LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Razer Seiren V2 Pro e KIYO X: melhor microfone e webcam para streamer? | Análise / Review

25 de novembro de 2021 0

A Razer renovou seu portfólio de equipamentos para streamers em outubro deste ano, com anúncios de novos equipamentos destinados a esse público. Entre as novidades, estão o microfone Seiren V2 Pro e a webcam KIYO X.

Para saber qual é a capacidade desses dispositivos gamer e se eles formam o melhor combo para quem curte transmitir suas jogatinas, a marca cedeu uma unidade de cada um dos dois ao TudoCelular para este teste. Confira os detalhes a seguir.

Razer Seiren V2 Pro

Design e construção

O Seiren V2 Pro conta com um layout em pílula, inspirado no modelo Seiren Mini, e não no formato cilíndrico do seu antecessor. Ele tem uma moldura preta e pintura fosca, o que ajuda a não juntar marcas de dedo e facilita na hora da limpeza. Na parte de trás dele, há um conector para fones de ouvido e um USB-C, para ligar no computador.

O único LED presente nele está no botão de Mute: ao ser apertado, ele muda da cor verde para a vermelha. Abaixo do botão, ficam duas chaves: uma para controlar o volume do fone; e outra para gerenciar o ganho. Não há LED RGB neste produto.

O produto vem separado em três partes: a cápsula (1ª) já vem encaixada no braço (2ª), que possui um pino para ser rosqueado na base (3ª). A embalagem ainda entrega o cabo USB-C para USB-A e uma espuma para filtrar ruídos – mas logo mais abaixo vamos falar se ela realmente ajuda ou não nisso.

O microfone montado pesa pouco mais de meio quilo. Ele parece mais pesado do que poderia ser para o tamanho compacto, mas ajuda a manter um corpo bem sólido na superfície onde estiver – vale reforçar que também é possível anexá-lo a uma vara de boom no lugar da base, mas esta não acompanha a caixa.


Configuração e software

Uma das grandes vantagens do Seiren V2 Pro é o fato de ser plug and play, ou seja, basta você conectá-lo em uma porta USB do seu computador para ser identificado pelo sistema. Quando plugado, automaticamente entra a instalação do programa Razer Synapse, responsável pelo gerenciamento mais detalhado do microfone.

Dentro do programa, na primeira aba (Mic) é possível gerenciar a taxa de amostragem dele entre 44,1 kHz, 48 kHz ou 96 kHz, além de ligar ou não recursos como o “Filtro Passa-Alta” – responsável por eliminar ruídos de fundo – e o “Limitador analógico de ganho”. Aqui ainda há duas barras para controlar o ganho e o volume – as versões digitais das chaves físicas presentes na cápsula.


Entre as características da configuração deste microfone, está a presença de mais de uma opção de entrada. Ela pode confundir muitas vezes na hora de utilizar o produto, mas a gente explica a você para não gerar dúvidas.

Um deles consiste no Mix para Streaming, responsável por ajudar você a ouvir tudo o que está sendo reproduzido durante a transmissão. O outro é o Mix para Reprodução, que libera o retorno de elementos essenciais no streaming, como áudio do jogo, bate-papo por voz ou quaisquer outros efeitos sonoros.


Há um problema aqui, que é não ouvir o áudio dos dois ao mesmo tempo. Ao habilitar um modo, o outro automaticamente é desativado. Caso você queira se ouvir por meio do microfone, basta deixar desligado o monitoramento da Reprodução, ou abrir a configuração geral “Microfone” logo abaixo.

Já na parte de saída, o microfone cria um total de 10 canais, os quais podem ser ajustados conforme a sua necessidade – efeitos de voz, navegador, conversa por voz, sistema e auxiliares, por exemplo.


Qualidade de som

Chegamos no principal tópico da análise: a qualidade de som. Este é um microfone com cápsula dinâmica de 30 mm, com uma pressão sonora máxima de 120 dB e resposta de frequência de 20 Hz a 20 kHz – o máximo de capacidade do ouvido humano.

Como já falamos mais acima, há três opções de configuração da taxa de amostragem: 44,1 kHz, 48 kHz ou 96 kHz. Elas vão variar conforme a qualidade e nitidez que você deseja para o microfone.

Testamos as três e podemos afirmar que a nossa recomendação é manter na de 48 kHz. A de 96 kHz consegue emitir um som bem próximo do original, mas demandará mais espaço de armazenamento para a sua gravação. A alternativa do meio já consegue entregar alta qualidade, sem necessidade de grandes ajustes.


Vamos falar sobre o ganho agora. Este é um microfone que permite a você ajustar manualmente o quanto de som ele captará. E a nossa sugestão é realmente não deixar no automático, pois assim você precisaria ajustar conforme cada plataforma.

No modo manual, não recomendamos passar dos 40% aqui. Até essa faixa, você terá uma captação mais direcional e que soa melhor conforme a sua proximidade com o dispositivo. Caso abra mais do que isso, nem a espuma nem a opção de software serão capazes de impedir que vários sons do ambiente sejam captados.


Em um teste de chamada de vídeo na sala, a pessoa do outro lado conseguiu ouvir nitidamente o barulho do interfone do lado da porta – algo entre 5 e 6 metros de distância –, bem como da conversa ao atendê-lo.

Visto que este vos tecla mora em uma avenida movimentada, a existência de carros e outros barulhos da rua é considerável. O microfone consegue até lidar melhor para reduzir esses sons, mas ainda é possível ter o retorno deles, se não souber ajustar melhor o ganho.

Razer KIYO X

Design e construção

A câmera KIYO X é um modelo compacto da família, com design que segue o padrão dos demais modelos. A parte superior tem formato circular, com informações sobre a lente nas bordas. Diferente da variante Pro, esta não vem com a ring light integrada, para dar uma iluminação extra.

O clipe tem bom ângulo de abertura e fixa de maneira segura no monitor – seja em um comum ou um de notebook. A parte inferior ainda conta com um pino padrão para tripé – o qual não acompanha a embalagem. Aqui você também não encontrará qualquer LED RGB, como é de costume em uma variedade de produtos gamer.

Na caixa, há apenas a webcam e seus manuais. Não há acessórios adicionais. Além disso, o cabo USB-A é embutido no corpo do acessório – em outras palavras, não dá para separar as duas partes.

Configuração e software

Aqui as características são similares às do Seiren V2 Pro. O Razer KIYO X é plug and play e, ao conectar na porta USB do seu computador, o programa Razer Synapse começa a ser instalado automaticamente.

Ele reconhece a câmera e entrega uma série de opções para ajuste fino da imagem. É possível configurar categorias como brilho, contraste, saturação e equilíbrio de brancos, por exemplo.

O Synapse ainda entrega algumas configurações pré-definidas para a imagem ou permite que você configure a sua personalizada manualmente. Também há uma tela de pré-visualização, para você conferir as alterações em tempo real, além de um botão para ligar o foco automático.

Essas modificações ficam vinculadas à sua conta Razer e podem ser incorporadas em outro dispositivo, caso você venha a ligar a sua KIYO X em mais de um PC. Contudo, aqui você não terá um controle específico para FPS nem escolha de resolução – essas opções ficarão apenas no seu programa de captura.


Qualidade de imagem e som

Esta câmera se vangloria de ser uma opção para quem deseja uma imagem de alta resolução e clara, mesmo em locais com baixa iluminação. O produto suporta Full HD (1080p) a 30 fps ou HD (720p) a 30/60 fps.

No geral, o usuário terá realmente uma experiência satisfatória, independente da luz no local. Durante o dia ou em cômodos claros, você não terá muitos ruídos, com uma quantidade de detalhes satisfatória para uma webcam. À noite, a lente é capaz de fornecer uma claridade muito decente e deixa as imagens bem mais claras.


Apenas evite locais contra a luz, já que a KIYO X sofre mais para lidar com esse tipo de situação. Por ser uma grande-angular, você também não precisará ficar muito distante dela para captar uma boa quantidade de informações no cenário.

Veja algumas comparações do produto da Razer com a câmera HD integrada do ASUS Zenbook UX434FAC:

Luz a favor

Contra a luz

Local escuro

O foco automático demanda alguma paciência até encontrar o ponto desejado, mas funciona bem em desfocar o segundo plano quando entrega a funcionalidade. Por outro lado, a ausência de Full HD a 60 fps obriga a escolher entre imagens com maior definição, ou a fluidez de mais quadros por segundo. Os dois juntos, sem chance.

Apesar de ser melhor ter um microfone dedicado para fazer suas transmissões, a própria KIYO X vem com um microfone integrado, localizado no furinho da parte inferior. Ele funciona bem e capta um raio grande de alcance, com qualidade satisfatória, mas não chega no nível de um dedicado.

Considerações finais

A Razer sem dúvida manteve o nível alto de seus produtos com estes dois dispositivos. O Seiren V2 Pro e a KIYO X podem não ser perfeitos, porém certamente atenderão a grande parte da necessidade dos gamers, ou mesmo de quem deseja para realizar conferências com mais qualidade.

O microfone tem qualidade indiscutível de captação de áudio, só que peca em não atingir uma redução de ruídos desejada. Isso graças à abertura de ganho bem ampla. O usuário precisará controlar manualmente para alcançar um meio termo entre um volume alto da sua voz e uma quantidade baixa de som ambiente. Talvez seja mais vantagem utilizar em uma vara de boom, e não na base própria. No entanto, a peça não acompanha a caixa.

Por sua vez, a câmera agrada em qualidade e consegue capturar uma imagem clara e com bom nível de nitidez mesmo em ambientes escuros. Certamente, o modelo KIYO Pro com a ring light integrada vai te dar uma performance melhorada, contudo o modelo X já é capaz de satisfazer o usuário sem grande problema.

Já o software Synapse serve como base para ambos os dispositivos. Ele conta com muitas opções de gerenciamento, mas ainda tem espaço para recursos importantes que estão ausentes até o momento.

Caso queira ver o rendimento na prática do microfone e da câmera, você poderá conferir, ao final deste texto, a entrevista com o diretor da Razer Gold para a América Latina, Dennis Ferreira. A introdução e a conversa foram gravadas na íntegra por este jornalista com os dois equipamentos da marca.

Razer Seiren V2 Pro

Construção premiumSom de alta qualidadeCaptação amplaConector para foneEspuma na caixaSuporte a vara de boomSynapse oferece ajustes finosPlug and play
Ganho muito sensívelPouca redução de ruídoCriação excessiva de canais no sistemaPreço elevado

Razer KIYO X

Design compactoSuporte a tripéImagem de alta qualidadeSuporte a Full HDSuporte a 60 fps em 720pBoa performance em baixa luzGerenciamento de ajustes pelo SynapsePlug and play
Sem ring lightFalta Full HD a 60 fpsMicrofone não tem ajuste manualTripé não acompanhaSynapse não tem FPS nem resoluçãoPreço elevado

Vale a pena?

O Razer Seiren V2 Pro e a KIYO X têm previsão de disponibilidade no Brasil para este próximo mês de dezembro, pelos preços sugeridos de R$ 1.599 e R$ 829, respectivamente.

Eles podem ter preços considerados elevados, na comparação com outras marcas – como Logitech ou HyperX –, porém oferecem as vantagens da integração com o mesmo software e no ecossistema da Razer – o qual ainda está o Razer Gold. Para quem deseja completar o setup com esses equipamentos, serão peças que não vão decepcionar.

Qual é a sua avaliação sobre os novos produtos da Razer? Acha que o microfone Seiren V2 Pro e a câmera KIYO X formam um conjunto ideal para as suas transmissões de games? Participe conosco!

Veja mais


0

Comentários

Razer Seiren V2 Pro e KIYO X: melhor microfone e webcam para streamer? | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista