» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
3.364

Sony Xperia XZ2 Compact

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e acessórios

A Sony é uma das poucas empresas a apostar em flagships com tela de 5 polegadas em pleno ano de 2018, buscando oferecer uma opção para quem quer um modelo potente e com boas câmeras, mas não se adaptou muito à onda de phablets que tomou conta do mercado de uns anos para cá.

O Xperia XZ2 Compact manteve essa proposta, tendo pouquíssimas diferenças para sua versão maior e buscando rivalizar principalmente com o iPhone 8 da Apple, que tem mesmas dimensões mas com tela de 4,7 polegadas.

A caixa do Xperia XZ2 Compact traz algumas mudanças em relação ao que vimos em 2017, começando pela cor que agora é um cinza mais escuro ao invés do branco. Na parte frontal temos o nome do aparelho, um enorme "X" e o logo da Sony, mesma coisa que se repete em todas as laterais.

Vale notar que esse modelo nos foi enviado para testes pela Sony, e infelizmente não vem com os fones de ouvido, mas não se preocupe, na caixa comercial os acessórios estão inclusos.

Na parte de trás da caixa temos ainda alguns destaques do Xperia XZ2 Compact, como a câmera de 19 megapixels, a tela Full HD+ de 5 polegadas com HDR, a plataforma Snapdragon 845 e a certificação IP65/68, que garante que ele sobreviva a mergulhos de até 1 metro e meio por 30 minutos em água doce.

Seguindo para o que vem na caixa, temos:

  • Carregador de tomada com saída de 7,5W, pois é, a Sony continua apostando em um carregador bem lento por padrão;
  • Adaptador de USB-C para P2, já que o Xperia XZ2 Compact não tem entrada para fones de ouvido;
  • Tradicionais manuais e termos de garantia;
  • E o cabo USB-C para transferir dados e carregar o dispositivo;

Na caixa dá para ver ainda onde ficariam os fones de ouvido, mas a Sony não gosta de mandar os fones junto dos exemplares de teste. :(

Design e construção

O Xperia XZ2 Compact traz muitas mudanças visuais em relação aos seus antecessores, sendo 2018 o ano da reformulação do setor mobile da Sony. Isso pode ser algo positivo ou negativo, dependendo de seu ponto de vista, mas o importante aqui é que temos um aparelho muito bem construído, com corpo em alumínio e traseira com acabamento em policarbonato.

Suas quinas ligeiramente arredondadas e traseira curva nos fazem lembrar de modelos da linha Nokia Lumia, algo agravado pela escolha dos materiais. Novamente, isso pode ser algo positivo ou não, sendo possível falarmos apenas que ele está bem mais ergonômico do que gerações passadas da Sony, podendo ser manuseado com uma só mão sem qualquer tipo de problema.

Falando um pouco mais sobre o acabamento, as laterais metálicas são na mesma cor do restante do dispositivo, o que cria um conjunto mais homogêneo e elegante. Na parte direita ficam os botões de volume, energia e para controle da câmera, enquanto do lado oposto temos só a gaveta para um chip nanoSIM e um cartão microSD.

Na parte de baixo estão a porta USB-C e um microfone, ficando na lateral superior mais um microfone para gravação de áudio estéreo e redução de ruído.

As principais mudanças, como dito, ficam no painel frontal e na parte traseira, com o primeiro agora tendo um aproveitamento muito melhor e tela 18:9 enquanto no segundo temos a câmera centralizada ao invés de ficar no canto superior esquerdo.

Além disso, o leitor de impressões digitais também está por aqui, e apesar de parecer em uma posição estranha ele é bem intuitivo e funciona de forma rápida na maioria das vezes.

No geral não há muito do que reclamar em relação ao design do Xperia XZ2 Compact, sendo ótimo ver que a Sony saiu de sua zona de conforto e deu uma mudada geral no visual. Claro, não dá pra agradar todo mundo, e terá quem prefira a cara mais “quadradona” e o acabamento em vidro das gerações passadas.

Não podemos esquecer ainda que a Sony manteve a certificação IP68 contra danos por água e poeira, algo que vem se tornando quase que obrigatório nos flagships mas sempre é bom ser destacado.

Tela e som

Ao contrário de gerações anteriores que contavam com tela HD, a Sony incluiu um painel Full HD no Xperia XZ2 Compact, adotando ainda a proporção 18:9 para seguir a tendência atual.

Esse salto da resolução também foi visto na qualidade geral da tela, que não deixa em absolutamente nada a desejar para o que se tem em outros flagships como Galaxy S9 e iPhone 8, oferecendo nível de contraste muito bom, ótima exibição em ambiente externo e cores saturadas na medida certa, que podem ser alteradas para algo mais vivo ou natural caso desejado.

Em números, tivemos brilho máximo de 812 lux com uma imagem branca sendo exibida, e de 3 lux com uma imagem preta. Já o brilho mínimo foi de 7 lux com imagem branca e de 0 com imagem preta.

O sistema de som, felizmente, foi mantido com o padrão já visto em outros modelos da marca, sendo usados dois alto-falantes frontais que trabalham em estéreo para entregar boa imersão e qualidade mais do que suficiente para assistir vídeos e jogar com uma experiência bacana.

Como a Sony não entregou os fones que acompanham o Xperia XZ2 Compact na caixa de demonstração, não há como sabermos se eles são bons ou não, mas usando fones Bluetooth de boa qualidade tivemos algo dentro do esperado para um modelo topo de linha.

Desempenho e jogos

O Xperia XZ2 Compact tem como proposta entregar a experiência de um flagship em um corpo menor do que a maioria de seus rivais. Isto, é claro, diz respeito também ao desempenho, e a Sony não economizou no hardware desse carinha aqui.

O conjunto que conta com Snapdragon 845, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento se mostrou mais do que suficiente para executar todo tipo de tarefa, apresentando desempenho prático mais veloz que o Galaxy S9 que possui as mesmas especificações, e conseguindo rodar todos os jogos que testamos com a máxima fluidez possível.

Na primeira volta tivemos 44 segundos e 20 centésimos para que todos os apps fossem abertos e pudéssemos voltar ao cronômetro, tempo muito próximo ao que foi alcançado com o Galaxy S9 Plus, já que o flagship da Samsung precisou de 43 segundos e 74 centésimos.

Já na segunda volta o Xperia XZ2 Compact superou seu rival sul-coreano, precisando de 14 segundos e 85 centésimos contra 15 segundos e 12 centésimos, o que demonstra que ambos ficam virtualmente empatados por aqui, já que essa diferença pode muito bem ser colocada na margem de erro do teste.

Com um tempo total de 59 segundos e 05 centésimos, o Xperia XZ2 Compact não conseguiu superar rivais como iPhone X, OnePlus 5T e Galaxy Note 8, mas ainda assim figura como uma ótima opção para quem quer multitarefa rápido e fluido por alguns anos.


Usamos o nosso fiel companheiro GameBench para medir a estabilidade e fluidez dos títulos, e pelo que foi possível notar o Xperia XZ2 Compact não terá problema com nenhum dos títulos presentes atualmente na Play Store, sendo possível executar qualquer jogo com o máximo de fluidez.

FPS RAM CPU GPU
Asphalt 8 30 432 MB 3% -
Modern Combat 5 60 434 MB 5% -
Injustice 2 30 589 MB 5% -
Vainglory 60 641 MB 4% -
Subway Surfers 60 245 MB 4% -
Clash Royale 59 431 MB 4% -
PUBG Mobile 30 699 MB 7% -
Câmera

Aqui provavelmente temos um dos cenários onde o Xperia XZ2 Compact mais surpreendeu. Que a Sony vem vasta experiência na área de fotografia ninguém discorda, mas os aparelhos da marca sempre foram muito criticados por não tirar tanto proveito dos sensores da empresa quanto companhias rivais, algo que pelo visto mudou com o novo flagship.

O Xperia XZ2 Compact acabou ficando atrás do Galaxy S9 em nosso comparativo direto, mas superou nomes como iPhone 8 e Mate 10 Pro e até mesmo se saiu muito bem nas selfies, demonstrando ser uma opção bem interessante para quem busca principalmente bom alcance dinâmico e balanceamento de cores.

As fotos em locais internos ainda ficam um pouco escuras, e a câmera frontal por vezes exagera na nitidez, mas as opções de configuração disponíveis permitem que você controle vários aspectos para deixar o pós-processamento exatamente da maneira desejada.

O mesmo pode ser dito sobre a gravação de vídeos, onde o dispositivo da Sony conseguiu capturar áudio de forma clara e com boa estabilização, pecando apenas por apresentar imagens um pouco lavadas, mas nada que não possa ser corrigido no próprio app de câmera. Vale lembrar ainda que ele foi o primeiro a gravar em 4K usando HDR, e ainda permite super slow-mo de 960 quadros por segundo em Full HD.

Com relação ao app de câmera, a Sony não foge muito do que vimos em outros modelos da marca, oferecendo uma interface muito intuitiva e com extras interessantes. Além do modo manual (que só funciona para fotos) temos o modo de super câmera lenta para vídeos em Full HD a 960 fps, realidade aumentada, efeitos criativos, modo retrato e muito mais, sendo possível até mesmo regular cor e brilho para deixar por padrão algo que te agrade mais.

Bateria

Um ponto que deixou muita gente com o pé atrás em relação ao Xperia XZ2 Compact foi sua bateria, já que a Sony incluiu apenas 2.870 mAh de capacidade.

Apesar de não aguentar um dia inteiro de uso mais pesado, porém, o aparelho não desapontou tanto assim, conseguindo superar o iPhone 8 e ficando na mesma marca do Galaxy S9 em nosso teste prático de consumo, com cerca de 7 horas e meia de tela ativa durante mais de 16 horas de teste.

O grande ponto negativo aqui fica por conta do carregador lento entregue pela Sony na caixa do aparelho, fazendo com que ele demore quase 3 horas para encher sua bateria que nem é tão grande assim. Você pode amenizar isso usando um carregador turbo, estando disponível no site da própria empresa uma opção com mais do dobro da potência do acessório incluído na caixa.

Em resumo, tivemos:

  • O carregador padrão demora 2 horas e 40 minutos para encher totalmente a bateria de 2.870 mAh, conseguindo aproximadamente 63% após uma hora conectado à tomada.
  • Foram necessárias 16 horas e 21 minutos para esgotar a bateria do Xperia XZ2 Compact, com o dispositivo desligando pouco antes do final do ciclo, faltando apenas as chamadas de voz.
  • A tela permaneceu ligada por 7 horas e 31 minutos.
  • Neste período foram feitas ligações que totalizaram 36 minutos.
  • Realizamos 10 ciclos completos* de testes que incluíram:
    • 60 minutos de navegação no Chrome;
    • 300 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (60 minutos cada);
    • 60 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
    • 60 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (20 minutos cada);
    • *36 minutos de chamadas de voz via 3G/4G;
  • Temperatura da bateria ficou entre 25 e 32°C.
  • O consumo em standby ficou próximo de 1% a cada hora percorrida.
Sistema

Entregar uma interface customizada do Android que agrade ao público não é lá uma tarefa muito fácil, mas a Sony segue no caminho certo ao apostar em um visual mais limpo e discreto, incluindo poucos apps nativos que focam principalmente em melhorar a experiência multimídia.

O Android 8.0 Oreo presente no Xperia XZ2 Compact conta com animações rápidas e transições sem qualquer atraso, sendo ela ainda a empresa que mais tem se destacado no que diz respeito às atualizações, então se você busca por um aparelho com foco em performance e upgrades frequentes, mas sem abrir mão de alguns diferenciais que facilitam a vida, esse aqui é para você.

Conclusão

O Xperia XZ2 Compact chegou ao Brasil por um preço mais baixo que seus principais rivais, custando R$ 3.300 contra R$ 4.300 do Galaxy S9 e R$ 4 mil do iPhone 8. Por outro lado, o aparelho da Samsung já pode ser encontrado por algo em torno de R$ 3.200 e o da Apple por R$ 3 mil, enquanto o da Sony continua na mesma faixa de preço, já que é vendido apenas na loja da própria empresa.

Isso acaba reduzindo um pouco o custo-benefício do Xperia XZ2 Compact, mas ele ainda continua como uma ótima opção na categoria topo de linha, oferecendo desempenho mais do que suficiente para todo tipo de tarefa, bom conjunto de câmeras, experiência multimídia sensacional, corpo ergonômico e bem acabado, e bateria na média dos concorrentes.

Os principais pontos negativos ficam como a falta de uma versão dual-SIM e a comercialização limitada às lojas oficiais da Sony, o que segura seu preço no alto enquanto rivais disponíveis no varejo começam a apresentar um valor de venda mais atrativo.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Apesar de ter sido lançado por um valor atrativo, a comercialização limitada do Xperia XZ2 Compact o coloca por um preço

Embalagem e características

A caixa de venda do Xperia XZ2 Compact vem como se espera, contando com adaptador de P2 para USB-C, fones de ouvido, carregador de tomada e cabo para dados. Infelizmente, o carregador é bem lento, e os fones não foram entregues na caixa de demonstração.

Comodidade

O corpo ergonômico e compacto fazem o aparelho ser uma ótima opção para quem está cansado de fazer malabarismos para manusear os smartphones cada vez maiores disponíveis no mercado.

Facilidade de uso

Interface da Sony se mantém como uma das mais simples e diretas dentre as personalizações do Android, sendo adicionados apenas alguns apps nativos para consumo multimídia e funcionalidades que facilitam a vida.

Multimídia

Mesmo com a tela

Votação Geral

Não fossem a falta da porta P2 e a comercialização limitada que segura seu preço no alto, o Xperia XZ2 Compact seria provavelmente a melhor opção do mercado brasileiro para quem quer um flagship pequeno atualmente.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Sony Xperia XZ2 Compact