» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
799

Samsung Galaxy A02s

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A Samsung pode mandar bem no segmento intermediário e mais avançado de celulares, mas nunca se destacou no mercado de entrada. Em 2020 analisamos o Galaxy A01, um aparelho tão decepcionante que até fizemos piada com seu nome. Agora temos em mãos o A02s, que seria a versão turbinada do seu sucessor. Será que este basicão apagará a má fama da coreana no segmento de entrada? Vamos conferir.

Acessórios

O Galaxy A02s vem em caixa branca padrão da Samsung com a ilustração do aparelho na tampa. Além do celular, você recebe os seguintes itens:

  • Carregador de 5W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
Design e construção

O que esperar do design de um celular de entrada? Normalmente este é um ponto que as fabricantes ignoram e lançam celulares com menor apelo visual. Pelo menos a Samsung se esforçou em tentar fazer algo diferente com o Galaxy A02s.

Ele tem traseira texturizada com desenho em formatos geométricos baseado em losangos com listras finas que seguem por direções diferentes. Aqui no Brasil encontrará o A02s nas cores preta, azul ou vermelha.

Ele é um aparelho gordinho, devido à sua bateria generosa. O lado bom disso é que evita ter um bloco saltado nas câmeras, o que até ajuda a proteger o vidro em quedas. E como você já deve ter percebido, não há leitor biométrico na traseira e muito menos integrado ao botão de energia. Esse é um ponto de economia que a Samsung ainda continua insistindo.

A gaveta para o SIM card não é híbrida e permite usar dois chips de operadora e um cartão microSD ao mesmo tempo, o que é bom para ajudar a ampliar a memória de apenas 32 GB. Pelo menos a porta USB já é padrão C, diferente do A02 e A01 defasados com o antigo padrão microUSB.

Há entrada para fones de ouvido, mas nada de Wi-Fi 5 GHz. A parte frontal ainda é da época do entalhe em formato de gota e a borda abaixo da tela é mais larga do que gostaríamos de ver em um lançamento recente.

Tela e som

O A02s possui tela LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+. É um painel simples com brilho mediano. Usar o básico da Samsung fora de casa em dias ensolarados pode ser complicado, mas pelo menos o alto contraste garante pretos mais escuros e cores mais vibrantes que os modelos de entrada de outras marcas.

A calibração de cores é ruim com tons muito puxados para o frio, o que deixa o branco com aparência azulada. A pior parte é que não há nenhum ajuste nas configurações de tela, então você terá que se acostumar com a escolha feita pela Samsung.

Outro ponto que a Samsung sempre economiza nos seus básicos é na parte sonora. Há apenas uma saída de áudio na parte inferior que entrega potência mediana e som de má qualidade. O A02s é capaz de reproduzir apenas agudos de forma decente, o que até serve para ver vídeos no YouTube, mas é totalmente limitado para músicas.

A Samsung não manda fone de ouvido na caixa, então você terá que investir no acessório se quiser curtir suas músicas no Galaxy A02s sem o som distorcido do alto-falante.

Desempenho

Equipando o aparelho temos o chip Snapdragon 450, um hardware já antigo lançado lá em 2017. Ele realmente não impressiona nos dias atuais e vemos o novo básico da Samsung sofrer para abrir uma dúzia de apps. Em nosso teste de velocidade focado no multitarefas vimos o A02s ser até mais lento que o A01, o que é algo inaceitável.

O mesmo até acontece em alguns benchmarks, com o Galaxy A02s alcançando pontuações inferiores ao modelo mais antigo da Samsung. Se você compra celular baseado em números do AnTuTu, então saiba que este aqui sofrerá para chegar perto dos 100 mil pontos.


Se você busca um celular barato para jogos, o Galaxy A02s até pode te atender. Testamos o PUBG e foi possível jogar na opção balanceada com taxa de quadros média. Não é uma fluidez exemplar, mas será completamente jogável. No Coverfire tivemos bom desempenho mesmo na opção máxima. Alguns jogos como Asphalt 9 e Call of Duty apresentam pequenos engasgos, mas nada que atrapalhe a jogatina.

Bateria

Se o desempenho deveria ser melhor, pelo menos em autonomia de bateria não há o que reclamar do A02s. Ele está entre os melhores que testamos e tem duração de mais de um dia, sendo possível até sobreviver dois dias completos longe de tomadas se você usa o celular só pra Instagram e WhatsApp.


Ficou empolgado com a autonomia da bateria? Agora vai a má notícia: o Galaxy A02s vem com carregador fraco na caixa que faz o aparelho demorar absurdas 4 horas para ir de 0 a 100%. Ele até tem suporte a carregadores de até 15W, mas a Samsung economizou e o modelo nacional vem acompanhado de carregador de apenas 5W.


Com isso, uma carga rápida de 15 minutos faz o A02s recuperar apenas 8% de bateria e mesmo com 1 hora na tomada não terá um terço da carga recuperada.

Câmeras

Na parte fotográfica temos um conjunto triplo de câmeras na traseira com o sensor principal entregando no máximo 13 MP. A câmera secundária é dedicada para macros e há mais uma para cuidar do desfoque de cenário. Uma câmera ultra-wide seria bem-vinda neste conjunto.

Os celulares básicos da Samsung nunca se destacaram em câmera e o A02s segue na mesma linha. Ele até consegue capturar fotos com boa nitidez e poucos ruídos, mas o alcance dinâmico é limitado e será normal ter fotos escuras no fim de tarde.

Um detalhe curioso é que o básico da Samsung possui dois modos, sendo um próximo e outro mais amplo. Por mais que ele use a mesma câmera para fotografar, as fotos saem diferentes. Em alguns casos terá fotos melhores em luz, cores e nitidez com o modo wide, enquanto em outros casos as fotos ficam piores.

Padrão | Modo wide




Fotografar à noite com o Galaxy A02s já será mais complicado. Ele até que não perde tanta nitidez, mas as fotos ficam bastante granuladas e as sombras viram apenas manchas escuras nas fotos. Como não há modo noturno, não há muito o que fazer. Se for tirar fotos à noite terá que ficar o mais próximo possível de uma fonte de luz.

Macro


Desfoque


A câmera macro não permite chegar muito perto do que deseja fotografar e a resolução baixa do sensor limita bastante a qualidade das fotos. A de desfoque faz bem o seu trabalho, mas acaba desativando o HDR o que deixa a luz de fundo estourada. O bom é que o efeito também pode ser aplicado em objetos.

A frontal também tem suas limitações em selfies. As fotos saem com aspecto suavizado e com poucos detalhes faciais. Por mais que você reduza ao máximo o efeito de embelezamento, não terá fotos muito nítidas. As cores saem mais saturadas do que deviam e também faz falta um HDR mais eficiente quando o sol está no fundo da imagem.

Selfies



A filmadora grava apenas em Full HD a 30 fps. O foco é ágil, mas falta sistema de estabilização para lidar com os tremidos. Os vídeos apresentam boa nitidez com cores mais frias do que vimos nas fotos. A frontal também filma em Full HD e sofre mais em locais escuros. A captura do áudio é estéreo e tem boa qualidade.

Software

O Galaxy A02s sai da caixa com Android 10 e deve ser atualizado em breve para a versão 11 do robozinho. A parte mais curiosa é que sua interface é a One UI Core, na versão 2.5. Esta versão mais simples do sistema da Samsung normalmente é encontrada em aparelhos da linha Galaxy M e não em modelos da série A.

Talvez pelo fato de que o A02s tenha sido lançado em alguns países como Galaxy M02s, tenha feito a Samsung adotar o mesmo software para os dois. Por mais que seu sistema seja mais limitado em funcionalidades, isso não o faz ser mais leve e falta fluidez no uso no dia a dia.

Rivais

Vale a pena comprar o Galaxy A02s ou há opção mais interessantes? O seu maior rival no mercado nacional é o Moto E7, um aparelho que consegue ter um desempenho ainda pior e entregar autonomia inferior.

A LG pode ter abandonado o mercado de celulares, mas ainda tem bons aparelhos de entrada nas lojas brasileiras. Agora, se você busca a melhor opção por volta dos R$ 1 mil, valerá a pena investir um pouco mais no Moto G9 Play. Ele é mais rápido, tem boa bateria e câmeras muito melhores.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Design além do básico
  • Bom desempenho em jogos
  • Ótima autonomia de bateria

Pontos fracos

  • Brilho baixo de tela
  • Som mono ruim
  • Desempenho lento no multitarefas
  • Recarga de bateria demorada
  • Faltou câmera ultra-wide

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu custo-benefício não é ruim, mas há opções mais interessantes

Embalagem e características

Galaxy A02s não traz capa e nem fone de ouvido

Comodidade

É um celular com boa pegada, apesar de grande

Facilidade de uso

Ele vem com a One UI Core, a versão mais enxuta do Android da Samsung

Multimídia

A tela tem brilho fraco e o som mono distorce no máximo

Votação Geral

O Galaxy A02s é um celular básico que só se destaca por desempenho em jogos e autonomia de bateria

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A02s