LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TIM supera 5 Gbps e alcança recorde de velocidade em teste de 5G Standalone no Brasil

09 de maio de 2022 19

A TIM atingiu um novo recorde em testes 5G Standalone (SA) realizados no Brasil. A operadora conseguiu registrar, em seu laboratório, uma velocidade de transferência de dados de 5,4 Gbps, considerada 100 vezes maior do que o 4.5G e 100 vezes acima da tecnologia 5G DSS.

O feito utilizou toda a banda existente na faixa de 26 GHz, ou seja, nas chamadas ondas milimétricas. Além disso, os experimentos também alcançaram uma latência inferior a 5 milissegundos, um quarto do tempo de resposta visto atualmente no 4G, como você pode conferir nas capturas de tela abaixo.

Imagens: Divulgação / TIM

Apesar de ter comprado 600 MHz na frequência de 26 GHz durante o leilão do 5G, os testes no laboratório utilizaram 800 MHz. Se for considerar apenas o espectro adquirido, é possível alcançar até 3,9 Gbps.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, que reforçam o espírito de pioneirismo da TIM. Além de velocidades impressionantes de transferência de dados, os testes apontaram latências (tempo de resposta) drasticamente inferiores aos valores registrados hoje no 4G. Tudo isso proporcionará um salto na experiência dos nossos clientes assim que o 5G SA estiver disponível no Brasil, o que irá ocorrer após a liberação para uso comercial do espectro por parte da Anatel.”


Marco Di Costanzo

Diretor de Redes da TIM Brasil

Os experimentos foram realizados em parceria com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. e usaram um dispositivo de teste – smartphone – com a o modem Snapdragon X65.

“Este mais recente marco com a TIM Brasil destaca um importante progresso em direção ao lançamento comercial no Brasil do 5G mmWave, que foi utilizado nos testes de velocidade no laboratório da operadora, para liberar todo o potencial do 5G e impulsionar a adoção do mmWave na região da América Latina. A Qualcomm Technologies Inc. está na vanguarda da comercialização de 5G mmWave e estamos entusiasmados em ver como os benefícios dessa tecnologia revolucionária irão possibilitar novos casos de uso e oportunidades para o ecossistema móvel no Brasil e na América Latina.”


Silmar Palmeira

Diretor Sênior de Produtos na Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda.

Esta consistiu na primeira conexão no Brasil e na América Latina por meio do 5G NR com Dual-Connectivity (NR-DC 3,5 GHz + 26 GHz), múltipla agregação de portadoras (CA) e com Core 5G – o qual permite fatiamento de rede, menores latências e alta confiabilidade.

E aí, o que você achou do experimento realizado pela TIM e pela Qualcomm com 5G no país? Participe conosco!


19

Comentários

TIM supera 5 Gbps e alcança recorde de velocidade em teste de 5G Standalone no Brasil
  • Lembrando que esses dados não devem empolgar a primeiro momento, pois as condições em que o teste foi imposto são totalmente favoráveis para alcançar uma velocidade altíssima, como o uso da frequência mais alta disponível, e não ter praticamente "ninguém" utilizando a rede junto no teste.
    Isso parte de um modelo ideal, mas o interessante será como funciona dentro da realidade, com várias pessoas captando o sinal de uma mesma antena, utilizando as outras frequências.
    Outra coisa que chama atenção é a menção de agregação de frequências, ou seja, duas ou mais frequências que trabalham ao mesmo tempo, aumentando a largura de banda de internet. Sabemos que essa tecnologia geralmente está presente nos aparelhos tops de linha. Com isso, já podemos ver que quem conseguirá alcançar velocidades próximas dessa são as pessoas que possuem os aparelhos mais caros.

      • Em Besouro de Sao gabriel o 4g nunca chega a 1 mega,media de 600 kbps é um lixo

        • isso pq nem 1% da população usa o 5G kkkkkkkk

            • 4G da TIM aqui fica variando entre 75Mbps e 115Mbps

              • 4G aqui da TIM mal atinge 15 Mbps, e o sinal sempre é fraco

                Prefiro ficar no 3G+ com seus 7-10 Mbps de média e 15 de pico.

                  • Meu 4g da 70mb em BH rsrs

                      • Só em teste, pq no 4g é 10mb e só.

                          • Isso depende de diversos fatores, como a relação de usuários que utilizam a mesma antena, frequências transmitidas por ela, a compatibilidade com a transmissão utilizando Carrier Aggregation (CA), a distância entre o cliente e a Estação Rádio Base, os relevos topográficos da região e o smartphone utilizado.
                            Aparelhos que suportam CA (agregação de frequências) geralmente alcançam velocidades maiores, justamente por "se comunicarem" com duas ou mais bandas ao mesmo tempo. Os aparelhos mais básicos só conseguem se comunicar com uma por vez.

                            • Cento e cinquenta reais ou mais por mês no pacote mínimo, 5G vai ser para poucos.

                              • "imagem meramente ilustrativa"
                                Quando seu plano é pré-pago, não chegar aos 20 mega. Acho lindo esse tipo de teste...

                                  • Eu já utilizei as operadoras TIM, Vivo e Claro, e elas não impõem controle de velocidade para os planos pré-pagos. O que pode acontecer é do seu smartphone trabalhar com a tecnologia mais básica do 4G (sem ser 4G+ ou 4.5G) ou a antena da sua cidade não ser compatível com a combinação de bandas simultâneas (ao mesmo tempo). Isso impacta na velocidade, pois o modem do seu celular consegue captar e converter somente uma frequência por vez.

                                      • Pois é, felizmente no 3G não acontece mais isso, consigo chegar perto da velocidade do 4G aqui no pré...

                                        • Que venha logo e a cobertura se espalhe logo para todo território nacional.

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Asus

                                          ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

                                          Especiais

                                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas