» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
6.299

Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A Samsung quer tornar os celulares dobráveis mais acessíveis ao público e para isso temos o Z Flip 3 que custa muito menos que seu irmão Z Fold 3. Porém, há uma grande diferença entre os dois: enquanto o modelo mais caro é um misto de celular e tablet, este aqui dobra ao meio e vira um aparelho mais compacto, tipo os antigos celulares em formato flip. Será que ele é um bom aparelho? Ou tem o formato dobrável como seu único atrativo? Vamos descobrir.

Acessórios

O Galaxy Z Flip 3 vem em embalagem mais compacta que seu antecessor devido à redução nos acessórios inclusos:

  • Cabo no padrão USB-C nas duas pontas
  • Manuais do usuário
  • Chavinha para abrir gaveta do cartão SIM
  • Película de proteção já aplicada na tela
Design e conectividade

A Samsung promove o Z Flip 3 como sendo o seu celular mais estiloso. Ele é voltado para o público que se preocupa com design e quer um celular que chame a atenção. Sem dúvidas o Flip 3 será capaz disso, já que ele se diferencia completamente do restante da linha Galaxy.

Ele foi lançado em sete opções de cores, mas aqui no Brasil chegou apenas nos tons preto, verde, violeta e creme. O Flip 3 compartilha da mesma estrutura de metal chamada de Armor Aluminum, presente no Fold 3. A Samsung alega que este material é o mais resistente já usado em algum celular da empresa e garante uma durabilidade muito maior comparado ao Flip anterior.

Assim como o seu irmão dobrável, o Flip 3 também vem com certificação IPX8, o que garante resistência à água ao ser mergulhado por até 1,5m por no máximo 30 minutos, mas não possui resistência contra poeira, então tente manter o Flip 3 longe de areia. A parte externa do aparelho é feita por duas placas de vidro Gorilla Glass Victus, a mais atual e resistente contra quedas e arranhões.

A tela interna é coberta por um novo filme plástico que a Samsung alega ser 80% mais resistente que o primeiro Flip e consegue resistir a 200 mil aberturas e fechamentos. Há um vinco no meio da tela onde fica o mecanismo de dobra do aparelho, porém ele é menos perceptível do que no Fold 3.

Quando aberto, o Flip 3 fica um pouco maior que o S21 Ultra, porém é mais estreito e fino. Apesar da ideia de ser um aparelho compacto quando dobrado, ele não chega a ser muito confortável de ser usado com uma mão, sem falar que não é tão simples abrir o Flip com apenas uma mão como acontece com o Moto Razr.

O leitor biométrico fica na metade superior em local de fácil acesso para o polegar direito. Para usar a biometria por digital, basta abrir o Flip 3 e então encostar o dedo que o desbloqueio é feito rapidamente. Ainda do lado direito temos a tecla de controle de volume, enquanto do lado esquerdo há apenas a gaveta para o SIM Card. Na parte inferior há a entrada USB-C, microfone e alto-falante.

Em termos de conectividade, há Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.1, NFC e 5G. Pode parecer inferior à linha Galaxy S21, mas é suficiente para a maioria.

Tela e som

O Flip 3 tem tela Dynamic AMOLED de 6,7 polegadas e resolução Full HD+. Ele é o primeiro da linha a vir com painel de 120 Hz para fluidez superior e tem formato de 22:9, sendo bastante esticado, indo além do tradicional formato de cinema.

A tela do Flip 3 tem brilho forte, ficando no nível do S21, mas não tanto do S21 Ultra. Ainda assim é suficiente para uma boa visibilidade mesmo nos dias mais ensolarados. As cores são saturadas e tendem para o tom frio, deixando o branco azulado. No modo Vívido, que vem por padrão, é possível aumentar a temperatura das cores e resolver o problema, porém o modo Natural tem cores mais próximas da realidade.

A tela externa tem 1,9 polegada com resolução de 260 x 512 pixels, o que dá maior liberdade que a do modelo anterior. É possível ver horas, notificações, tirar selfies e usar alguns recursos do aparelho.

Além do alto-falante na parte inferior, há também uma segunda saída de som no Flip 3, onde fica o alto-falante de chamadas e isso garante som estéreo. A potência supera por pouco o S21 e entrega qualidade sonora similar, porém como o Flip 3 exagera mais nos agudos, acaba sobrepondo os médios.

Como típico de um top de linha recente da Samsung, não há entrada para fones de ouvido e a empresa nem manda o acessório na caixa do aparelho.

Desempenho

O Flip 3 vem equipado com a mesma plataforma presente no Fold 3, a Snapdragon 888. Ela é a queridinha de muitos que torcem o nariz para o Exynos 2100 presente na linha Galaxy S21, mas em nosso teste de velocidade, o Flip 3 ficou abaixo do S21 Plus. De qualquer forma, a diferença é pequena e ele consegue segurar os apps abertos na RAM.


Em benchmarks, a situação se inverte e o Flip consegue mais pontos que os modelos da Samsung com Exynos 2100. No AnTuTu, a diferença é pequena e fica na casa dos 20 mil pontos comparado ao S21 Plus.

O Flip 3 é um bom celular para jogar. Ele rodou CoD Mobile e PUBG na qualidade mais alta com taxa de 60 fps com todos os filtros ativados. Games mais casuais que tenham suporte a 120 Hz tiram bom proveito da tela do aparelho, mas notamos que o Flip 3 esquenta bem durante longas sessões de jogatina.

Bateria

O que pode preocupar muitos é a autonomia de bateria devido ao fato de o Flip 3 ter apenas 3.300 mAh. Temos uma boa e má notícia: a boa é que é possível usar o aparelho o dia todo se você não exigir muito dele; a má é que você provavelmente vai precisar realizar uma segunda carga no dia, especialmente quando estiver usando em rede 5G.


Este é mais um celular da Samsung que não vem com carregador na caixa, mas você pode solicitar um gratuitamente na loja online da empresa. Em nosso teste de carga usando o modelo tradicional de 25W, conseguimos um tempo de recarga de 1 hora e 30 minutos, sendo mais demorado do que outros da Samsung com bateria maior devido ao aparelho só suportar no máximo 15W.


Uma carga rápida de 15 minutos recupera 24% da bateria e chega a 43% com meia hora na tomada. Pelo preço, esperava-se um desempenho melhor.

Câmeras

O Flip 3 tem apenas duas câmeras na traseira e a principal traz o sensor IMX258 de 12 MP, o mesmo que estreou no Galaxy S7 lá em 2016. A secundária tem lente ultra-wide e resolução de 12 MP, enquanto a frontal traz sensor IMX374 da Samsung, que estreou no Galaxy S10.

O Flip 3 pode não ter a melhor câmera da linha Galaxy ou um conjunto fotográfico digno do seu preço, mas ele consegue registrar ótimas fotos. Você terá imagens com cores vívidas, alto contraste e bom balanço dinâmico. O desafio será conseguir uma imagem aceitável ao fotografar com o sol de fundo.

Principal | Ultra-wide




A ultra-wide entrega qualidade similar à principal na parte central das fotos, porém as bordas saem suavizadas. Pelo menos ela mantém o mesmo equilíbrio entre cores e contraste para uma experiência consistente independente de qual câmera você use.

O Flip 3 não possui uma câmera teleobjetiva como o Fold 3 e com isso fica mais limitado para o uso com zoom. Aproximar em duas vezes ainda resulta em imagens decentes, mas além disso dificilmente terá alguma foto aproveitável. Também não há câmera macro ou de desfoque, mas até que a principal quebra o galho.

Macro


Desfoque



A câmera do Flip 3 surpreende ao fotografar à noite, ainda mais quando estamos falando de um aparelho que tem sensor antigo. As fotos não sofrem com excesso de ruídos e nem apresentam grande perda nas texturas. As cores e o contraste também estão dentro do esperado para um aparelho avançado. A ultra-wide, por outro lado, já não empolga, mas suas fotos não chegam a ser descartáveis.

Noturno



Há duas formas de tirar selfies com o Flip 3. Com a câmera interna você terá ótimas fotos em cores, nitidez e tom de pele, por mais que esta câmera não tenha foco automático. Agora se busca ter as melhores selfies, é melhor tirar fotos com o celular fechado usando a tela pequena como guia. Você não apenas tem um sensor mais avançado como tira proveito da ultra-wide para selfies em grupo.

Selfies frontal



Selfies traseiras


A filmadora grava em 4K com as três câmeras. Os vídeos filmados pelo Flip 3 apresentam ótima qualidade, porém sofrem um pouco com ruídos em locais escuros. A estabilização eletrônica é eficiente e reduz bastante os tremidos, o foco é ágil e a captura de áudio é limpa e não sofre tanto com barulho do vento.

Software

Seguindo para a parte de software, o Flip 3 vem com Android 11 e One UI 3.1.1. A Samsung já trabalha na atualização para a versão 12 do robozinho com a One UI.

O software traz tudo que você encontra em outros modelos da linha Galaxy. Os diferenciais ficam para os atalhos e recursos exibidos na tela externa.

Com o Flip 3 em posição de 90 graus é possível aprimorar a usabilidade com alguns recursos, como deixar o celular na mesa para tirar uma selfie.

Rivais

O Flip 3 é um celular bacana que não se diferencia apenas pelo design. Apesar dele não ser tratado como um modelo super avançado como o seu irmão Fold 3, ainda entrega desempenho similar, boa tela e som, bateria com mesma autonomia e câmeras igualmente competentes. Se está em dúvida entre os dois dobráveis da Samsung, pode comprar o Flip por ter um melhor custo-benefício.

Ele tem o mesmo tamanho de tela do S21 Plus, mas é compacto por ser dobrável. Os dois entregam desempenho próximo, com o S21 Plus vencendo em bateria e tempo de recarga. Outra vantagem vai para a câmera ultra-wide por ser um pouco melhor e a presença de teleobjetiva que ajuda na hora de fotografar de longe. Há uma diferença grande de preço entre os dois e só vale o investimento maior se você realmente faz questão de ter um celular dobrável.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela de 120 Hz
  • Experiência com vários apps
  • Grande, porém compacto
  • Resistência contra água

Pontos fracos

  • Autonomia de bateria poderia ser melhor
  • Tempo de recarga abaixo do esperado
  • Desempenho abaixo de outros tops Samsung
  • Preço salgado pelo o que oferece
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Flip 3 tem melhor custo-benefício que o Fold 3, mas vale menos a pena do que a linha S21

Embalagem e características

Embalagem vem só com o básico, mas é possível solicitar o carregador no site da Samsung

Comodidade

É um celular grande quando aberto, mas compacto de carregar quando fechado

Facilidade de uso

Mesma One UI presente nos demais, porém com alguns extras para a segunda tela

Multimídia

Tela de boa qualidade e som potente garantem ótima experiência multimídia

Votação Geral

O Flip 3 mostrou uma boa evolução comparado ao antecessor; agora só falta o preço ficar mais acessível

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy Z Flip 3 5G