09 Novembro 2024
O Galaxy S24 FE chegou recentemente para completar a linha mais avançada da Samsung e traz algumas novidades nesta geração com seu corpo maior que abriga uma nova tela, bateria mais parruda e um chipset diferente do que temos nos demais modelos da família. Será que o modelo mais acessível ainda acerta no bom custo-benefício? Vamos descobrir.
O Galaxy S24 FE vem em embalagem escura com uma ilustração na cor do aparelho que você escolheu. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:
- Carregador de 25W
- Cabo USB no padrão C em ambas as pontas
- Chavinha da gaveta do cartão SIM
- Guia do usuário
Não houve mudanças significativas no design, já que a Samsung vem padronizando toda a sua linha de smartphones para ter a mesma cara desde o modelo mais básico até o mais avançado.
As novidades desta geração ficam para o aumento nas medidas: agora temos um celular maior e mais largo, porém mais fino, apesar do ganho em bateria. Com o aumento nas medidas também tivemos um pequeno ganho no peso, mas nada que impacte na usabilidade.
O Galaxy S24 FE traz corpo de alumínio coberto por duas placas de vidro. A proteção Gorilla Glass evoluiu e agora vem com o Victus Plus para maior resistência contra riscos e impactos, mas ainda abaixo do que é encontrado nos demais modelos da família S24.
A traseira é lisa e há quatro opções de cores para escolher no modelo nacional: azul claro, grafite, cinza e verde claro. As laterais são planas com acabamento fosco em metal, sendo de tom escuro apenas no modelo grafite. Os aros das três câmeras na traseira também seguem o mesmo padrão de tonalidade das laterais.
A parte frontal traz bordas mais finas nessa geração para um melhor aproveitamento para tela e a câmera de selfie segue em um pequeno furo na parte superior. A certificação IP68 está presente para garantir boa proteção contra água e poeira.
O sensor biométrico vem incorporado à tela, sendo do tipo óptico como na geração anterior. Apesar de ser ágil e confiável, poderia vir com o mesmo do tipo ultrassônico presente nos demais modelos.
A parte de conectividade vem sem novidades e há Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.3, NFC e 5G. O carregamento sem fio continua limitado a 15W.
A parte multimídia é formada por tela Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. O painel adotado alcança brilho forte, não tanto quanto os demais da linha, mas ainda suficiente para garantir uma boa experiência fora de casa. Há suporte a HDR10+ para curtir vídeos com brilho e cores turbinados.
O painel adotado pela Samsung não é do tipo LTPO. Isso significa que o S24 FE não consegue reduzir muito a taxa de atualização em conteúdo estático para ajudar a economizar bateria. Ele fica oscilando entre 60 e 120 Hz no modo padrão e você pode travar na menor velocidade caso prefira maior autonomia.
O software traz algumas opções de calibração para cores que vem no modo saturado por padrão, mas é possível ter uma imagem mais próxima da realidade. Também temos a opção de regular a temperatura para tons mais frios ou quentes.
O alto-falante de chamadas atua como canal secundário para garantir som estéreo. Ele não é tão potente quanto a saída de som na parte inferior do telefone e também fica devendo nos graves.
Ainda assim é possível ter uma boa experiência com áudio imersivo vindo de ambos os lados. A potência máxima é boa e não apresenta distorção, enquanto a qualidade do áudio agrada com vocais nítidos, mas poderia ter uma maior presença de agudos. O equalizador completo está presente com Dolby Atmos e ajuda a resolver tal limitação.
O S24 FE estreia o chipset Exynos 2400e, uma versão levemente capada do Exynos 2400 presente no Galaxy S24 e S24 Plus. Ele vem com processador menos potente, mas ainda formado por núcleos da série Cortex-X4, A720 e A520. A GPU é a mesma Xclipse 940 do outro modelo, feita em parceria com a AMD com arquitetura RDNA 3.
O celular top da Samsung vem com duas configurações com 128 ou 256 GB de armazenamento, ambas com 8 GB de RAM. Ele foi bem em nosso teste de multitarefas ao segurar todos os apps abertos em segundo plano e também foi consideravelmente mais ágil que seu antecessor na abertura de aplicativos.
Em benchmarks temos um bom salto entre gerações com o novo chegando a 1 milhão e 700 mil pontos no AnTuTu. O desempenho em jogos agrada, assim como nos demais da linha, e foi possível jogar PUBG na opção Ultra HDR e Call of Duty Mobile no Multo Alto, ambos com tudo ativado.
A bateria cresceu para 4.700 mAh, um pequeno ganho de 200 mAh comparado ao S23 FE. Apesar de ser maior que o S24 Plus, a Samsung adotou uma menor capacidade neste modelo.
Pelo menos tivemos um ganho considerável em autonomia entre gerações com quase 30 horas de uso moderado em nosso teste com alguns jogos. É uma diferença de 5 horas comparado ao antecessor e isso garante autonomia para o dia todo com folga.
O carregamento continua limitado a no máximo 25W. Com o carregador padrão que vem na caixa é preciso esperar 1 hora e meia para ter a bateria completamente cheia. Com 15 minutos na tomada terá 26% e 54% com meia hora de carga.
O conjunto fotográfico é formado por câmera de 50 MP com sensor ISOCELL GN3, já conhecido entre os recentes lançamentos topo de linha da Samsung. A teleobjetiva foi atualizada e agora vem com sensor de 8 MP da OmniVision, mantendo o zoom óptico de 3x de antes. A câmera ultra-wide é a mesma de 12 MP da geração passada.
Por ser um conjunto fotográfico já conhecido, não há novidades na qualidade das fotos. Por mais que não surpreenda em nitidez, ainda são vistos muitos detalhes capturados com um pouco de ruídos em áreas mais escuras.
Padrão | 50 MP
As cores tendem para um tom mais natural, apesar de ainda serem um pouco mais vibrantes que celulares de outras marcas. A faixa dinâmica poderia ser um pouco mais ampla, enquanto o contraste é apenas bom. Fotos de pessoas agradam mais do que cenários complexos com muita vegetação.
Como é padrão em celulares com esse tipo de sensor, temos uma compressão nativa de quatro pixels por um, o que resulta em fotos de 12 MP. É possível usar toda a resolução do sensor ao fotografar na opção de 50 MP. Deste modo, terá fotos mais nítidas e com menos ruídos. Os arquivos ocupam o triplo do armazenamento, mas podem valer a pena se você curte edição.
Principal | Ultra-wide
Há atalho para zoom de 2x que usa o sensor principal e faz apenas um recorte das bordas mantendo a qualidade padrão. Para fotos mais limpas é indicado usar a câmera teleobjetiva com seu zoom óptico de até 3x. O zoom máximo apresenta perda considerável na qualidade, mas as fotos não chegam a ser descartáveis.
Zoom
A câmera ultra-wide tem um amplo ângulo de visão e captura muito mais dos cenários comparada à principal. Há um pouco de distorção e suavidade acentuada nas bordas, mas nada que atrapalhe. As cores são boas e o contraste está dentro do esperado para um aparelho deste porte.
A ultra-wide poderia ter foco automático para ajudar na hora de capturar macros. Isso limita a experiência, já que é preciso usar a câmera principal que não possui uma distância focal recomendada. O desfoque é feito via software e faz boa separação de planos mesmo ao usar o zoom.
Noturno
As fotos noturnas apresentam resultados sólidos com bons detalhes registrados, contraste na medida e alcance dinâmico amplo. Há um pouco mais de ruídos do que gostaríamos, mas os pontos luminosos não saem estourados.
A câmera frontal vem com sensor antigo da Samsung de 10 MP. Ficou faltando foco automático, mas nada que comprometa a qualidade das fotos. As imagens são nítidas e com tom de pele agradável.
Selfies
Na parte da filmadora há de novidade a possibilidade de gravar vídeos em 8K a 30 fps, o que resulta em filmagens um pouco mais fluidas nesta resolução. Em 4K temos agora a opção de filmar a 120 fps para câmera lenta. A qualidade dos vídeos agrada com estabilização eficiente para lidar com os tremidos, foco ágil e captura de som clara com poucos ruídos.
O Galaxy S24 FE foi lançado com Android 14 e interface One UI 6.1. Ele faz parte da lista de celulares da Samsung que receberão sete atualizações do robozinho, incluindo sete anos de patches de segurança.
Assim como os demais modelos da linha S24, o FE também traz a suíte Galaxy AI, onde estão todos os recursos de inteligência artificial da Samsung. O principal deles é o Circule para Pesquisar, onde você pode segurar o botão home e circular algo na tela para que uma busca seja realizada sobre aquele item.
Há o tradutor em tempo real que funciona com apps de terceiros. A função intérprete permite uma tradução simultânea entre dois idiomas para você conversar com outras pessoas que falam outra língua. O teclado da Samsung usa IA para ajudar na composição de e-mails e postagens nas redes sociais, enquanto o assistente de nota cuida da formação, conversão de áudio e tradução de PDFs.
A inteligência artificial também ajuda na hora de editar suas imagens. Você pode fazer rápidos retoques nas fotos, como deletar itens ou pessoas indesejadas, rotacionar ou ampliar objetos e fazer todo tipo de colagem ou montagem de forma rápida. É possível fazer um rascunho e deixar a IA converter o esboço em imagem e assim criar seus próprios memes.
Na guerra entre os celulares avançados com foco no custo-benefício, o S24 FE é a melhor opção? A Motorola entra na briga com o Edge 50 Ultra que está na mesma faixa de preço, mas vem com tela mais avançada em resolução, taxa de atualização e nível de brilho. Ele ganha em desempenho, perde por pouco em bateria, mas recarrega muito mais rápido. Os dois mandam bem em fotos, com o Edge tendo pequena vantagem.
O realme GT 6 também é um top acessível que até pode ficar devendo resistência completa à água, mas tem tela avançada com brilho mais forte e suporte a Dolby Vision. A parte sonora também surpreende com seus três alto-falantes. O desempenho é um pouco mais lento em troca de bateria que dura mais e recarrega mais rápido. O conjunto fotográfico agrada, porém é um pouco mais limitado que o do Galaxy.
Pontos fortes
- Experiência multimídia agradável
- Bom desempenho
- Boa autonomia de bateria
- Faz boas fotos
Pontos fracos
- Merecia câmera frontal mais atual
- Carregamento lento
- Custo-benefício inferior ao Galaxy S24 Plus
Custo-benefício é inferior ao Galaxy S24 Plus e complica na hora da compra
Embalagem traz apenas o básico e inclui um carregador de 25W
Apesar das bordas terem reduzido nesta geração, ele não é tão compacto quanto o S24 Plus com mesmo tamanho de tela
Ele vem com Android 14 e One 6.1 recheado com vários recursos voltados para inteligência artificial que facilitam o uso
Boa tela e som estéreo potente de qualidade, mas fica abaixo dos outros da família em brilho máximo
O Galaxy S24 FE traz bons avanços, mas poderia ter recebido mais atenção na parte de câmeras
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Samsung Galaxy S24 FE