
Jogos 02 Jul
03 de julho de 2025 0
Um notebook desconhecido da Acer foi encontrado em teste equipado com o ainda não anunciado AMD Ryzen AI 5 330, solução que parece pertencer a uma nova família de chips do time vermelho identificada como "Krackan Point 2". A solução traz especificações bem mais simples que outros componentes da linha Ryzen AI 300, e deve estrear como uma opção voltada para laptops de menor custo.
A novidade foi encontrada no banco de dados do Geekbench 6 e começa a chamar atenção pela placa-mãe de código KRK2 Venue_SKF — além de indicar se tratar de uma plataforma de testes, o número reforça rumores sobre a existência da série Krackan Point 2, que chegaria como uma versão revisada da Krackan Point, lançada como uma opção mais acessível dos chips Ryzen AI 300.
Há poucos aspectos conhecidos sobre essa nova série, mas ao menos o resultado oferece detalhes de um dos seus primeiros membros: o Ryzen AI 5 330. O componente traz 4 núcleos e 8 threads, distribuídos em uma configuração de 1 + 3, frequência base de 2,0 GHz e nova GPU Radeon 820M. Acompanham o processador 32 GB de RAM e sistema operacional Windows 11 Pro.
Em postagem no X/Twitter, o leaker HXL oferece mais contexto às especificações: o componente traria 1 núcleo Zen 5 tradicional, junto a 3 núcleos Zen 5c compactos. Por sua vez, a Radeon 820M seria uma GPU bastante básica, com apenas 2 Unidades Computacionais (CUs) baseadas na arquitetura RDNA 3.5.
Para contextualizar melhor a ficha técnica, o chip mais simples da série Krackan Point disponível até o momento é o Ryzen AI 5 340, composto de 6 núcleos (3 Zen 5 + 3 Zen 5c) e 12 threads, junto de GPU Radeon 840M com 4 CUs. Com isso em mente, o novo modelo poderia ser anunciado como uma alternativa voltada para notebooks ainda mais acessíveis.
O vazamento também dá uma amostra inicial das capacidades da solução: temos 1.949 pontos em single-core e 7.047 pontos em multi-core. Em comparação, o Ryzen AI 5 340 atinge em média 2.641 pontos com um núcleo e 10.112 pontos com a CPU completa. A diferença é considerável, e pode ser reflexo tanto de frequências mais baixas e do menor número de núcleos, quanto da falta de otimizações no estágio atual do componente.
*KRK2 Full Version
— HXL (@9550pro) July 2, 2025
2+4+4CU
A dúvida que resta é quando veríamos os novos Ryzen AI 300 "Krackan Point 2" — que também deve contar com modelos mais completos com CPU de 6 núcleos, conforme aponta HXL — serem apresentados. Ainda que não haja previsão no momento, a existência do teste é um sinal de que os trabalhos em torno dos chips está avançado. Novidades devem surgir nas próximas semanas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários