» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
598

Samsung Galaxy A02

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Recentemente analisamos o Galaxy A02s, um basicão da Samsung que não chegou a nos impressionar. Agora temos em mãos o A02, uma versão ainda mais simples para quem busca um celular barato, mas será que ele é bom? Vamos descobrir.

Acessórios

O Galaxy A02 vem em caixa branca padrão da Samsung com a ilustração do aparelho na tampa. Além do celular, você recebe os seguintes itens:

  • Carregador de 7,5W de potência
  • Cabo USB no padrão micro
  • Guia do usuário
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
Design e construção

O Galaxy A02 e A02s são parecidos de frente e isso já era esperado diante do reaproveitamento de projeto para garantir um celular o mais barato possível. Há entalhe em formato de gota e borda mais larga abaixo da tela.

A parte traseira já é diferente entre os basicões da Samsung. O A02s tem design mais caprichado com linhas que se cruzam em blocos de tons diferentes. O A02 tem linhas mais discretas que seguem na mesma direção por todo o corpo do aparelho. O bloco de câmeras é menor, já que o mais barato traz apenas duas na traseira.

Enquanto o mais caro traz USB no padrão C, o A02 ainda adota o antigo padrão micro USB. Ele também não tem leitor biométrico e nem sequer traz suporte a desbloqueio facial – há apenas as opções de PIN ou padrão disponíveis.

Tenha em mente que por ser um celular barato, muitas tecnologias acabaram ficando de fora do Galaxy A02. Não há Wi-Fi AC ou giroscópio, mas pelo menos a gaveta do SIM Card e micro SD não é híbrida e a versão do Bluetooth não é das antigas.

Tela e som

Se você comparar as fichas do Galaxy A02 e A02s vai perceber que os dois trazem praticamente a mesma tela: um painel LCD simples com 6,5 polegadas e resolução HD+. No entanto, em nossa medição vimos que o A02 tem brilho ainda mais baixo, sendo um dos piores que já vimos, o que torna o aparelho ruim de ser usado fora de casa.

O contraste e ângulo de visão até que não decepcionam, mas a calibração padrão tende para cores muito frias e não há opções de configuração no sistema capado pela Samsung. Para quem busca um celular barato para ver filmes e séries, pode ficar decepcionado com a tela do A02.

Para tornar a experiência multimídia ainda mais limitada, a única saída de som tem potência apenas mediana e falta bom equilíbrio sonoro. O A02 reproduz áudio com grande foco nos agudos e nem sequer vem com fone de ouvido na caixa. A Samsung vem economizando nos seus celulares mais básicos.

Desempenho

A Samsung decidiu fazer um downgrade no hardware do seu basicão. Enquanto o Galaxy A01 veio com Snapdragon 439, o A02 traz um chip muito antigo da MediaTek ainda da era dos 28nm. Ou seja, nada de processador octa-core de alta velocidade, temos aqui uma CPU com apenas quatro núcleos que sofre para abrir apps e jogos. Isso aliado aos 2 GB de RAM faz o Galaxy A02 entregar experiência multitarefas de um celular lançado lá em 2015.

Também não espere por números altos em testes de benchmarks, o A02 consegue em média 50 mil pontos no AnTuTu, o que é pouco mesmo para os celulares mais baratos lançados atualmente. E em jogos?


Bem, este não é um celular para quem quer passar o tempo com jogos. Tudo roda de forma lenta e apresenta engasgos mesmo na configuração mais baixa de cada game. Claro, joguinhos simples até rodam, mas não espere por Asphalt 9, CoD Mobile ou mesmo PUBG com bom desempenho no Galaxy A02.

Bateria

Bateria é o ponto positivo do Galaxy A02 e acaba rendendo quase o dobro do que o Galaxy A01 entrega. Será possível passar o dia todo longe de tomadas, mas ela renderia ainda mais se a Samsung tivesse optado por um hardware mais atual da MediaTek, como vimos no Moto E7 Power com Helio G25.


Bateria grande, carregador fraco e porta micro USB, o que poderia dar errado nesta combinação? Isso mesmo, o Galaxy A02 demora muito tempo para recarregar sua bateria e passa mais de três horas na tomada para ir de 0 a 100%. Uma carga rápida de 15 minutos recupera apenas 9%, chegando a 18% com meia hora na tomada.

Câmeras

O Galaxy A02 segue com a mesma câmera de 13 MP do seu antecessor, mas a secundária que era responsável pelo desfoque de cenários foi trocada por uma dedicada para macros, porém a resolução de apenas 2 MP foi mantida. A frontal continua com 5 MP, mas tem abertura focal maior para ajudar nas selfies noturnas.

O que esperar de uma câmera simples aliada a hardware antigo? O Galaxy A02 tem desempenho fotográfico bastante limitado. É até possível registrar fotos decentes em situações muito favoráveis de luz, mas basta ampliar a foto para perceber a falta de nitidez e as texturas de baixa qualidade. Isso fica mais evidente ao usar o enquadramento mais próximo, já que o software aplica uma espécie de zoom digital que compromete a qualidade.

Padrão | Modo wide




Celulares de entrada normalmente pecam ao fotografar à noite, mas no caso do Galaxy A02 você terá fotos ruins até mesmo no fim de tarde. Basta a luz cair um pouco que as fotos sairão bastante escuras e o HDR não consegue compensar o excesso de luz de fundo, como uma foto tirada ao pôr do sol.

Macros



A câmera macro faz apenas o básico, mas até que não chega a ser ruim. Claro, por não ter foco automático é preciso acertar a distância correta se não quiser fotos borradas. A frontal não tem um bom alcance dinâmico e fotos com sol de fundo saem com céu todo estourado. Em locais escuros só conseguirá selfies decentes se ficar próximo a uma fonte de luz.

Selfies




A filmadora grava em Full HD com a traseira e frontal a 30 fps. O A02 não chega a apresentar queda de fluidez em locais escuros, como acontece nos básicos da Motorola, além de capturar áudio estéreo. A qualidade dos vídeos é decente, porém há bastante tremidos por faltar estabilização de imagem. Pelo menos o foco é ágil para a categoria.

Software

O Galaxy A02 chega com Android 10 e em breve deve receber atualização para o Android 11 aqui no Brasil. A Samsung vem dando atenção até mesmo aos seus celulares mais básicos, só é uma pena que o hardware esteja defasado para lidar com o software e entregue uma experiência frustrante.

Apesar de vir com a One UI, não temos todos os recursos presentes nos modelos mais caros. Alguns aplicativos nativos são as versões mais leves, que normalmente vêm em celulares da Samsung com Android Go. Talvez a coreana tenha tentado dar uma enxugada no software para entregar um melhor desempenho, mas não adiantou muito.

Rivais

Ficou decepcionado com o Galaxy A02 depois de acompanhar nossa análise? É, nós também. Ele consegue ser inferior em quase tudo ao seu antecessor e não faz o menor sentido com o A02s custando quase o mesmo e entregando melhor desempenho, mais bateria e câmeras melhores.

O seu maior rival em termos de preço é o Moto E7 Power, outro celular que também tem mais contras do que prós, mas ainda assim consegue ser uma melhor compra que o básico da Samsung. A única desvantagem que vemos no básico da Motorola é que ele apresenta incompatibilidade com alguns apps e jogos, mas no geral é um melhor celular.

Prontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Ótima autonomia de bateria

Pontos fracos

  • Brilho baixo de tela
  • Som mono ruim
  • Desempenho lento no multitarefas
  • Recarga de bateria demorada
  • Câmeras bastante limitadas
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu custo-benefício é ruim, sendo inferior a rivais

Embalagem e características

Galaxy A02 não traz capa e nem fone de ouvido

Comodidade

É um celular com boa pegada, apesar de grande

Facilidade de uso

Ele vem com a One UI Core, a versão mais enxuta do Android da Samsung

Multimídia

A tela tem brilho fraco e o som mono distorce no máximo

Votação Geral

O Galaxy A02 é um celular básico que só se destaca em autonomia de bateria

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A02