» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
809

Samsung Galaxy A03s

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A Samsung lançou em agosto de 2021 o seu novo celular de entrada no mercado brasileiro, o Galaxy A03s. Por fora parece o mesmo celular de antes e por dentro pouco mudou. O pior é o preço salgado de lançamento de R$ 1.500, mas como todo bom celular da Samsung, o seu preço desvaloriza rápido e já é possível encontrá-lo por menos de R$ 1 mil. Será que vale a pena comprar? O que evoluiu comparado ao Galaxy A02s? Vamos descobrir.

Acessórios

O Galaxy A03s vem em caixa branca padrão da Samsung com a ilustração do aparelho na tampa. Além do celular, você recebe os seguintes itens:

  • Carregador de 5W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
Design e conectividade

Começamos pelo design que não traz nada novo. Poderíamos até dizer que a Samsung reaproveitou a carcaça da geração anterior, mas a textura na traseira está um pouco diferente com todas as linhas seguindo na mesma direção. Em termos de cores temos três opções para escolher: azul, preto ou vermelho.

É um celular com acabamento simples, mas a textura torna o aparelho menos escorregadio. Isso é bom, já que a empresa não manda mais capinha na caixa. Uma pequena mudança no design está na inclusão de leitor biométrico que fica integrado ao botão de energia na lateral direita. Ele não é dos mais ágeis, mas não deixa de ser uma evolução comparado ao antecessor que oferecia apenas biometria facial.

O bloco de câmeras segue igual, com peça de plástico brilhante que abriga três sensores e um flash em LED. Na parte frontal ainda temos entalhe em formato de gota e borda mais larga abaixo da tela. Há gaveta para dois chips e slot para cartão microSD de até 1TB do lado esquerdo; tecla de controle de volume do lado direito; entrada USB-C, alto-falante, microfone e conector para fones de ouvido na parte inferior.

Na parte de conectividade temos apenas uma mudança: a versão do Bluetooth evoluiu da 4.2 para a 5.0. De resto, o A03s decepciona por não ter suporte a Wi-Fi AC para redes de 5 GHz e nem NFC.

Tela e som

O A03s traz tela PLS LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+. É uma tela simples com nível decente de brilho e contraste apenas mediano. Não é o tipo de celular que vai te conquistar com belas imagens ou cores bem calibradas. O lado ruim é que não temos as mesmas opções de calibração de outros da Samsung.

Para quem esperava uma evolução na qualidade da imagem vai ficar decepcionado. Não chega a ser exatamente o mesmo painel de antes, porém entrega basicamente a mesma experiência para filmes e jogos.

A parte sonora continua decepcionando. A única saída de som na parte inferior do aparelho pode ser abafada completamente, não tem uma potência sonora muito forte e a qualidade do áudio peca por exagerar nos agudos com médios inexistentes. É um som abafado que distorce quando no máximo.

O A03s não é muito indicado para ouvir músicas e nem mesmo vem com fone de ouvido na caixa. Pelo menos tem entrada P2 para aceitar qualquer fone que você possua.

Desempenho

O Galaxy A03s vem equipado com o Helio P35 e 4 GB de RAM, o que ajudou a melhorar o desempenho multitarefas comparado ao modelo anterior com Snapdragon 450 e 3 GB de memória. Ele não chega a empolgar no uso com vários apps, mas foi mais rápido em nosso teste que modelos de entrada de outras marcas.

Em benchmarks também não temos pontuações que deixarão ninguém animado e no AnTuTu conseguimos pouco mais de 100 mil pontos, sendo uma pequena diferença do Galaxy A02s que fica na média dos 90 mil pontos.


O Helio P35 já mostrou em outros aparelhos que não tem muita força para rodar jogos exigentes, sendo este o mesmo caso do Galaxy A03s. Ele até conseguiu rodar Call of Duty sem esforço na qualidade gráfica mais baixa, mas com todos os filtros desativados. PUBG rodou na qualidade Suave com tudo desativado.

Bateria

A bateria de 5.000 mAh até rende o dia todo, porém decepciona diante o antecessor que tem a mesma capacidade e rendeu cinco horas a mais de autonomia em nosso teste padronizado. Culpa apenas do Helio P35 ou faltou mais cuidado da Samsung na hora de otimizar o software?


Outro ponto decepcionante fica para o demorado tempo de recarga. Mesmo usando um carregador de 15W ainda precisamos esperar 3 horas e 40 minutos para o A03s para ir de 0 a 100%. Esta é a potência máxima indicada pela Samsung para o aparelho, mas ele vem com carregador de apenas 5W na caixa que leva bem mais tempo para recarregar.


Uma carga rápida de 15 minutos faz a bateria recuperar apenas 7%, que chega a 12% com meia hora na tomada.

Câmeras

O conjunto fotográfico do A03s é o mesmo da geração anterior e isso inclui sensor principal de 13 MP, câmera secundária para macro e terciária para desfoque de fundo, sendo estas com resolução de 2 MP. A frontal tem resolução de apenas 5 MP.

Câmera nunca foi forte da linha de entrada da Samsung e não vimos uma evolução no A03s. Ele é o tipo de celular que serve para fotografar apenas em condições bastante favoráveis, ou seja, céu aberto e dia bem iluminado.

Macro


Desfoque


As cores e o contraste estão dentro do esperado para um aparelho de entrada. A nitidez poderia ser melhor, mas como o sensor tem resolução baixa para os padrões atuais, não há muito o que fazer. Usar o zoom digital é complicado, já que em muitos casos as fotos ficam tão ruins que nem vale a pena usar nas redes sociais.

A macro tem suas limitações por ser um sensor de baixa resolução. O foco é fixo, então tente ficar entre 3 e 5 cm do objeto para não perder a nitidez. Com um pouco de paciência será possível registrar boas fotos. A de desfoque tem suas falhas e tende a deixar as fotos mais escuras comprometendo ainda mais o contraste exagerado.

Noturno | Flash



Ao entardecer temos fotos bastante escuras, como acontece no A02s. O básico da Samsung continua sendo um aparelho voltado para fotos diurnas. Em locais escuros terá muitos ruídos com fotos bastante granuladas, detalhes perdidos nas sombras e baixa nitidez. Infelizmente, não há modo noturno, mas usar o flash mesmo em locais iluminados ajuda a ter melhores fotos.

A frontal faz selfies decentes de dia, porém peca no alcance dinâmico e temos fundo estourado em locais com excesso de claridade. As selfies noturnas são ruins com ou sem ajuda do flash de tela; você tem que escolher entre fotos escuras ou muito granuladas. O modo retrato faz um trabalho decente.

Selfies



A filmadora grava em Full HD com a traseira e frontal. Não há qualquer tipo de estabilização para lidar com tremidos e o foco automático é bastante lerdo. A qualidade das filmagens é decente de dia e cheia de ruídos à noite. A captura de áudio é apenas mono e o som sai um pouco abafado.

Software

O A03s chega com Android 11 e deve receber pelo menos uma atualização do sistema. Assim como o seu antecessor, este é mais um membro da linha Galaxy A que vem com a interface One UI Core, sendo uma versão mais capada do Android da Samsung presente nos modelos mais caros.

Por mais que seja um software mais enxuto, ele apresenta alguns engasgos e tende a ficar mais lento quando algum aplicativo está sendo atualizado. O hardware antigo compromete a experiência, então não espere muito do aparelho.

Em temos de funcionalidades temos o essencial como o modo escuro da interface, a possibilidade de usar apps em tela dividida, ou mesmo abrir vários em modo janela.

Rivais

Analisando os vários contras do A03s, fica claro que ele não vale o seu preço de lançamento. Que alternativas temos para quem busca um celular baratinho de entrada?

Da Motorola há o Moto E7 Power que tem especificações parecidas com o da Samsung. Ele custa bem menos e entrega tela com mesmo tamanho e qualidade de imagem, sua bateria dura mais e leva menos tempo para recarregar, mas as câmeras também são tão limitadas quanto o Galaxy.

A realme também conta com celular básico de entrada no mercado nacional, o C11. Ele tem apenas uma câmera, o que pode aparentar ser inferior, mas até que consegue melhores fotos. O desempenho é que decepciona no multitarefas, mas parte da culpa está na quantidade de RAM. A bateria dura bem e o software da realme vem com muitos recursos extras.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela com brilho acima da média
  • Desempenho multitarefas acima dos rivais
  • Boa bateria

Pontos fracos

  • Som mono ruim
  • Recarga de bateria demorada
  • Faltou câmera ultra-wide
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu custo-benefício não é ruim, mas há opções mais interessantes

Embalagem e características

Galaxy A03s não traz capa e nem fone de ouvido

Comodidade

É um celular com boa pegada, apesar de grande

Facilidade de uso

Ele vem com a One UI Core, a versão mais enxuta do Android da Samsung

Multimídia

A tela tem brilho decente e o som mono distorce no máximo

Votação Geral

O Galaxy A03s é um celular básico que só se destaca por desempenho multitarefas e autonomia de bateria

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A03s