo hardware mais atual. Ao pagar essa diferença você terá tela e desempenho para jogos um pouco melhores, além da bateria que dura mais, a câmera evoluiu, mas o HDR do S20 é menos eficiente que o do Note 10. Vale pular de um para o outro?

Caso você tenha um S10 e esteja pensando em mudar para o novo, não espere um salto considerável em desempenho, mas no conjunto geral terá um bom aparelho. A maior vantagem ficará para quem é gamer e buscar jogar acima de 60 fps.

Se estiver em dúvida entre o S20 e o iPhone 11, o modelo da Maçã é mais rápido, mas a bateria dura um pouco menos. O da Samsung tem melhores câmeras no geral, especialmente por não deixar as fotos amareladas. Porém a diferença de preço é grande e o iPhone 11 tende a desvalorizar menos

Avaliao final do Tudocelular
Custo - benefcio

Preo salgado torna a compra complicada, ainda mais quando o S10 e Note 10 so mais negcio.

Embalagem e caractersticas

Embalagem vem completa com fone de ouvido, capinha de silicone e pelcula para tela.

Comodidade

O Galaxy S20 o mais compacto dos novos aparelhos, sendo o mais indicado para quem curte usar celular com uma mo.

Facilidade de uso

One UI bastante modificada, mas tem interface intuitiva e que facilita o uso com apenas uma mo.

Multimdia

Tela grande, brilho alto, excelente qualidade e som potente fazem do S20 Plus timo para filmes e sries

Votao Geral

No geral ele um bom celular, mas poderia ter desempenho e bateria melhores.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S20