» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
3.279

Sony Xperia XZ2

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Unboxing e acessórios

A Sony apresentou o Xperia XZ2 em fevereiro deste ano durante a MWC 2018, trazendo seu novo flagship ao Brasil alguns meses depois ao lado do Xperia XZ2 Compact.

A embalagem do dispositivo segue o padrão adotado em outros modelos de 2018, sendo na cor cinza com o nome do aparelho na parte frontal com um grande "X". Dentro dela, temos:

  • Carregador de tomada com porta USB e saída de 16W;
  • Cabo USB-C;
  • Adaptador de P2 para USB-C;
  • Fones de ouvido intra-auriculares (não inclusos na versão de demonstração que recebemos);
  • Manuais e termos de garantia.
Design e construção

O Xperia XZ2 foi enviado ao TudoCelular pela assessoria da Sony Mobile, a InPress.

Quanto ao design, finalmente a Sony parou de resistir e trouxe algumas mudanças. E fez isso sem mudar totalmente o aspecto visual. Quer dizer, você vai olhar para o aparelho e ter noção que é Sony, mas alguns elementos novos foram inseridos, deixando o aparelho mais atual.

Sendo assim, o XZ2 tem acabamento todo em vidro, com laterais curvas, mas o formato meio quadradão continua. A parte traseira é convexa, sendo bem mais espessa no centro, mas isso ajuda na pegada, que fica bem mais confortável assim.
As bordas frontais foram bastante reduzidas, e a tela, agora na proporção 18:9, ocupa mais de três quartos da parte frontal, igualando-se aos modelos concorrentes lançados este ano.

Com isso, temos um pouco mais de tela em um corpo de tamanho pouco maior que o XZ1 e menor que o XZ Premium. Porém, por conta do acabamento em vidro, o dispositivo é mais pesado e espesso que os antecessores - e também mais espesso que concorrentes, mas ao menos a certificação IP68 foi mantida.

Apesar de ter uma borda bem razoável, a Sony optou por levar o sensor biométrico para a traseira. O leitor fica mais centralizado do que nos concorrentes, mais ou menos onde o seu dedo deve repousar para segurar e digitar, mesmo. É um pouco estranho, e no XZ2 Compact é mais intuitiva essa nova localização. Mas pode ser uma questão de costume.

Tela e som

Como já mencionamos, a tela do Xperia XZ2 já entra no novo padrão da indústria de dispositivos móveis, que é um pouco mais esticado, tem o lado maior ainda maior. Isso é a proporção 18:9. Significa que um dos lados é duas vezes o tamanho do outro.
O visor de 5,7 polegadas tem espaço para bastante conteúdo. A resolução é Full HD+, e a qualidade da exibição de conteúdo é muito boa.

Para quem gosta de assistir bastante vídeo no smartphone tem aqui um dos melhores conjuntos do mercado. O XZ2 tem suporte ao HDR, inclusive para vídeos em streaming que não dão a opção do HDR originalmente. A tela usa a mesma tecnologia dos televisores Bravia para melhorar o contraste, equilibrando melhor áreas claras e escuras. Aqui vale um alerta: nesses casos, não é um HDR de fato, mas uma aproximação.

O brilho é confortável para usar durante o dia, em área externa com luz do sol, e também à noite, com brilho baixo, sem machucar muito os olhos. No segundo caso, dá para ativar o filtro de luz azul para visualização ainda mais confortável durante a noite. Seus olhos agradecem.

O sistema de som é outro aspecto que a Sony sempre aposta alto em seus smartphones. No caso do Xperia XZ2, foi incluído um sistema de vibração dinâmica, que faz com que você sinta a ação na palma da sua mão. Isso garante um áudio de boa qualidade mesmo nos alto-falantes. Ah sim, o som é estéreo, também. Ouça um pouco do XZ2 em ação.

Desempenho e jogos

O Xperia XZ2 tem hardware de top de linha, apesar de trazer a mesma quantidade de memória RAM que muitos intermediários já trazem atualmente.

Mas é o suficiente. Vimos em nosso teste de velocidade que o dispositivo se equipara ao Galaxy S9 Plus, que tem mais RAM. E não fica tão atrás dos melhores aparelhos que já testamos, um empate técnico entre OnePlus 5T, iPhone X e OnePlus 5.

Nos testes de benchmark, nenhuma surpresa: o resultado foi equiparável ao de outros dispositivos com a plataforma Snapdragon 845, como Zenfone 5Z e a família Galaxy S9, principalmente no AnTuTu.

Nos jogos, vimos que o XZ2 consegue alcançar a taxa de quadros máxima permitida pelos desenvolvedores até mesmo em títulos mais pesados existentes na Google Play Store, como o Injustice 2. Em PUBG Mobile, o dispositivo ficou na média, que é de 26 fps - taxa que vemos em quase em todos os dispositivos. Porém, fez isso com gráficos em qualidade alta, apresentando boa fluidez.

Ou seja, esse smartphone vai durar bastante tempo mesmo para quem gosta de jogar bastante, e pode ser um companheiro para mais de um ano caso você não seja exigente demais e troque de aparelho todo semestre para ter a melhor fluidez e melhores gráficos sempre.

Câmeras

A Sony fabrica os sensores de grande parte dos melhores cameraphones disponíveis no mercado, mas, por algum motivo, não consegue fazer com que seus próprios smartphones se destaquem nessa área.

Ao menos o XZ2 agrada. Apesar de ter sensor único na parte de trás, as fotos possuem boa qualidade geral, mesmo que não saltem aos olhos por trazerem cores um pouco mais frias e saturação baixa. Em ambientes com pouca luz, a imagem fica com poucos ruídos.

O destaque fica para as selfies. Em um comparativo com Galaxy S9, iPhone 8 e Zenfone 5Z, o XZ2 teve o melhor desempenho geral nas fotos com a câmera frontal.

Vale notar, porém, que o modo retrato só está disponível para a câmera traseira, e nem assim funciona de forma minimamente satisfatória, errando mais que acertando na grande maioria das tentativas.

E o dispositivo também não decepciona em vídeos, apesar de captar o som um pouco mais agudo que os concorrentes.

Bateria

A Sony aumentou a capacidade da bateria do XZ1 para o XZ2, com o novo modelo contando agora com 3.180 mAh. Porém, essa capacidade um pouco maior serve, basicamente, para compensar o aumento da tela.

Comparado a seu antecessor, há ganho no uso diário, mas a reprodução de vídeos teve queda de quase 40% do tempo total. O resultado não é de todo mal, e ao menos vence alguns de seus rivais diretos, como o Galaxy S9 ou o iPhone X, que já não são conhecidos por oferecer autonomia incrível.

O tempo de recarga reduziu em quase vinte minutos em relação ao seu antecessor, mesmo sem a presença do carregador rápido na caixa.

Software

A interface da Sony, a Xperia UI, é visualmente bastante modificada, foi colocada por cima do Android 8.0 Oreo. Se a companhia seguir a velocidade dos anos anteriores, o Pie não deve demorar para chegar no XZ2.

De recursos bacanas podemos citar o criador 3D, que permite ao usuário criar modelos tridimensionais de seu próprio rosto ou de objetos e cria um arquivo que pode, inclusive, ser impresso em uma impressora 3D.

E a opção pela traseira de vidro permitiu à Sony incluir o carregamento por indução aqui no XZ2. Se você tem um carregador sem fio em casa com o padrão Qi, pode usar para dar carga a esse smartphone da Sony.

Vale a pena?

Como vimos, o Xperia XZ2 não fica atrás dos concorrentes. É um dispositivo bem construído, com desempenho equivalente aos rivais, autonomia até melhor a de smartphones premium mais populares - apesar de ter pouca capacidade - e câmeras de boa qualidade.

O que terá faltado, afinal? Apesar da renovação visual, o dispositivo ainda está muito parecido com os antecessores. A espessura também é razoavelmente maior que a dos rivais.

Tudo isso aliado a uma política de mercado que concentrou no site da fabricante as vendas do dispositivo - tirando alguns marketplaces por aí - dificulta bastante que um aparelho marque território. Ao menos a Sony entregou um bom modelo este ano. O Xperia XZ2, caso você esteja se perguntando, chegou no Brasil a 3.800 reais, preço mais baixo que o do Galaxy S9 e só mais alto que do Zenfone 5Z - que chegou bem depois.

O smartphone vale a pena, caso você tenha como investir toda essa grana nele.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O Xperia XZ2 apresenta um bom conjunto para o nicho topo de linha, mas sua comercialização limitada segura o preço alto enquanto rivais já despencaram para um valor muito mais atrativo.

Embalagem e características

Embalagem simples e sem muitos atrativos, mas ao menos temos um carregador bem mais interessante que em outros modelos da marca, bem como um adaptador de P2 para USB-C. Não foi possível testar os fones que vêm na caixa de venda.

Comodidade

Corpo relativamente compacto e muito ergonômico, mas bastante escorregadio e mais pesado do que o desejado para o seu tamanho.

Facilidade de uso

Interface da Sony é muito limpa e intuitiva, garantindo facilidade de uso mesmo para usuários mais leigos.

Multimídia

Temos um dos melhores conjuntos para multimídia da atualidade, incluindo ótima tela e sistema de som com alto-falantes estéreo frontais e sistema de vibração dinâmica para maior imersão. Infelizmente, falta a porta P2 para fones de ouvido.

Votação Geral

Desempenho mais do que satisfatório, boa autonomia de bateria, ótimas câmeras, visual bacana e diferenciais como certificação IP68 fazem do Xperia XZ2 um dos flagships mais completos da atualidade, mas seu preço alto pode afastar possíveis compradores.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Sony Xperia XZ2