12 Janeiro 2025
A Samsung lançou duas versões do Galaxy A15 com a diferença apenas do chipset adotado e o suporte a redes móveis. Além do modelo 5G, também temos um mais tradicional para aqueles que ainda não estão preocupados em navegar em rede mais veloz. Será que o Galaxy A15 4G é um bom celular de entrada? É isso que esta análise do TudoCelular vai ajudar a descobrir.
O Galaxy A15 4G vem em caixa branca tradicional no mesmo estilo dos demais lançamentos da Samsung. Além do celular, você recebe:
- Carregador de 15W de potência
- Cabo USB no padrão A em uma ponta e C na outra
- Chavinha da gaveta do SIM Card
- Guia do usuário
Começamos pelo design e logo alertamos que ambas as versões são exatamente iguais. Temos as mesmas medidas, peso e visual. Também não houve mudanças significativas comparado ao design do antecessor.
O Galaxy A15 ainda vem com entalhe antigo em formato de gota e a borda inferior possui o dobro da espessura das demais. Pelo menos a Samsung reduziu a moldura e deixou o celular mais compacto e com melhor aproveitamento frontal. O novo também está mais fino, apesar de não ter sofrido alteração no peso.
As laterais estão mais planas e alinhadas com os lançamentos mais avançados de 2024. A textura na traseira foi substituída por um plástico liso e pode ser encontrado em três opções de cores no mercado nacional: azul escuro, verde claro e azul claro.
O conjunto fotográfico traz a mesma quantidade de câmeras de antes e o layout também é similar com os três sensores organizados em aros independentes e alinhados verticalmente. Há um pequeno flash simples em LED que completa o conjunto.
Há um detalhe no design do Galaxy A15, onde encontramos os botões de energia e volume. Essa parte fica em alto relevo, o que pode servir para aprimorar a ergonomia, diferente do que normalmente vemos em outros aparelhos da Samsung com toda a lateral reta.
O leitor biométrico vem incorporado ao botão de energia e funciona muito bem para um celular de entrada. Há entrada padrão para fones de ouvido na parte inferior e gaveta híbrida que permite expandir o armazenamento com cartões microSD de até 1 TB.
Em conectividade temos Wi-Fi padrão AC, Bluetooth 5.3 e NFC. Para quem precisa de suporte a redes 5G terá que investir na outra versão.
O Galaxy A15 possui uma tela Super AMOLED de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. É bom ver que a Samsung investiu em melhor tela nesta geração e agora temos um brilho forte muito acima do antecessor e que chega perto dos intermediários da linha Galaxy A.
O brilho mínimo é baixo e não vai irritar quem usa o celular no escuro. A calibração nativa de cores acerta sem deixar o branco muito frio como é padrão em celulares de entrada. Ainda há alguns ajustes que o usuário pode fazer para regular a intensidade da saturação das cores e temperatura.
Há dois modos de taxa de atualização com o padrão sendo 90 Hz. Como a taxa não é dinâmica, o Galaxy A15 tenta manter nesta velocidade mesmo em conteúdo estático, o que gasta bateria sem necessidade. Caso seja algo preocupante para você, há um segundo modo que deixa a tela sempre em 60 Hz.
A Samsung continua ignorando a parte sonora em seus celulares mais básicos e no A15 temos apenas um alto-falante na parte inferior. Pelo menos temos som um pouco mais potente nesta geração, enquanto a qualidade sonora é bacana, mas não chega a ser um destaque no segmento.
A principal diferença entre as duas versões do Galaxy A15 está no chipset. No modelo 4G temos o Helio G99 da MediaTek. Ele traz processador octa-core com dois núcleos da série A76 e seis A55 aliados à GPU Mali-G57 com dois núcleos gráficos. O modelo que testamos vem com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.
Este hardware é o mesmo visto no Galaxy A24, mas aqui foi mais ágil em nosso teste de velocidade focado no multitarefas. Talvez pela otimização da One UI 6 que fez melhor uso do chip básico da MediaTek. E comparado ao antecessor temos um celular bem mais ágil e que chega a alcançar o dobro de pontos em alguns benchmarks.
O desempenho em jogos não impressiona por conta da GPU básica. Em games mais pesados terá que jogar na qualidade média com detalhes extras desativados. O A15 só é indicado para quem busca uma jogatina mais casual.
O Galaxy A15 vem com bateria de 5.000 mAh, mesma capacidade do modelo anterior. Como temos um hardware mais atual e com eficiência energética aprimorada, ainda vimos um ganho em autonomia mesmo com a tela presa em 90 Hz o tempo todo.
Em nosso teste padronizado tivemos mais de 31 horas de duração em uso moderado com alguns jogos inclusos. Se você não visa o Galaxy A15 para jogos, então terá bateria para dois dias tranquilamente.
Ele vem com carregador de 15W na caixa que demora 2 horas e 11 minutos para ter a bateria completamente cheia. Uma carga rápida de 15 minutos recupera apenas 15% e chega a 28% com meia hora na tomada.
O conjunto fotográfico do A15 segue o padrão atual da marca e temos sensor principal de 50 MP, ultra-wide de 5 MP e macro de 2 MP. A frontal traz sensor de 13 MP para selfies.
A câmera principal comprime quatro pixels em um por padrão, resultando em fotos de 12,5 MP. A qualidade é boa para o segmento com cores vívidas, ampla faixa dinâmica, excelente controle de ruídos e contraste próximo do ideal.
Padrão | 50 MP
É possível fotografar na resolução máxima do sensor e evitar a compressão via software. Você terá mais detalhes capturados, mas em troca a faixa dinâmica fica mais limitada e há excesso de brilho em fotos no fim de tarde.
Principal | Ultra-wide
A ultra-wide faz fotos decentes, desde que você evite ampliar para fazer qualquer edição. Ela apresenta cores e contraste próximo do que é visto com a principal e não sofre com excesso de ruídos à noite, apesar das bordas perderem bastante nitidez.
Zoom
Macro
O zoom é puramente digital e há perda de nitidez mesmo ao tentar fotografar algo não tão distante. No zoom máximo terá uma enorme perda de qualidade que torna as fotos completamente descartáveis. O desfoque de cenários tem separação decente, enquanto a câmera macro será ignorada por muitos.
Noturno
As fotos noturnas são decentes no modo padrão com a câmera principal. Há modo noturno dedicado que prolonga a exposição para capturar fotos mais claras e recupera um pouco da nitidez perdida na escuridão.
Selfies
A frontal faz boas selfies com nível de detalhes acima da média, poucos ruídos e tom de pele agradável. A filmadora grava em Full HD com a traseira e frontal e não há estabilização para lidar com os tremidos. A qualidade das filmagens é decente em locais bem iluminados, o foco é ágil e a captura de som é estéreo com boa qualidade.
O Galaxy A15 sai da caixa com Android 14 modificado pela One UI 6. No momento em que testamos, ele estava com o pacote de segurança mais recente lançado pelo Google, o que é bastante raro ver especialmente em celulares de entrada.
O A15 deve receber três atualizações do Android e um ano extra de updates de segurança, o que é uma boa notícia para quem fica muitos anos sem trocar de celular. Os recursos presentes são os mesmos que estrearam com a One UI 6 em outros celulares com uma nova tela para os atalhos do sistema, exibição de notificações aprimorada, app de câmera redesenhado e novas opções de edição na galeria.
É bom ver que não temos a versão Core que deixa alguns recursos de lado. No entanto, não espere ver tudo que encontrará nos modelos mais avançados da marca como o Always-on Display e o Dex.
O Galaxy A15 é o melhor celular 4G do segmento ou tem opções melhores?
Se você pesquisar na plataforma de ofertas do TudoCelular, vai encontrar o Redmi Note 13 com preço próximo. Ele traz design mais atual com furo para câmera de selfies e bordas mais finas. Ele tem tela maior com taxa de atualização de 120 Hz e possui som estéreo, apesar de perder na potência sonora. O Galaxy ganha em duração de bateria e perde em tempo de recarga, enquanto leva a melhor em desempenho multitarefas.
Se busca uma opção 4G mais barata, há o Moto G14. Ele também tem entalhe mais atual, enquanto a tela é do tipo LCD e possui taxa de atualização de apenas 60 Hz. O som é estéreo, tem qualidade superior e ainda traz suporte a Dolby Atmos. O desempenho multitarefas é um pouco mais lento, enquanto a bateria rende bem menos. Em câmera temos uma boa disputa entre os dois, com o Galaxy ganhando em selfies e o G14 no modo noturno.
Pontos fortes
- Tela com boas cores e brilho forte
- Bom desempenho
- Bateria para o dia todo
- Faz boas fotos
Pontos fracos
- Multitarefas limitado
- Faltou som estéreo
- Poderia ter melhor modo noturno
O Galaxy A15 4G é um bom celular básico, mas há opções 5G mais interessantes
Embalagem traz apenas o básico, incluindo um carregador de 15W
O Galaxy A15 é um celular grande com traseira lisa e escorregadia; ele não vem com capinha na caixa
Vem com sistema bem atualizado e não traz a versão mais capada da One UI
Tela tem brilho forte e boas cores; som poderia ser estéreo para uma melhor experiência multimídia
O Galaxy A15 4G é um celular bacana, mas peca no desempenho multitarefas e poderia ter melhor câmera noturna
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy A15