LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: Cade consulta operadoras de TV sobre caso Disney e se reúne com FOX

14 de janeiro de 2020 2

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) revisa o caso da compra da FOX pela Disney no Brasil desde o dia 13 de novembro do ano passado. O órgão decidiu pela segunda análise após o conglomerado norte-americano não conseguir fechar a venda dos canais FOX Sports no país – exigência do órgão para a aprovação do negócio – e uma fusão com os canais ESPN é tida como certa para o futuro.

Desde então, o Cade tem tomado iniciativas para construir uma base ainda maior de dados sobre a transação. A coluna Detetive TudoCelular teve acesso a algumas dessas medidas e explica a seguir:

Consulta a operadoras

Em dezembro de 2019, o órgão público enviou ofícios às quatro principais operadoras de TV por assinatura do país – Claro/NET, SKY, Vivo/Telefônica e Oi –, a fim de solicitar os números de audiência mensais dos canais da FOX, no período que compreende os anos de 2018 e 2019.

O objetivo deve ser entender qual o impacto dos canais do grupo no consumo de conteúdo do público, em especial dos canais FOX Sports e FOX Sports 2 – os quais poderiam deixar de existir, caso haja a aprovação da concentração.

Reunião com representante do FOX Sports

Na última quarta-feira (8), o Conselheiro Relator do processo no Cade, Luis Henrique Bertolino Braido, se encontrou com o representante do FOX Sports Brasil, Ben Pyne. Este último é ex-presidente de Distribuição Global da Disney Media Networks, onde atuou até 2017.

Desde abril do ano passado, a empresa de consultoria independente do executivo, Pyne Media, foi contratada pela Disney do Brasil para comandar a venda dos canais FOX Sports no país.


Outra curiosidade: a reunião – requerida pela emissora – ocorreu um dia antes de ser divulgada a informação da saída do principal comentarista da emissora esportiva da FOX, Paulo Vinicius Coelho, para o SporTV – como foi divulgado pelo UOL na última quinta-feira (9). Segundo o jornal Lance!, PVC não teria se agradado com a ideia de retornar à ESPN.

Esta coluna tem apurado qual o teor da reunião e se houve um direcionamento para a futura decisão do Cade na conversa, que teria durado em torno de uma hora. Caso apareça alguma nova informação, este espaço será atualizado.

FOX Sports vai deixar FOX Play

Vale lembrar que o TudoCelular noticiou em primeira mão, no mês de novembro do ano passado, o comunicado da FOX em relação à retirada dos canais FOX Sports do seu app principal.

A partir da próxima segunda-feira (20), as emissoras esportivas do grupo somente poderão ser acessadas em streaming pelo seu aplicativo e plataforma próprios – FOX Sports Play.

Apesar de ainda não ter qualquer certeza sobre a conclusão do caso, a decisão ocorreu logo após o início da revisão do processo pelo órgão público.

Data para retomada dos julgamentos no Cade

A coluna Detetive TudoCelular entrou em contato com a assessoria do Cade e o gabinete do Conselheiro Luis Henrique Bertolino Braido, para saber mais informações sobre a retomada dos julgamentos do órgão público.

Em ambos os casos, houve a confirmação de que as sessões vão voltar apenas no próximo dia 5 de fevereiro. Contudo, a pauta com os processos a serem apreciados ainda não foi divulgada. Ou seja, o ato de concentração entre Disney e FOX – até o momento – não tem data para ser analisado pelo Tribunal Administrativo.

E aí, qual é o seu palpite para a conclusão do impasse no Brasil em relação ao negócio entre os dois grupos midiáticos? Participe conosco!


2

Comentários

Detetive TudoCelular: Cade consulta operadoras de TV sobre caso Disney e se reúne com FOX
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista