
Economia e mercado 05 Mai
09 de maio de 2022 19
A TIM atingiu um novo recorde em testes 5G Standalone (SA) realizados no Brasil. A operadora conseguiu registrar, em seu laboratório, uma velocidade de transferência de dados de 5,4 Gbps, considerada 100 vezes maior do que o 4.5G e 100 vezes acima da tecnologia 5G DSS.
O feito utilizou toda a banda existente na faixa de 26 GHz, ou seja, nas chamadas ondas milimétricas. Além disso, os experimentos também alcançaram uma latência inferior a 5 milissegundos, um quarto do tempo de resposta visto atualmente no 4G, como você pode conferir nas capturas de tela abaixo.
Apesar de ter comprado 600 MHz na frequência de 26 GHz durante o leilão do 5G, os testes no laboratório utilizaram 800 MHz. Se for considerar apenas o espectro adquirido, é possível alcançar até 3,9 Gbps.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, que reforçam o espírito de pioneirismo da TIM. Além de velocidades impressionantes de transferência de dados, os testes apontaram latências (tempo de resposta) drasticamente inferiores aos valores registrados hoje no 4G. Tudo isso proporcionará um salto na experiência dos nossos clientes assim que o 5G SA estiver disponível no Brasil, o que irá ocorrer após a liberação para uso comercial do espectro por parte da Anatel.”
Marco Di Costanzo
Diretor de Redes da TIM Brasil
Os experimentos foram realizados em parceria com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. e usaram um dispositivo de teste – smartphone – com a o modem Snapdragon X65.
“Este mais recente marco com a TIM Brasil destaca um importante progresso em direção ao lançamento comercial no Brasil do 5G mmWave, que foi utilizado nos testes de velocidade no laboratório da operadora, para liberar todo o potencial do 5G e impulsionar a adoção do mmWave na região da América Latina. A Qualcomm Technologies Inc. está na vanguarda da comercialização de 5G mmWave e estamos entusiasmados em ver como os benefícios dessa tecnologia revolucionária irão possibilitar novos casos de uso e oportunidades para o ecossistema móvel no Brasil e na América Latina.”
Silmar Palmeira
Diretor Sênior de Produtos na Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda.
Esta consistiu na primeira conexão no Brasil e na América Latina por meio do 5G NR com Dual-Connectivity (NR-DC 3,5 GHz + 26 GHz), múltipla agregação de portadoras (CA) e com Core 5G – o qual permite fatiamento de rede, menores latências e alta confiabilidade.
E aí, o que você achou do experimento realizado pela TIM e pela Qualcomm com 5G no país? Participe conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários