» Anuncie » Envie uma dica Ei, voc um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
719

Samsung Galaxy A01

Review
Custo - benefcio
Embalagem e caractersticas
Comodidade
Facilidade de uso
Multimdia
Votao Geral

O Galaxy A10 era o celular mais básico da Samsung depois que a coreana decidiu acabar com a linha J. Em abril, ela trouxe para o Brasil o Galaxy A01, que veio para bagunçar tudo e deixar os consumidores ainda mais confusos. Custando R$ 1.099 em seu lançamento, o aparelho aposta no básico, mas custa mais que o A10 e vários outros lançados anteriormente. Vale o preço ou é melhor passar longe da novidade? É isso que você confere agora com o TudoCelular.

Acessrios

Embalagem do Galaxy A01 é similar aos demais modelos recentes da linha A e vem estampada a imagem do aparelho e também o seu nome. Além do celular, você recebe:

  • Carregador de 5W de potência
  • Cabo USB no padrão micro
  • Chave para abrir gaveta do SIM/MicroSD
  • Fone de ouvido
  • Guia do usuário
Design e construo

Mesmo que tenha chegado com preço salgado, o A01 é um celular de entrada. Ele tem corpo todo feito em plástico fosco e possui três opções de cores à escolha aqui no Brasil: preta, azul e vermelha.

Ele é mais compacto que o A10 e pode ser um atrativo para quem está cansado de lançamentos com tela acima de 6 polegadas. O A01 é leve, porém não muito fino. Por ter uma bateria pequena Samsung poderia ter enxugado suas medidas.

A parte frontal traz entalhe em formato de gota como demais básicos da linha A e as bordas são relativamente finas, exceto pela inferior que é mais larga. O A01 é um celular confortável de usar com apenas uma mão e não escorrega tão fácil quanto outros com acabamento liso.

Assim como o A10, ele também não tem leitor biométrico e o alto-falante fica localizado na traseira. Se pretende usar biometria terá que se conformar com a leitura facial, que é até ágil, mas não muito segura.

Tela e som

E não foi apenas na biometria que Samsung economizou. Não há Wi-Fi 5 GHz, o Bluetooth ainda é 4.2, falta giroscópio e a porta USB ainda é padrão micro.

Não espere também por tela de qualidade. Samsung adotou um painel PLS LCD de 5,7 polegadas com resolução HD+. O nível de brilho é baixo comparado aos demais da linha A. Pelo menos o vidro não reflete tanta luz, sendo até possível enxergar o conteúdo na tela mesmo nos dias mais ensolarados.

A reprodução de cores é decente e o ângulo de visão não chega a ser ruim. Pelo menos o brilho automático funciona melhor do que no A10. Já a parte sonora é mais decepcionante. O alto-falante na traseira abafa facilmente e a potência não é alta, além de distorcer quando no máximo.

O fone que vem é o mais basicão dos demais de entrada da linha A. É um modelo antigo ainda da era da série J e faz apenas o essencial. Se você quer ouvir músicas com qualidade decente no A01, é melhor comprar um fone melhorzinho.

Desempenho

O mercado de entrada vem tomado por celulares com processador MediaTek, enquanto Samsung segue apostando em seu próprio hardware com o Exynos. O Galaxy A01 é uma exceção e traz a plataforma Snapdragon 439 aliada a apenas 2 GB de RAM. Essa combinação é suficiente para ter um bom desempenho?

O A01 é um pouco mais rápido que o A10 e A10s. O que mostra que o hardware da Qualcomm ainda é a melhor escolha, pelo menos quando combinado com o Android modificado da Samsung. Em benchmarks também temos números maiores no A01, o que chega a ser curioso já que ele deveria ser mais lento que os demais de entrada da linha A.


Em jogos ele também tem desempenho um pouco melhor. Claro, o A01 não vai conseguir rodar tudo com fluidez máxima, mas dá para curtir diversos games sem passar raiva. No PUBG é até possível jogar com gráficos no médio, desde que você se contente com média de 25 fps.

Cmeras

Não espere câmeras avançadas no A01. Ele tem duas na traseira, mas a secundária é só um sensor de profundidade que ajuda no desfoque.

Sua câmera é capaz de registrar fotos decentes, desde que haja luz suficiente. Em dias ensolarados você terá boas fotos para compartilhar nas redes sociais. Falta um pouco de contraste e o foco nem sempre ajuda.

Fotos em locais fechados à meia luz não sofrem tanto com ruídos como é comum em celulares básicos. Porém o foco fica ainda mais problemático, especialmente à noite. As fotos noturnas saem bastante escuras e isso já era esperado.

A secundária permite regular a intensidade do desfoque, porém quanto mais intenso for o efeito mais estourada fica a luz de fundo. O recorte entre planos é bom e não tem muitas falhas, mas acertar o foco fica ainda mais difícil.

Modo retrato




As selfies tiradas com o A01 não são das melhores. Falta nitidez e muitos detalhes da pele são completamente perdidos. Fotos ao sol perdem contraste e a falta de detalhes deixam as selfies artificiais. Recorrer a sombras na hora de tirar uma foto pode ser a salvação.

Já em locais fechados ou mesmo à noite só terá selfies ruins com o Galaxy A01. Sua câmera frontal é inferior aos demais da linha e muitos vão acabar ficando frustrados.

Ele grava vídeos em Full HD tanto com a câmera traseira quanto com a frontal. A qualidade da filmagem não é muito boa, há bastante tremidos por falta de estabilização eletrônica e a captura do áudio, apesar de ser estéreo, lembra modelos chineses mais baratos.

Bateria

Se o desempenho não chega a empolgar, a autonomia de bateria então nem se fala. Ter apenas 3.000 mAh é pouco, mesmo para um celular com hardware mais básico, especialmente quando rivais já chegam oferecendo até 1.000 mAh a mais que Samsung.


Sua autonomia está abaixo da média e rende menos que demais da linha Galaxy A. Se você fizer uso leve sem jogos, vídeos ou abusar da câmera terá carga para o dia todo, mas basta usar vários apps ao mesmo tempo e jogar o brilho para o máximo que precisará de uma segunda carga no início da noite.


Outra decepção fica para o carregador fraco que acompanha o A01. Ele demora mais de 3h para fazer a bateria ir de 0 a 100%. Uma carga rápida de 15 minutos recupera apenas 11% da bateria.

Software

Enquanto ainda tem fabricante lançando celular em pleno 2020 com Android Pie, Samsung pelo menos trouxe o A01 já atualizado com o Android 10 e One UI 2.0. O sistema não sofre tanto com engasgos, exceto quando algum download é feito. Provavelmente, devido à memória interna por ser lenta.

Você tem muitos dos recursos presentes nos modelos mais caros como o modo janela, o tela dividida ou o tema escuro para reduzir fadiga visual à noite. Como a tela não é AMOLED, não espere maior duração de bateria.

Se o A01 será atualizado futuramente para o Android 11 é uma verdadeira incógnita. Samsung vem atualizando alguns modelos da linha J para o Android 10, mas quando se trata da sul-coreana nada é garantido.

Rivais

Como deu para perceber, o A01 não tem muito o que oferecer, especialmente para um celular que chegou por mais de R$ 1 mil. Pelo mesmo preço de lançamento tivemos o A10s e o Moto G8 Play e ambos custam menos atualmente e entregam mais.

O A10 e A10s podem até ser mais lentos, mas são melhores celulares no geral. O Moto G8 Play nem se fala, é superior em tudo ao novo lançamento da Samsung.

Até mesmo o LG K40s que chegou mais barato tem muito mais a oferecer. Ele é mais rápido, bateria dura mais e tem câmeras muito melhores.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Android 10 com bons recursos

Pontos fracos

  • Falta de leitor biométrico
  • Tela apenas mediana
  • Som fraco
  • Autonomia de bateria abaixo da média
  • Tempo de recarga
  • Câmeras básicas demais
  • Muito caro pelo que entrega
Avaliao final do Tudocelular
Custo - benefcio

O Galaxy A01 muito caro pelo pouco que entrega

Embalagem e caractersticas

Embalagem simples traz apenas o bsico e nada de capinha de proteo

Comodidade

um celular compacto e que no escorrega fcil, sendo bom de usar com apenas uma mo

Facilidade de uso

o mesmo Android modificado da Samsung presente em outros aparelhos da marca

Multimdia

Tela tem brilho baixo e o som distorce fcil

Votao Geral

O Galaxy A01 o pior lanamento da Samsung no ltimo ano, sendo bastante inferior aos concorrentes

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A01