Lançamentos 24 Set
O TicWatch Pro 3 GPS chegou em setembro de 2020, com a promessa de entregar um relógio inteligente que te permita ir além dos limites. Mas será que ele cumpre com a sua proposta?
O TudoCelular testou uma unidade do produto e preparou esta análise completa para te contar a resposta.
O visual do TicWatch Pro 3 lembra muito um relógio comum. Ele tem design mais discreto que o Pro 2. As dimensões diminuíram para resultar em uma espessura mais fina, assim você terá um conforto maior ao usar. O peso geral também baixou e agora entrega um corpo mais leve. A lateral direita conta com dois botões, mas somente um deles pode ser personalizado, já na esquerda, fica um espaço para o alto-falante.
A tela AMOLED tem um tamanho de 1,4 polegada e oferece ajuste automático de brilho. A Mobvoi inseriu uma alça de silicone costurada, com uma aparência que lembra muito a do couro, mas é mais macia e flexível. A parte inferior agora é feita de plástico, material que deve ser o grande responsável pela leveza.
A caixa de 47 mm é feita de aço inoxidável com dois tipos de textura. Enquanto as laterais têm acabamento fosco, a coroa ao redor do display é brilhante, e por falar nessa parte, está aqui o principal ponto negativo do visual. O smartwatch não vem com coroa giratória, como rivais da Apple e da Samsung, o que te obriga a tocar na tela toda vez que quiser passar as opções.
Pelo menos, há proteção contra água pela certificação IP68. No geral, o design entrega um equilíbrio entre um aspecto mais discreto para ser usado em situações mais formais, com um conforto que o torna ideal para práticas esportivas.
Na caixa, o vestível é acompanhado por um carregador magnético de quatro pinos, com aparência diferente do antecessor, que tinha uma pegada menor.
O smartwatch foi o primeiro modelo a vir equipado com o chipset Snapdragon Wear 4100 da Qualcomm. A plataforma tem como destaque o foco nas funções do Always On, aquele recurso que permite ao dispositivo ficar sempre com a tela ligada. O chip permite ainda uma maior variação de cores no display do que antecessores.
O relógio entrega 1 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento. No espaço interno, você poderá ter os aplicativos nativos da Mobvoi e outros apps presentes na Play Store. Isso porque o relógio vem equipado com o Wear OS, o sistema do Google para vestíveis.
É possível baixar mais aplicativos para acompanhar atividades físicas, como o da Nike ou o Strava, apps de mensagens como o Telegram ou até mesmo jogos adaptados para a telinha.
Vale advertir que é possível baixar músicas para ouvir de forma offline ao instalar o app WearMedia, mas o Spotify no relógio basicamente serve como um controle para pausar, voltar ou passar as faixas no celular.
Como já falamos há pouco, o TicWatch Pro 3 GPS tem dois botões em seu corpo. O de cima serve para acessar os aplicativos instalados no sistema operacional e as funções mais usadas. Isso significa que é por ele o caminho para você conferir o que está ligado ao Wear OS. Já o botão inferior mostra as funcionalidades da Mobvoi. Em outras palavras, é aqui que ficam os apps de atividade física do próprio relógio.
Ao girar o acessório, a tela liga automaticamente e você tem acesso ao visor principal. Nele, dá para ver informações como a hora, a data, a porcentagem da bateria e os seus batimentos cardíacos em tempo real. Você pode tocar e segurar por algum tempo na tela para mudar o visual do display. Ao deslizar para o menu da esquerda, ficam as informações de temperatura e acesso ao Google Assistente, que está acessível também ao segurar um pouco o botão superior.
O menu inferior é o das notificações. Ele serve para integrar com o seu celular e exibir quando alguém te manda uma mensagem ou você recebe um alerta de aplicativo. O wearable ainda permite responder dentro do próprio acessório.
E mais: você tem um teclado completo para digitar, incluindo opções de emojis que você pode desenhar, mas apenas se utilizar com um smartphone Android, no iOS não foi possível responder diretamente do relógio.
Já na parte de cima, ficam alguns botões básicos para ativar ou desativar recursos, além de acessar as configurações. É nele que você pode tirar o som do relógio ou ligar o modo “Não perturbe”, para quando você for dormir, ou o Modo Teatro, se estiver no cinema ou em um espetáculo que necessite desligar a tela.
Aqui também tem o modo Avião, que corta a conexão Wi-Fi, e a lanterna, caso você precise de uma iluminação onde estiver. O relógio ainda tem uma opção para vibrar o seu celular que estiver conectado a ele, para achá-lo caso você não se lembre onde deixou.
Por último, o lado direito é o menu mais abrangente. Você pode deslizar para ter informações como o acompanhamento de passos e cardio durante a sua atividade física – para ver se o seu exercício contou para a sua saúde.
Ao passar mais vezes, o usuário consegue conferir a previsão do tempo de uma forma mais completa, a agenda sincronizada com a conta do Google e o monitoramento dos batimentos cardíacos integrado ao Google Fit. Mas você pode personalizar ao adicionar o atalho de mais aplicativos, como um bloco de manchetes, para ficar por dentro das principais notícias do dia.
Uma função importante de saúde é que o relógio pode alertar você quando os seus batimentos cardíacos ficarem acima ou abaixo de uma certa quantidade, tanto em repouso como durante uma atividade física. Assim, é possível estar sempre alerta com o relação ao seu coração e se antecipar caso haja algum comportamento anormal. Deixou cair água no dispositivo durante a natação ou no chuveiro? O smartwatch ainda tem um recurso para limpar as saídas de som por vibrações.
Em conectividade, como o próprio nome já diz, o destaque fica para o GPS integrado, que permite acessar a sua localização sem depender do smartphone. Caso você queira ligar um fone sem fio, há Bluetooth 4.2 para curtir suas músicas utilizando aplicativos na Play Store. Para completar, o modelo suporta NFC, que possibilita o uso para pagamentos por aproximação pelo Google Pay.
O gerenciamento do TicWatch Pro 3 pode ser feito pelo aplicativo do Wear OS, em conjunto com o da Mobvoi para smartphone. Na ferramenta, você consegue gerenciar várias das funcionalidades do relógio e ainda habilitar o padrão de algumas integrações, como a agenda usada para os lembretes. O app ainda te deixa adicionar ou remover mais blocos naquele menu à direita que mostramos há pouco.
E por quanto tempo dura uma carga deste relógio? Mesmo com todas as notificações ativadas e medição cardíaca e de oxigenação, a autonomia cumpre o que a fabricante promete. O relógio consegue ficar durante três dias sem precisar ficar conectado na tomada, tempo maior que o Galaxy Watch 3 da Samsung, por exemplo.
O TicWatch Pro 3 conta com dois modos de bateria. O Smart entrega todas as funções inteligentes e apps na telinha, já o Essential pode ser ativado manualmente ou é ativado automaticamente quando a carga baixa de 5%, para dar um tempo a mais até você encher a bateria. Já em recarga, é possível completar o processo em um período de três horas.
O TicWatch Pro 3 GPS é o relógio inteligente ideal se você quiser um acessório para monitorar a sua saúde durante 24 horas, até em momentos mais formais do seu cotidiano. Ele tem visual que se adapta a qualquer condição, sem perder as funções básicas. E por falar nas funcionalidades, você encontrará aqui boa integração com o seu celular pelo app do Wear OS, além de uma variedade satisfatória de apps compatíveis pela Play Store.
O principal ponto negativo fica para a ausência de uma coroa giratória, que permitisse uma facilidade maior para navegar pelas ferramentas que o dispositivo oferece. Nada que um tempo de costume com os controles touch não possa minimizar a ausência. Você pode pensar que a bateria poderia entregar mais dias de autonomia no Modo Smart, mas as 72 horas de duração já estão a frente do que podemos encontrar no concorrente da Samsung, fora que dá para alterar o modo e ganhar alguns dias a mais longe da tomada.
E aí, você compraria uma unidade do TicWatch Pro 3 GPS? Acredita que as funções dele são suficientes ou falta algo mais? Se você já tiver um, como é a sua experiência? Você pode interagir com a gente no espaço para comentários.
Comentários