» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

UMIDIGI Z2

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Design, embalagem e acessórios

O modelo recebido pelo TudoCelular foi na cor Twilight, que traz um efeito degradê na traseira que vai do roxo ao verde. É impossível não lembrar do P20 Pro da Huawei, que chamou a atenção do mercado este ano por oferecer uma câmera matadora.

O Z2 também conta com outras duas opções de cores: uma totalmente preta e outra também em degradê que vai do preto ao roxo. O design é elegante, mas apesar da traseira aparentar ser de vidro, temos aqui um acabamento em plástico.

Apesar de trazer uma tela de 6,2 polegadas, o dispositivo tem corpo compacto. Suas dimensões são de 153.4 x 74.4 x 8.3 mm, e o peso é de somente 165 gramas. Nesse ponto, o acabamento plástico traz um benefício, que é a leveza do aparelho.

O leitor biométrico fica na traseira, logo abaixo das duas câmeras. Ele reconhece facilmente a sua digital, apesar de não ser tão rápido no desbloqueio. Pelo menos a posição torna o uso confortável. Há também o recurso de biometria facial, que apresenta o mesmo desempenho da leitura de digital.

Tela, som e software

O Umidigi Z2 vem a já mencionada tela de 6,2" com resolução Full HD+, totalizando 1080 x 2246 pixels. Isso resulta em uma densidade aproximada de 403 ppi. O painel conta com a tecnologia IPS LCD e ocupa cerca de 84,77% da parte frontal, mas traz o famigerado entalhe no topo. Não há a opção de esconder o entalhe nativamente, mas é possível baixar algum aplicativo na Play Store que faça isso.

O painel IPS LCD entrega um bom nível de contraste e reprodução de cores. O brilho não é muito alto, assim como também não é possível calibrar a saturação da tela. A qualidade entregue deve agradar a maioria, mas já vimos telas melhores nessa faixa de preço.

O aparelho tem apenas um alto-falante na parte inferior, o que resulta em som mono. A qualidade é decente, mas o volume não é muito alto. Por não oferecer entrada P2, você precisa usar o adaptador que vem junto para plugar seu fone de ouvido.

O Z2 vem com Android 8.1 Oreo de fábrica, com uma interface que não foi bem adaptada ao entalhe. As notificações e a carga de bateria não são exibidas na barra de status como acontece em outros aparelhos com Android. Você precisa puxar a barra de status toda vez que quiser conferir alguma notificação recebida.

A interface traz poucas modificações, entregando boa parte da essência do sistema móvel da Google. O desempenho em si até que é bom, mas poderia ser melhor se a tela reconhecesse os comandos mais precisamente

Hardware, desempenho e jogos

Assim como em outros smartphones da Umidigi, o Z2 vem com chipset da MediaTek, sendo neste caso o Helio P23, que tem oito núcleos, sendo os quatro mais potentes de clock a 2 GHz, e os quatro auxiliares com 1,5 GHz.

O aparelho é capaz de oferecer um desempenho decente, sem muitos engasgos ou travamentos. A melhor parte está nos 6 GB de RAM, que seguram muitos apps e jogos rodando em segundo plano.

Como a interface traz poucas modificações, há um bom desempenho no geral. O maior ponto negativo que vimos está no sensor da tela, que nem sempre reconhece um toque de primeira. Muitas vezes você precisa tocar várias vezes em um ponto para que o celular execute o comando.

Em benchmarks tivemos resultados dentro do esperado para aparelhos na faixa de R$ 1 mil. Já em jogos vimos um pouco de lentidão em alguns títulos, com o Asphalt 8. Para jogos mais simples a GPU do Umidigi Z2 até que dá conta do recado, mas se você busca um aparelho para jogar PUBG Mobile terá que reduzir a qualidade gráfica se não quiser sofrer com lentidão e travamentos

Bateria

O Z2 tem generosa bateria, mas sua autonomia não chega a ser das melhores. Se você fizer um uso moderado com vídeos e jogos, ela dura até o início da noite. Para durar o dia inteiro terá que usar apenas o essencial.

Em nossa simulação de uso real, o dispositivo descarregou depois de 12 horas e 53 minutos de teste, marca um pouco decepcionante para um aparelho com mais de 3.800mAh de carga. Mas é suficiente para uso moderado a pesado durante um dia inteiro, tirando o aparelho da tomada às 7h e voltando para casa por voltas das 19h com um tempo de sobra para fazer a recarga.

Aliás, o aparelho tem suporte à tecnologia de carregamento acelerado da MediaTek, o que faz com que o Z2 leve pouco menos de 2h para ter sua bateria totalmente recarregada

Câmeras

O Umidigi Z2 vem com quatro câmeras, sendo duas na parte frontal e duas na traseira. As principais contam com resoluções de 16 MP e 8 MP, com abertura f/2.0. Os sensores de selfie repetem as mesmas resoluções máximas.

E mesmo com esta quantidade toda de sensores, o aparelho chinês peca na qualidade de fotos e vídeos, especialmente em locais pouco iluminados. A câmera secundária ajuda a desfocar o fundo das fotos, mas o resultado nem sempre fica bom. O software tenta detectar o usuário, mas em muitos casos o desfoque fica apenas nas bordas.

Dá para gravar vídeos em Full HD a 30 quadros por segundo, mas notamos lentidão na captura quando há pouca luz. A qualidade do áudio também não é muito boa, sem falar que a câmera do Z2 fica limitada a som mono.

Pontos positivos e negativos

Pontos positivos

  • Boa experiência pelo preço cobrado
  • Tela de boa qualidade, apesar do brilho baixo
  • Bateria com boa duração
  • Design atraente

Pontos negativos

  • Câmeras com qualidade fraca
  • Sensibilidade da tela deixa a desejar
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O aparelho entrega bem o que o seu preço promete. É o suficiente para atender quem quer um bom dispositivo por menos de R$ 1.000.

Embalagem e características

Embalagem e acessórios ficam dentro da faixa de preço.

Comodidade

Apesar da tela grande, as dimensões do dispositivo são ok.

Facilidade de uso

A tela não responde bem aos comandos do usuário, e a interface não está adaptada ao entelhe. De resto, as poucas modificações garantem um desempenho razoável.

Multimídia

A tela tem boa qualidade, mas peca com brilho máximo baixo. O som é mono, mas não dá para esperar alto-falantes estéreo de um dispositivo de baixo custo.

Votação Geral

Um bom aparelho, que entrega o que seu preço sugere. Quem quer gastar pouco, não vai se arrepender com o investimento, desde que esteja ciente dos pontos fracos.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o UMIDIGI Z2

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online