LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TIM expande cobertura 4G a locais de difícil acesso com energia solar

14 de abril de 2021 2

A TIM pretende levar a sua cobertura 4G até lugares considerados de difícil acesso, os quais não possuem disponibilidade de energia elétrica. A intenção da operadora é utilizar torres e antenas alimentadas por energia solar.

A iniciativa faz parte do projeto de expansão do LTE da operadora, que inclui o alcance a todas as cidades do Brasil até o ano de 2023. Além disso, integra as metas da empresa para uso de fontes renováveis de energia, de ecoeficiência e de acesso à conectividade. O plano é levar a rede a distritos, estradas, vilas e resorts, atualmente com outras operadoras.

Imagem: Reprodução

Para isso, já implementou os dois primeiros sites off-grid em fevereiro, no estado de São Paulo, em parceria com a Highline – aquela mesma que comprou as torres da Oi. Um deles fica em Presidente Bernardes, em parte da Rodovia Castelo Branco; já o outro se situa em General Salgado, na SP 463.

Os planos ainda incluem a instalação de mais 13 sites no território paulista e em outros estados, como Santa Catarina Pará e Acre. Além da Highline, a IHS e a Winity também serão parceiras da TIM na empreitada.

“Nosso objetivo é levar conectividade a qualquer lugar do Brasil com o uso de diferentes tecnologias para cobrir 100% do país com a nossa rede 4G até 2023. Temos um modelo de negócio escalável baseado em sites autossuficientes e sustentáveis, ideais para localidades onde a energia comercial é precária. Ajudamos ainda a aprimorar o potencial de negócios como resorts e atrações turísticas e incluir digitalmente distritos e vilas.”


Leonardo Capdeville

CTIO da TIM Brasil

Para completar, a operadora acrescenta que poderá garantir uma cobertura com baixo impacto ambiental e menor custo. Espera-se que a emissão de dióxido de carbono caia cerca de 3 tCO2/MWh ano ano por site, além de queda de cerca de 15 MWh ao ano em consumo de energia convencional.

O que você achou da novidade da TIM para a cobertura em áreas de difícil acesso? Compartilhe conosco a sua opinião!


2

Comentários

TIM expande cobertura 4G a locais de difícil acesso com energia solar
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020