
Economia e mercado 15 Abr
De maneira curiosa, a Acer retornou nesta terça-feira (15) ao mercado de smartphones pela segunda vez, em uma parceria com uma fabricante indiana, que terá licença para utilizar a famosa marca de notebooks em seus celulares. A estreia ocorre com a disponibilização de dois modelos, o Super ZX e o Super ZX Pro, que buscam se destacar pelo design e a lista de especificações competente.
O retorno ocorre em uma situação peculiar, já que não será de fato a Acer a lidar com os aparelhos — a empresa indiana Indkal Technologies ficará responsável pelo desenvolvimento, fabricação e disponibilização dos telefones, apenas utilizando a marca da Acer para estampar os aparelhos.
A prática não é uma novidade, nem mesmo para a própria Acer, cujos últimos lançamentos no mercado de smartphones envolveram um licenciamento para a mexicana Senwa. Talvez a diferença mais notável da nova tentativa é que, ao menos no papel, as especificações dos aparelhos são mais competitivas com o segmento intermediário, apesar de ainda haver algumas lacunas nas fichas.
Como indica o nome, o mais robusto da dupla é o Acer Super ZX Pro, curiosamente adotando um visual mais modesto que lembra dispositivos como o Galaxy A55. Temos laterais retas e painéis planos, aparentemente compostos de metal e vidro, com acabamento fosco e um tom de preto azulado. Há ainda proteção básica contra água com certificação IP64, que atesta resistência à poeira e pequenos respingos d'água.
Acer Super ZX Pro official details:
— Oneily Gadget (@OneilyGadget) April 15, 2025
Specifications
- 6.7" FHD+ 120Hz AMOLED display
- MediaTek Dimensity 7400
- 12GB* RAM, UFS 4.1 ROM
- 5000mAh battery
- 50MP Sony LYT IMX882 OIS + 5MP UW + 2MP rear camera
- 50MP front camera
- IP64 rating
- 8.4mm thick
Price: From ₹17,990 pic.twitter.com/JwKiOoi4yy
O processamento está na média dos intermediários básicos, contando com chip MediaTek Dimensity 7400, 12 GB de RAM — considerando na conta o recurso de RAM virtual — e uma quantia ainda não detalhada de armazenamento UFS 4.1, até então encontrado apenas em celulares top de linha. A combinação costuma ter boa performance, e deve dar conta até de algumas tarefas e jogos exigentes.
A tela também chama atenção por contar com painel AMOLED de 6,7 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Já as câmeras têm configurações medianas, com lente de selfies de 50 MP e um trio de lentes traseiras composto de sensor principal Sony IMX882 de 50 MP com estabilização óptica (OIS), ultrawide de 5 MP e macro de 2 MP.
Os últimos detalhes conhecidos incluem a bateria de 5.000 mAh, a espessura de 8,4 mm e a conectividade 5G — informações sobre áudio, carregamento e outras conexões seguem sendo um mistério.
Por sua vez, o Acer Super ZX é mais modesto e é posicionado em um patamar próximo ao do Galaxy A16 5G. Ainda assim, seu design é o mais chamativo da dupla, com painéis curvos e um grande módulo de câmeras circular, com aparência que lembra rivais como o Honor Magic 6 Lite. Apenas a cor preto azulado foi demonstrada.
A alternativa mais simples vem equipada com processador MediaTek Dimensity 6300, acompanhado de 4 GB, 6 GB ou 8 GB de RAM e ao menos 128 GB de armazenamento, conforme indicaram os executivos da Indkal na live de lançamento. O conjunto garante o básico para uso diário e jogos leves.
Na tela, o Super ZX oferece painel IPS LCD de 6,8 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Já nas câmeras, temos configurações simples com lente de selfies de 13 MP, e um trio traseiro com sensor principal de 64 MP, macro de 2 MP e sensor auxiliar de profundidade de 2 MP.
No mais, foi confirmado que o dispositivo possui 8,6 mm de espessura, bateria de 5.000 mAh e conectividade 5G, mas seguindo o Super ZX Pro, outras informações seguem desconhecidas.
Os Acer Super ZX e Super ZX Pro começam a ser vendidos na Índia ainda nesta terça, com preços que partem de 9.990 rupias (~R$ 685) e 17.990 rupias (~R$ 1.230), respectivamente. Considerando que todo o processo de desenvolvimento dos aparelhos é feito no país, não há expectativas de vermos esses modelos serem lançados em outras regiões.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários